Iniciar sessão ou registar-se
    • xenter
    • 2 dezembro 2020 editado

     # 1

    Boas a todos, tenho a minha obra terminada á dois anos e ainda não tenho licença de habitação
    Nestes dois anos de centenas de vezes que contatamos o técnico de obra a informação dele foi sempre , está a andar , está a andar
    e não anda nada, agora nem o tel. atende, tenho o conhecimento que ainda não entregou absolutamente nada na câmera
    o que faço?
    Obrigado
    • xenter
    • 3 dezembro 2020 editado

     # 2

    Por favor,
    Pode o técnico (Arquiteto) depois da obra estar concluída abandonar tudo nem as telas finais, aditamentos entrega na câmara? O livro de obras está com ele??
  1.  # 3

    o que é que falta?
    que documentos já tem?

    Quem fez a direcção tecnica da obra, a direcção de fiscalização?
    Tem o Certificado energetico?
    Tem a avaliação acústica?
    Tem o termo ITED
    Tem o papel da CERTIEL/ inst. electricas?
    Tem a inspeção do Gas?

    Precisa do projectista da arquiectura para quê? aditamentos sobre o quÊ? alterações ao projecto inicial?
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xenter
  2.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradaso que é que falta?
    que documentos já tem?

    Quem fez a direcção tecnica da obra, a direcção de fiscalização?
    Tem o Certificado energetico?
    Tem a avaliação acústica?
    Tem o termo ITED
    Tem o papel da CERTIEL/ inst. electricas?
    Tem a inspeção do Gas?

    Precisa do projectista da arquiectura para quê? aditamentos sobre o quÊ? alterações ao projecto inicial?
    Concordam com este comentário:marco1

    Boas Senhor Pedro , sim ouve umas alterações ao projeto, ao decorrer da obra ouve umas alterações, como, mudar cozinha de sitio, criei mais uma casa de banho na cave, a garagem maior 3/4 m2
    Abri mais uma janela (não para a via publica),, para isso é necessário um aditamento certo?
    Todos os certificados que referiu acima foi me dito por ele que já tem tudo pronto, não sei se tem ou não, só sei que andamos nisto á dois anos e queria resolver a minha situação e legalizar tudo, segundo tenho conhecimento e foi o que ele me disse que ele é que é o responsável pelo projeto que foi para a câmara , pois tem de coincidir com o que está construído
    o que gostaria de saber era se:
    o arquiteto abandonar realmente a obra, (não sabendo se o pode fazer) qual o passo que tenho de tomar, o livro de obra está com ele
    Caro Pedro ele é que fiz o acompanhamento da obra e tb a fiscalização
    Muito obrigado
  3.  # 5

    Colocado por: xenterpara isso é necessário um aditamento certo?

    Era preciso projectos de alterações antes de terminar a licença de construção. se nada foi feito... tem de legalizar isso, é outro tipo de dores de cabeça, isto partido do principio que as alterações efetuadas cumprem as normas em vigor.

    Mas o arquiteto assumiu também a direção de obra (contratado pelo empreiteiro geral)?

    Aconselho-o nesse caso a perder uns cobres com um advogado. e tentar intimidá-lo por essa via.
    Arranjar outro tecnico para tratar da papelada e substituir em funções. pode pedir vistoria à camara municipal... etc...
    •  
      marco1
    • 3 dezembro 2020 editado

     # 6

    o livro de obra por lei tem de estar na obra, penso que um advogado fácilmente com uma carta "pede" para entregar o livro de obra, pois pode configurar um crime de extravio com dolo.
    quanto ao resto pode não ser assim tão complicado, contrata um gabinete de projetos credivel que analise efetivamente o que está a na camara e o que está feito em obra, depois fazem essas alterações e metem na camara. convem é ter ainda a licença de construção em vigor é mais fácil. senão para meter essas alterações realmente é mais complicado.
    penso que não tem nada a perder com falar diretamente com a camara.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 7

    Colocado por: marco1nvem é ter ainda a licença de construção em vigor é mais fácil.

    essa fase, já deve ter passado há 2 anos...
  5.  # 8

    pois realmente

    isso assim já configura um processo de legalização, mas depende do entendimento da camara, até pode ser que se safe com um processo de obras inacabadas, quem sabe.
  6.  # 9

    Colocado por: xenterPor favor,
    Pode o técnico (Arquiteto) depois da obra estar concluída abandonar tudo nem as telas finais, aditamentos entrega na câmara? O livro de obras está com ele??


    imprevistos acontecem... imagine que o homem emigra ou num caso pior tem um azar e bate as botas. Tudo tem solução, nem que tenha que gastar mais algum dinheiro. Eu não estava era dois anos à espera desse homem. Já tinha procurado alguém para resolver-me o problema.

    tem aí umas alterações sensíveis:

    aumentou a garagem, mas o terreno ainda tinha capacidade para construir mais? se não tiver a camara pode-lhe pedir para demolir a área a mais.

    abriu uma janela, mas podia abri-la naquele sitio? se não a camara pode-lhe pedir para a fechar, ou para colocar ao menos umas frestas.

    como já foi dito, as alterações não eram passiveis de irem nas telas finais, tinha que colocar um projeto de alterações. Até nisso o homem foi pouco inteligente, porque podia pedir mais dinheiro por esse trabalho.
 
0.0151 seg. NEW