Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias,

    Decidi criar este tópico para tentar perceber minimamente qual será a origem de um barulho estranho que comecei a ouvir desde ontem de manhã e que me está a deixar um bocadinho maluquinho em casa. Estou algo sensível a ruídos, pois aturo obras dos vizinhos há muito tempo, mas este é fora de tudo o que já presenciei na zona. Moro numa zona urbana de moradias.

    É um barulho grave e de baixa frequência que ocorre durante períodos de alguns minutos (talvez 10) e não é constante. Hoje estou a ouvir pela quarta vez. Faz lembrar um motor industrial a trabalhar, abafado mas bastante intenso. Transmite uma espécie de vibração sonora que se faz sentir no chão e nas paredes da casa, mas ouve-se melhor do exterior, especialmente num dos lados da casa. Nalguns sítios, ao pé de certos muros e paredes, faz-se ouvir melhor que em espaço aberto, e a intensidade é maior de um dos lados da casa. Não se parece absolutamente com nenhuma ferramenta elétrica que conheça, e como é um som muito grave, não consigo sequer captar com gravação, apenas se ouve o barulho ambiente de fundo do ar etc.

    Pensava que era mais uma invenção do vizinho do lado sempre em obras, mas das primeiras vezes que ouvi o ruído acho que não estava ninguém a fazer nada ao lado. Já dei umas três voltas ao quarteirão entre ontem e hoje para tentar perceber de onde vinha o ruído, e ouve-se bem na vizinhança mas é muito difícil identificar a origem. Só sei que vem do interior do quarteirão e vai-se ouvindo por mais algumas casas acima da rua. Na rua do outro lado do quarteirão oposto à minha casa também consigo ouvir. Por momentos pensava que era uma obra que estão a fazer numa praceta, mas já percebi que não é.

    Alguém consegue ter a mínima explicação para isto, ou palpites do que possa ser? Pensei numa bomba qualquer para águas ou afins, mas acho isto um exagero para ser uma coisa tão pouco relevante.

    Obrigado desde já
  2.  # 2

    Colocado por: SPDiasBons dias,

    Decidi criar este tópico para tentar perceber minimamente qual será a origem de um barulho estranho que comecei a ouvir desde ontem de manhã e que me está a deixar um bocadinho maluquinho em casa. Estou algo sensível a ruídos, pois aturo obras dos vizinhos há muito tempo, mas este é fora de tudo o que já presenciei na zona. Moro numa zona urbana de moradias.

    É um barulho grave e de baixa frequência que ocorre durante períodos de alguns minutos (talvez 10) e não é constante. Hoje estou a ouvir pela quarta vez. Faz lembrar um motor industrial a trabalhar, abafado mas bastante intenso. Transmite uma espécie de vibração sonora que se faz sentir no chão e nas paredes da casa, mas ouve-se melhor do exterior, especialmente num dos lados da casa. Nalguns sítios, ao pé de certos muros e paredes, faz-se ouvir melhor que em espaço aberto, e a intensidade é maior de um dos lados da casa. Não se parece absolutamente com nenhuma ferramenta elétrica que conheça, e como é um som muito grave, não consigo sequer captar com gravação, apenas se ouve o barulho ambiente de fundo do ar etc.

    Pensava que era mais uma invenção do vizinho do lado sempre em obras, mas das primeiras vezes que ouvi o ruído acho que não estava ninguém a fazer nada ao lado. Já dei umas três voltas ao quarteirão entre ontem e hoje para tentar perceber de onde vinha o ruído, e ouve-se bem na vizinhança mas é muito difícil identificar a origem. Só sei que vem do interior do quarteirão e vai-se ouvindo por mais algumas casas acima da rua. Na rua do outro lado do quarteirão oposto à minha casa também consigo ouvir. Por momentos pensava que era uma obra que estão a fazer numa praceta, mas já percebi que não é.

    Alguém consegue ter a mínima explicação para isto, ou palpites do que possa ser? Pensei numa bomba qualquer para águas ou afins, mas acho isto um exagero para ser uma coisa tão pouco relevante.

    Obrigado desde já


    Viva e Bom Dia,
    Em que zona (aproximada) se insere a sua moradia, por favor?
    Sem outros elementos não será fácil tentar encontrar uma explicação plausível.
    Melhores Cumprimmentos,
    AB
  3.  # 3

    Em Algueirão, perto da linha do comboio (mas o barulho não tem nada a ver com a linha). Obrigado.
    • SrR
    • 27 novembro 2020

     # 4

    Talvez um AC
  4.  # 5

    ...talvez um DJ...
  5.  # 6

    Talvez algum brinquedo de s..-shop.
  6.  # 7

    Colocado por: SrRTalvez um AC


    Tem de ser algo muito mais potente para fazer tamanha ressonância. Nunca vi nenhum fazer tanta ressonância ao ponto isto é, nem de perto. Acho que nem vem do vizinho directamente ao meu lado, mas com a vibração que provoca dentro de casa, às vezes parece. Que tipo de máquinas podem fazer algo do género além de ar condicionado?
  7.  # 8

    Colocado por: SPDias

    Tem de ser algo muito mais potente para fazer tamanha ressonância. Nunca vi nenhum fazer tanta ressonância ao ponto isto é, nem de perto. Acho que nem vem do vizinho directamente ao meu lado, mas com a vibração que provoca dentro de casa, às vezes parece. Que tipo de máquinas podem fazer algo do género além de ar condicionado?



    Eu digo que isso é a sua vizinha que comprou algum brinquedo.
  8.  # 9

    Poderá ser uma bomba de saneamento.
    • SPDias
    • 28 novembro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesPoderá ser uma bomba de saneamento.


    E faz assim tanto barulho ao longo de tantas casas? Aqui há obras, ares condicionados e afins mas alem do barulho normal, nenhuma coisa faz o mesmo que isto. A minha mãe também está perplexa. Hoje durou cerca de hora e meia e parou, já é o terceiro dia seguido. Jå percebi que vem de anexos no interior do quarteirão, onde é quase tudo ilegal mas não sei o que possa ser. O medo é que não seja por motivo de obras e resulte de alguma actividade permanente. Daí gostar de tentar perceber, mas já vi que não vou ter sorte. Se acontecer amanhã, polícia.

    Quanto aos que falam em sensibilidade, acho que não estão bem a ver a ressonância que isto faz dentro de casa e na rua. O som do frigorífico ou da máquina de lavar era algo que eu já ouvia e nem ligava. Fico admirado se mais nenhum vizinho se queixar.
  9.  # 11

    O barulho pode estar relacionado com a diminuição de temperatura que se verificou nos últimos dias, pode ser algum componente de um sistema de aquecimento que só agora foi ligado, mas não sei se um compressor de um sistema de aquecimento (AC, bomba de calor) poderá ter tal impacto... talvez se tiver sido montado directamente na laje, sem sinoblocos, e a laje estiver assente sobre um solo rochoso, que é comum à sua casa e propague as vibrações... mas se fosse esse o caso o dono do aparelho que causa o ruído sentiria muito mais o impacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPDias
    • SPDias
    • 28 novembro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: AlexRibeiroO barulho pode estar relacionado com a diminuição de temperatura que se verificou nos últimos dias, pode ser algum componente de um sistema de aquecimento que só agora foi ligado, mas não sei se um compressor de um sistema de aquecimento (AC, bomba de calor) poderá ter tal impacto... talvez se tiver sido montado directamente na laje, sem sinoblocos, e a laje estiver assente sobre um solo rochoso, que é comum à sua casa e propague as vibrações... mas se fosse esse o caso o dono do aparelho que causa o ruído sentiria muito mais o impacto.


    Tendo em conta a dimensão e a dispersão do som, eu tenho muita dificuldade em acreditar que seja um equipamento convencional que venha de uma habitação. Já ouvi ares condicionados ruidosos, um deles de estabelecimento comercial num prédio perto daqui, mas não se transmitia pela vizinhança pelo chão e pelas paredes desta forma. Fechava-se a janela e mal se ouvia. Agora isto, propaga-se pelas paredes numa área considerável do quarteirão. A linha do comboio fica bastante perto e a vibração do comboio mal se nota ao lado da ressonância que isto causa.
  10.  # 13

    Não tem solução. São males do confinamento😉 Sugestões:
    Esteja atento e se o seu vizinho sair, vá lá fazer uma visita à vizinha, pode ser que descubra a causa.
    Ou compre uma mochila da Uber Eats (custa 9€) no Olx, finja que anda a fazer entregas e vá dar uma volta, areje que faz bem à mente👍😉
  11.  # 14

    Vou partilhar a minha experiência:
    Sou sensível aos ruídos, e às vezes acordava durante o inverno com um ruído perto das 6h. Nunca me incomodou, mas este ano com o confinamento... Foi a sério.
    No dia dos meus anos acordei eram 4h e nunca mais dormi.
    Não é sempre à mesma hora, não é todos os dias, não é todas as semanas.
    Aliás, até vim aqui perguntar no fórum num tópico qualquer. O apartamento é em banda, antigo, e penso vir do prédio ao lado, pois os meus vizinhos (de cima e de baixo) não têm nada, que já falei com eles. O meu vizinho de cima também ouve, e disse que talvez seja uma bomba de calor? A mim parece-me que é um ventilador encostado à parede que faz aquele barulho. Seja o que for, tem que ser um motor encostado. E já ouvi outras vezes, e parece que não encostaram o motor à parede.
    Houve uma altura que já sabia quando ia trabalhar: ouvia umas loiças, parecia que andavam a limpar o WC ou que raio... Mas às 2h da manhã???
    E às vezes aquilo trabalha 2min. Houve alturas a trabalhar 2h.
    E depois é um ruído que parece mesmo dentro da parede, e é logo no meu quarto. É horrível.
    Eu até ficava com medo de ir para a cama 😂

    Isto tudo para dizer que:
    O confinamento talvez me tenha tornado ainda mais sensível, pois deixei de sair à rua, ouvir ruídos do metro, dos carros... E a minha zona é relativamente silenciosa...
    Agora já estou mais habituado, mas mesmo assim ainda se ouve.

    É o meu testemunho.


    Não percebi: mora num apartamento ou moradia?
    Não pode ser um gerador aí a trabalhar perto?
    • SPDias
    • 28 novembro 2020 editado

     # 15

    Pessoal, não tem absolutamente nada a ver com questões de confinamento. Não estou maluco e não estou a reclamar de qualquer coisa insignificante ou de ruídos fantasmas. Eu esclareci na mensagem original que moro numa moradia isolada. As pessoas menosprezam os males dos outros e cada vez são mais egoístas. Hei de descobrir o que se trata. Obrigado na mesma.
  12.  # 16

    ei! não nos deixe sem saber o que é!!
    se calhar chamar a polícia até pode ser boa ideia... vamos que é uma conduta de água rebentada?... sei lá...
  13.  # 17

    Não poderá ser algum vizinho a usar uma máquina de alta pressão?
  14.  # 18

    Deixe lá , eu ouço um zumbido dos módulos dos estores que mais ninguém ouve.
    • size
    • 28 novembro 2020

     # 19

    Colocado por: SPDias

    Alguém consegue ter a mínima explicação para isto, ou palpites do que possa ser? Pensei numa bomba qualquer para águas ou afins, mas acho isto um exagero para ser uma coisa tão pouco relevante.



    Para estar a sentir essa ressonância através das paredes, deverá ser o seu vizinho a trabalhar com alguma ferramenta eléctrica...

    https://forumdacasa.com/discussion/69425/1/informacoes-sobre-ruido-de-obras-de-vizinhos/
  15.  # 20

    Colocado por: LJMendesNão poderá ser algum vizinho a usar uma máquina de alta pressão?


    Não. Também tenho uma, os vizinhos do lado têm e sei bem reconhecer o barulho delas.

    Conduta de água rebentada não deverá ser concerteza, senão era permanente e notava-se logo.

    Sim, pode ser um gerador ou qualquer coisa com motor. É qualquer coisa aproximadamente entre 60 a 80 hz com fones, mais coisa ou menos coisa como isto: https://www.youtube.com/watch?v=xfm-Yha8kiA


    Ouve-se tanto na rua, como dentro de casa e também se ouve a meio do outro lado do quarteirão, e o quarteirão tem largura de 90 metros! E não sou o único aqui em casa a ouvir. Começou na quinta às 8, tem sido em períodos de 10 minutos durante a manhã mas hoje foi logo hora e meia.

    Tenho as minhas suspeitas mas não tenho certezas. Se tornar a acontecer, vou questionar um vizinho que mora um pouco mais acima se sofre do mesmo mal.

    Já informámos a polícia que foi super cordial, mas terá de presenciar pessoalmente a situação, o que implica comparecerem no local quando estiver a acontecer. Seja lá o que for, espero que seja obra passageira e não algo de permanente.
 
0.0222 seg. NEW