Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas e agradeco as vossas dicas, especialmente a Borabora..



    Posso exigir ha pessoa que esta a substituir o Adm(ausente no estrangeiro) neste o caso o filho, e possível futuro Adm, pois embora nao residente, e o titular do CH, de mencionar no balancete, nas contas mensais as Fracções que pagaram, pois nas contas de 2019, apresentou sempre valores virtuais, como entradas sempre o mesmo valor,mas na realidade eu sei que ha condomínios que estao sempre em débito meses.. e antes da assembleia liquidam a totalidades ou parcialmente?

    PS. Como posso me opor ha eleição do novo Adm, sem a presença do actual, isto e se nao houver maioria?

    Obrigado

    Obrigado
  2.  # 2

    Deve ser obrigatorio nos balancetes estar mencionado por Fraccoes, num prédio pequeno os valores mensais, nas receitas do condominio?Obrigado
    • size
    • 2 dezembro 2020

     # 3

    Colocado por: laranas

    Posso exigir ha pessoa que esta a substituir o Adm(ausente no estrangeiro) neste o caso o filho, e possível futuro Adm, pois embora nao residente, e o titular do CH, de mencionar no balancete, nas contas mensais as Fracções que pagaram, pois nas contas de 2019, apresentou sempre valores virtuais, como entradas sempre o mesmo valor,mas na realidade eu sei que ha condomínios que estao sempre em débito meses.. e antes da assembleia liquidam a totalidades ou parcialmente?

    Como assim, apresentar receitas virtuais ? Tem a certeza ?
    Se ele descreve uma determinada receita, o valor em saldo do exercício tem que aparecer na conta bancária ou em Caixa.
    Na assembleia de apresentação de contas conferiu isso bem ?

    Individualmente, não pode exigir um formato de balancete à sua escolha. Tem que apresentar isso em assembleia para ser aprovado.

    PS. Como posso me opor ha eleição do novo Adm, sem a presença do actual, isto e se nao houver maioria?

    Em que geringonça está a pensar ?
    Para se eleger um novo administrador, o actual administrador tem que convocar a necessária assembleia e, obviamente, tem que estar presente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  3.  # 4

    Os condomínios não são obrigados a terem contabilidade organizada e, digo eu, muito menos quando são só 6 condóminos. O meu tem 33.

    No meu condomínio temos quem pague mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente. E não há balancetes mensais. E também há quem se atrase, mas não muito. Como o meu condomínio tem um FCR muito folgado a administração (2) não há crise de tesouraria quando alguém se atrase. Aliás, num passado relativamente recente tivemos um "atraso" de 3 anos, sem consequência de maior.

    O laranas tem de se convencer que os condomínios gerem-se segundos as regras da democracia, por maioria, normalmente, simples. Por isso se pretende uma evolução, em termos contabilísticos, terá de convencer os seus vizinhos a apoiá-lo ou, então, a forma talvez mais rápida, será candidatar-se à função. Por isso, sozinho, não conseguirá opor-se a nada, nem à nomeação do administrador.

    Se não houver maioria para a nomeação do administrador o antigo, segundo a lei, permanece em funções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  4.  # 5

    Colocado por: laranas
    Posso exigir ha pessoa que esta a substituir o Adm(ausente no estrangeiro) neste o caso o filho, e possível futuro Adm, pois embora nao residente, e o titular do CH, de mencionar no balancete, nas contas mensais as Fracções que pagaram, pois nas contas de 2019, apresentou sempre valores virtuais, como entradas sempre o mesmo valor,mas na realidade eu sei que ha condomínios que estao sempre em débito meses.. e antes da assembleia liquidam a totalidades ou parcialmente?



    Provavelmente ele está a usar um ponto de vista contabilístico: a receita é a "facturação" (o que deve ser pago em cada mês). No final, apresenta os valores recebidos e os valores em dívida, que são ambos "activos" do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  5.  # 6

    Quando me refiro as valores virtuais nas receitas do condominio, quotas, sei porque o proprio Adm que esta ausente, me dava essa informacao desde ha 2 anos, ou seja Fraccao X tem x meses em atraso, 3, 4, 5 meses.

    Eu comprendo que por lei, ele nao me deve fornecer essa informacao, a nao ser numa assembleia, mas eu gostava caso seja aceite, que o Filho apresente as contas actuais,mensais por fraccoes, a ver como sera aceite?

    A questao e que os valores sao sempre os mesmos, mesmo no final do ano, quando e costume haver meses em atraso....bom de todo o modo, sem estar a partir a muito a cabeca....e facil de ver e calcular a receita positiva anual, pois os valores nao diferem muito?

    Existe um preconceito se assim posso chamar de o ainda actual Adm, ser bastante poupado, e 1 que faca algo ou reparação e um castigo, por um lado comprendo,mas tambem vejo muita incompetencia, e sito temos um trinco manual na porta ha anos que com o video porteiro nao consegue abrir a porta, pois a mesma ja foi forcada varias vezes e reparada. Sugeri que se ponha um trinco/fechadura electrica sem compromisso, pois eu tenho uma pessoa que me faz isso na hora....Pois falei na semana passado com o filho do Adm, porque sem autorizacao do Adm nao posso fazer nada, mas estao todos ha espera que seja tomada uma decisao no dia 04.01.21 na assembleia? Moral da historia, terei de descer as escadas entre o 22.12 e o dia 06.01.2020 para abrir a porta a familiares, Isto e bom senso....sinceramente e temos saldo positivo, eu nao quero impor nada, e aceito que as regras e democracia devem ser respeitados, mas certos temas e pequenas coisas deveriam ser mais céleres? Ultima questao nao tem de ser a mesma pessoa a Presidir sempre as assembleias correcto?E mais por uma questão de ética na minha perspectiva quem tiver um historico de quotas em atraso, nao deveria ser proposto para Adm, mas penso que se a maioria assim decidir tera de ser aceite. Os meus agradecimentos pelas dicas e sejam felizes?
  6.  # 7

    Aqui podem ver um exemplo do unico balancete apresentado depois de 6 anos, quando me refiro aos valores de receita do condominio por Fraccao, como penso, se nao estou errado.....as entradas sao ficticias pelos atrasos de alguns....., pois existe alguns atrasos, Ok, eu faria esta Tabela da maneira seguinte, mes de dezembro entradas 100,00 , fraccao x - 20,00, mes de janeiro entradas 140.00, saldo fraccao X + 20,00, mas nao sou contabilista?
    • luisvv
    • 3 dezembro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: laranasAqui podem ver um exemplo do unico balancete apresentado depois de 6 anos, quando me refiro aos valores de receita do condominio por Fraccao, como penso, se nao estou errado.....as entradas sao ficticias pelos atrasos de alguns....., pois existe alguns atrasos, Ok, eu faria esta Tabela da maneira seguinte, mes de dezembro entradas 100,00 , fraccao x - 20,00, mes de janeiro entradas 140.00, saldo fraccao X + 20,00, mas nao sou contabilista?


    O balancete não estará errado, se no final tiver um saldo composto por: Numerário (X €) Depósitos Bancários ( X €) Quotas a Receber ( X €).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  7.  # 9

    Estive a ver o balancete que, para um condomínio com 6 fracções, penso que chega e sobeja. Mas isso é a minha opinião e aceito que tenha uma opinião diferente da minha.

    Mas achei curioso que no seu balancete apareçam, em 12 meses, lançamentos de despesas de produtos de limpeza em, pelo menos, 7 meses com um total de 27,53 €. No meu condomínio com 18 fracções habitacionais tivemos, em 2019, um gasto neste item de 20,78 € ( 3 compras anuais). E achei também curiosa a Despesa(outra) de 51,66 € para um livro de recibos? Um livro ou uma resma?
    Olhe que é nos pequenos pormenores que às vezes se "esconde" o diabo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  8.  # 10

    Ora ai esta, e nao estive a ver ha lupa, mas irei ter matéria para falar......por isso irei contestar esta contas apresentadas no dia 20 e poucos de novembro, assembleia por mim pedida, e como temos agendada outra para dia 04.01.2021 onde se deveria eleger o novo Adm, ou seja o filho que apresentou as contas, e como o Pai nao pode estar presente, mais um motivo para nao se eleger, sem a presenca do proprio, como tambem a maioria nao quer uma empresa, por mim sugerida?

    Nos pequenos detalhes se pode ver muita coisa, por isso o meu vizinho Advogado, e com historico de mau pagante, ou seja por desleixo como ele diz, quer que seja o filho a ser eleito, pois entendem se bem????Cheira me a esturrujo.....???Um grande Obrigado, O que podia ser tao simples , estao a querer complicar, pois sou o unico que contesto muitas coisas???Mas assim sera dificil haver consenso.....
 
0.0147 seg. NEW