Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, caros colegas de fórum.

    Há já algum tempo que venho seguindo várias questões e o fórum já me ajudou inúmeras vezes, nem precisando até de colocar eu próprio as questões. Desta vez, preciso de contar a história e pedir a opinião de quem sabe.

    Antes de começar, deixo já aqui certos dados sobre a moradia:

    1- Área: entre 220 a 250m2;
    2- 10 divisões (3 quartos, 2 WC, 1 cozinha, 1 sala, 1 corredor, 1 hall, 1 garagem usada como lavandaria e escritório);
    3- 1 Piso habitação, fundos de arrumos e sótão (sótão é quase nada utilizado);
    4- Vidros duplos, caixa de ar e isolamento em todas as paredes exteriores(aquelas placas azuis)

    No decorrer do verão de 2004, foi instalado uma caldeira de aquecimento central a gasóleo, uma vez que a casa foi construída as tubagens para o efeito. Com o passar dos anos, o preço do gasóleo foi aumentando, até que em 2011 deixou-se o aquecimento a gasóleo o optou-se por instalar 5 ACs de 12.000 BTUS cada.
    Desde essa altura e até 2016, a caldeira passou apenas a fornecer água quente para torneiras, estando desde esse ano completamente parada. Água quente é atualmente através de esquentador, porque desde essa altura só vivem 2 pessoas cá em casa.

    Existe, na cave, a instalação completa para equipar um fogão a lenha, que existe, mas nunca foi utilizado. Na cozinha, existe um fogão de sala.

    No meio disto tudo, o que mais me "chateia" é o esquentador, porque não dá pressão que devia dar e muitas vezes a água arrefece durante a sua utilização.

    Posto isto, queria fazer duas perguntas.

    1- Para águas quentes, qual a melhor opção? Trocar de esquentador, cilindro ou voltar a dar uso à cadeira a gasóleo?
    2- Uma caldeira a pallets poderia ser uma solução para aquecimento e água quente, uma vez que tenho radiadores em todas as divisões, mas estão parados há quase 10 anos.

    Não estou descontente pelo AC, mas não sendo nenhum deles Inverter, no inverno param muitas vezes para descongelar e são um pouco mais ruidosos. Como posso comparar com outros 2 Inverters de outro lado, sei que existem várias diferenças, especialmente no consumo energético.

    Espero que me tenha expressado bem. Desculpem o testo longo, mas tinha mesmo de expressar tudo mais ou menos direitinho.

    Cumprimentos a todos e muito obrigado!
  2.  # 2

    O esquentador não tem caudal de água suficiente, poderá voltar a caldeira a gasóleo ou em vez disso colocar uma bomba de calor em vez de pellets
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
 
0.0083 seg. NEW