Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Acho que nao me fiz engender bem mas o que quis dizer foi o seguinte:


    1. Imposto sobre as mais-valias imobiliárias

    Para quem vai vender a casa, é necessário prestar atenção às mais-valias da venda, ou seja, ao lucro que se vai obter com a transação. Saiba que, a este respeito, o Estado irá tributar 50% sobre as mais-valias obtidas na transação, cuja liquidação será feita em sede de IRS. Assim, se, por hipótese, obteve 20 mil euros de mais-valias, a tributação será então de 10 mil euros.

    Para calcular as mais-valias, importa saber de antemão que é possível deduzir despesas (gastos com obras, comissão da imobiliária, custos com o Certificado Energético, despesas com registos e escritura da venda), assim como beneficiar de isenções (caso seja aplicável).

    P.S- informei-me com advogado que descontariam o valor da escritura, IMT e comissao da imobiliaria mas mesmo assim como gastei 5350euros a mobilar a casa nao me compensava mesmo nada vende-la por mais 18.000euros sabendo os impostos que ia pagar sobre as mais valias mais a comissao da imobiliaria e ter que me desfazer das mobilias e eletrodomesticos ao disbarato. Para alem que depois teria o inconveniente de ter que procurar outra casa para comprar e nada me garante que nao comprava outra casa com Salitre nas paredes pois quando fui ver esta casa que comprei, estava toda pintada de Novo e remodelada com cozinha nova.
    Enfim, como lhes digo as vzs nao compensa vender a nao ser que venda por muito muito mais do que o valor de aquisicao. Tipo se a casa me tivesse custado 80.000 e EU a vendesse por 120.000 entao ai eu acho que valeria a pena vender para comprar outra pois a margem de lucro seria razoavelmente significante. Agora comprar por 100.000 e vender por 118.000 qd paguei 2600euros de escritura e gastei 5350 a mobilar a casa. Axa k me compensava vender a casa!? Axo k nao por isso optei por ficar com ela e assim, nao tenho que me disfazer dos moveis e eletrodomesticos que comprei ao disbarato nem vender o terreno de 1320m2 que comprei separadamente, para fazer uma horta, quando comprei a casa.

    Concordo que as imobiliarias omitem os custos acrescidos de vender uma casa para seu proprio beneficio. Agencias imobiliarias sao como os lobos atras de comissoes.
  2.  # 42

    Colocado por: FariaDtributação será então de 10 mil euros.


    Este valor somado aos outros rendimentos (imagine que ganha 15000 ano) dará 25000 nesse ano que vão recair num determinado escalão de IRS. O valor a pagar é apurado dessa forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FariaD
  3.  # 43

    Colocado por: FariaD.

    Concordo que as imobiliarias omitem os custos acrescidos de vender uma casa para seu proprio beneficio. Agencias imobiliarias sao como os lobos atras de comissoes.


    Por acaso eu sou Consultor Imobiliário mas antes disso fui Contabilista logo eu sei falar sobre as mais valias. Aliás todos meus clientes são sempre avisados dos impostos que vão ter que pagar e como, possivelmente, contornar a situação antes de pensarem em assinar um contrato comigo. Aliás na proxima 4afeira vou ter uma reunião com um casal que já me queria dar a casa para ajudar a vender e recusei de imediato. Primeiro falar sempre olho no olho sobre tudo.

    Não entro em pormenores porque o ideal é sempre falar com um TOC (que tenho vários para recomendar) ou abrir a simulação do IRS do ano passado e brincar lá com os valores.

    Vale o que vale mas eu sou assim.

    Antes de tudo, estou aqui para ajudar as pessoas e tendo o background de finanças....

    Compreendo a sua opinião sobre as imobiliárias.... e aqui que ninguém nos ouve, tem toda a razão. Daí eu tentar dar sempre um serviço extra para diferenciar.

    Por norma, indico sempre um site que lhes poderá dar uma ideia do quanto vão pagar de impostos:

    https://www.contasconnosco.pt/simuladores/mais-valias-habitacao
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FariaD
  4.  # 44

    Colocado por: josedurorecusei de imediato

    Não explicou o porquê.
  5.  # 45

    Colocado por: Palhava
    Não explicou o porquê.

    Ok.
    Ver as papeladas e outras questões antes.
  6.  # 46

    Colocado por: Palhava
    Ok.
    Ver as papeladas e outras questões antes.


    Isto, primeiro tem que haver tudo em conformidade em termos de papeis.

    Depois tenho que os informar das mais-valias que vão surgir da venda.

    E saber o que querem fazer após a venda.

    Só depois de visitar o imóvel é que falo de comissões, valores de venda, etc. E pode acontecer o caso de não haver empatia entre os proprietarios e a minha pessoa pelo que os meus serviços deixam de ser necessários.

    Gosto que as pessoas estejam sempre informadas antes de efetuar um negócio.
  7.  # 47

    IRS - Mais Valias Imóveis_ Não Residentes, a Jurisprudência do TJUE e, no mesmo sentido a jurisprudência dos tribunais nacionais e do CAAD, tem vindo a considerar que o n.º 2 do art.º 43.º do CIRS, ao prever uma limitação da tributação a 50% das mais-valias realizadas apenas para os residentes em Portugal, e não para os não residentes, constitui uma restrição aos movimentos de capitais, incompatível com o art.º 63.º do TJUE
 
0.0174 seg. NEW