Iniciar sessão ou registar-se
    • raja
    • 10 novembro 2009 editado

     # 1

    Bom dia:
    Estou a ponderar adquirir moradia T3 que ainda está para construir (actualmente estão a proceder às escavações necessárias). O construtor aceita permuta do meu apartamento T2. Apresentou-me um esboço do que será o contrato de promessa que junto em anexo:
    Por outro lado o plano de pagamentos é o seguinte:
    10%na assinatura do contrato
    20% após a cobertura
    10% colocação aluminios
    10% carpintaria
    restante acto escritura definitiva (50% ou apartamento + diferença)
    Tenho algumas dúvidas: acham que 10 % do valor da moradia no inicio é razoavel, não é muito, uma vez que está no inicio da obra? e não deveria ser 10 % da diferença entre moradia e apart.? Quais as minhas garantias como comprador no decorrer da obra? O que posso exigir?
  1.  # 2

    Quanto vale o T3?
    Quanto vale a sua casa?
    Para termos uma noção do dinheiro que voce vai entregar de sinal.

    Quais as minhas garantias como comprador no decorrer da obra? Peça um caderno de encargos detalhado, incluindo mapa de acabamentos com marcas e modelos de tudo o que vai ser colocado na casa e faça constar esse caderno de encargos no CPCV como vinculativo.
    • raja
    • 10 novembro 2009

     # 3

    Pela moradia T3 estao a pedir 395.000 € o apartamento (tenho uma avaliação de 158.000 €] o construtor apenas dá 145.000 €....
  2.  # 4

    E se depois de receber os 50% o construtor já não quizer comprar-lhe o apartamento?
    • naar
    • 11 novembro 2009

     # 5

    restante acto escritura definitiva (50% ou apartamento + diferença)

    Tem que querer! tem é que dizer qual é a diferença!
    O raja é que pode não querer entregar o apartamento, nesse caso paga os 50%.
    • naar
    • 11 novembro 2009

     # 6

    Colocado por: rajaPela moradia T3 estao a pedir 395.000 € o apartamento (tenho uma avaliação de 158.000 €] o construtor apenas dá 145.000 €....


    Isso terá que ficar expresso no CPCV.

    Atenção ao que disse o Pbarata, "Aluminios" é muito subjectivo, marca, série, vidros, etc; Quanto ao restante a mesmissíma coisa! Tudo explicadinho!
  3.  # 7

    raja
    Quer dizer que na prática vai dar um "sinal" de quase 200.000€, é muito dinheiro.

    Faça um bom contrato com tudo muito bem explicadinho em especial relativamente a €€€, prazos e acabamentos muito bem detalhados.
    Nesse contrato faça constar o valor do seu apartamento actual.

    Antes de assinar leve o contrato a um arquitecto para ele verificar o mapa de acabamentos, paga a "consulta" mas evita surpresas.
    Se quiser ser mais sofisticado pode contratar um arq. para acompanhar a obra e garantir que fica tudo ok. Coloque essa clausula no contrato.
    • raja
    • 11 novembro 2009 editado

     # 8

    Colocado por: PBarataraja
    Quer dizer que na prática vai dar um "sinal" de quase 200.000€, é muito dinheiro.


    O "sinal" pagamento feito no acto de assinatura do contrato seria de 10%*395.000=39.500 € De qualquer forma não será demasiado ou é prática corrente estes valores.
    E uma vez que está acordado a permuta não seria 10% da difeença (395.000-145.000=250.000*10%= 25.000€??
    • naar
    • 11 novembro 2009

     # 9

    Colocado por: raja
    Colocado por: PBarataraja
    Quer dizer que na prática vai dar um "sinal" de quase 200.000€, é muito dinheiro.

    O "sinal" pagamento feito no acto de assinatura do contrato seria de 10%*395.000=39.500 € De qualquer forma não será demasiado ou é prática corrente estes valores.
    E uma vez que está acordado a permuta não seria 10% da difeença (395.000-145.000=250.000*10%= 25.000€??


    Não,

    porque o valor do apartamento a permutar faz parte dos 50% que tem que pagar no final (ou apartamento ou numerário, vc escolhe)
  4.  # 10

    Colocado por: raja
    Colocado por: PBarataraja
    Quer dizer que na prática vai dar um "sinal" de quase 200.000€, é muito dinheiro.

    O "sinal" pagamento feito no acto de assinatura do contrato seria de 10%*395.000=39.500 €


    Não, isso é o sinal inicial, os restantes valores são "reforço do sinal" e é importante que isso fique escrito no contrato pois poderá pedir o sinal em dobro em caso de incumprimento. Não são "adiantamentos" são REFORÇO DO SINAL, não se esqueça.

    Colocado por: raja
    Colocado por: PBarataraja
    De qualquer forma não será demasiado ou é prática corrente estes valores.
    E uma vez que está acordado a permuta não seria 10% da difeença (395.000-145.000=250.000*10%= 25.000€??


    Isso é um negócio entre particulares, pode ser acordada como entenderem, não existem regras quanto a isso. A interpretação do naar faz sentido .
 
0.0130 seg. NEW