Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite amigos!
    É o meu primeiro post neste fórum e desde já parabéns por todo o trabalho neste fórum! Irei tentar ser o mais curto possível.
    A minha habitação foi construida em 2000 e não existe uma unica entra rj45 nas paredes. Nesse sentido gostaria de perguntar como funciona se quiser avançar para colocação, se é um trabalho que exige furar paredes e se é de elevado custo ou nao. Como sabem, hoje em dia é cada vez mais imprescindível esta tecnologia numa habitação.
    Caso seja muito caro, talvez opte por powerlines, já que, apesar de ser de custo também elevado, poderá solucionar parte deste problema.
    Neste momento tenho um único cabo que sai do router direto para a televisão que se situa no res do chão. A casa tem piso -1 e +1.
    Deixem ai as vossas opiniões/experiencias por favor!
  2.  # 2

    Caixa ATI, tubos, cabos, caixas de aparelhagem, roços... É isso que vai ser necessário.
  3.  # 3

    Não precisa furar as paredes, mas teria que ficar ou com os cabos à mostra ou colocar calhas para os esconder.
    Powerline acaba por ser uma solução barata, plug&play e sem grandes chatices, se quiser ter uma coisinha melhor e dispender mais uns €s há as redes mesh wifi.
    Cada caso é um caso. Para que pretende estender a sua rede? Precisa de ligação fisica ou prefere wifi?
  4.  # 4

    O que acontece é que não tenho wifi em mais de metade da casa. Apenas nas áreas circundantes ao router da operadora (tudo normal portanto). Mas a ideia seria ter wifi pela casa praticamente toda. E ter também pelos menos 2 entradas rj45 no piso-1 e mais 3 entradas rj45 no piso +1 (1 para cada quarto).
  5.  # 5

    E não tem saidas de telefone/tv que não usa e que possa substituir por ethernet?
  6.  # 6

    Se calhar tem uma rede de telefone em toda a casa - a minha tambem é de 2000 e tem em todas as divisões. Se calhar é fácil substituir o cabo de telefone por fibra.
  7.  # 7

    O problema é a tipologia da tubagem, sistema RITA é em cascata, só no ITED é que passou a ser em estrela.

    Portanto vai ser mais complicado passar cabos UTP pela casa.
  8.  # 8

    Tenho cerca de 2 a 3 saidas de telefone na casa inteira (muito pouco para uma casa com 3 pisos). Porém nenhuma delas é útil porque se encontram nos corredores (Seria sim necessário nos quartos para ligar a BOX's/Pc's). Mas se for de baixo custo trocar essas ligações de telefone por internet já seria um "passo em frente". Além disso tenho outras 3 também de televisão e antena... nao sei se ajuda.
    No entanto mantém-se a questão do WIFI e das saidas lan que necessito para os quartos :/
    Concordam com este comentário: rmarinho84
  9.  # 9

    Colocado por: VarejoteO problema é a tipologia da tubagem, sistema RITA é em cascata, só no ITED é que passou a ser em estrela.

    Portanto vai ser mais complicado passar cabos UTP pela casa.


    Poderá não ter em toda a casa, mas um switch poderá resolver para ter nas que definir.
    Em minha casa consegui dessa maneira. Para a sala passou no tubo caxial+rede e depois para 2 dos quartos passei no tubo antigo do telefone. No quarto 1 meti um switch, no quarto 2 meti um router e se mais tarde quiser ter também no quarto 3 pode derivar desse router. Não é super performance de velocidade, mas cabo é sempre estável
  10.  # 10

    O router da minha operadora (Vodafone) consegue colocar rede 2.4g 2 pisos acima da sua localização...
    Claro que a velocidade não é a mesma, mas chega lá o sinal...
  11.  # 11

    @nelsonmonteiro Powerline pode ser uma solução. Mas tenha em consideração as limitações do Powerline. Tenho aqui em casa um serviço de 500M mas ligando com Powerline o melhor que obtive foi 200M e isto ligando numa tomada que está fisicamente proxima da outra powerline que esta ligada ao router.

    Cheguei a experimentar numa outra tomada mais longe e a velocidade era ainda pior.
  12.  # 12

    Se tiver umas centenas de euros para dispender e quiser ter a casa em obras faça o helder disse... Se só pretende ter sinal na casa toda e não importa ter 1Gbps ou 100Mbps, opte por powerline ou mesh. Com 100-200€ faz a festa.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpiresSe tiver umas centenas de euros para dispender e quiser ter a casa em obras faça o helder disse... Se só pretende ter sinal na casa toda e não importa ter 1Gbps ou 100Mbps, opte por powerline ou mesh. Com 100-200€ faz a festa.

    Aproveitando o tópico, em fase de obra, qual a melhor solução para garantir internet/tv sem restrições e velocidade máxima?
  14.  # 14

    Colocado por: barbeiro
    Aproveitando o tópico, em fase de obra, qual a melhor solução para garantir internet/tv sem restrições e velocidade máxima?
    .
    Tomadas RJ45 em todas as divisoes e dispositivos a servirem de AP em rede mesh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: barbeiro
  15.  # 15

    Colocado por: barbeiro
    Aproveitando o tópico, em fase de obra, qual a melhor solução para garantir internet/tv sem restrições e velocidade máxima?

    Garantir que tem uma caixa ATI com volume suficiente para albergar os equipamentos, cabos, tomadas.
    Deixar tomadas de rede por todas as divisões, e escolher 3 ou 4 sítios onde esconder um equipamento para espalhar wifi (rede+eletricidade nesses locais, eu deixei dentro de armários/roupeiros).
    Para TV deixe também coaxial, penso que os utilizadores de fibra têm canais no coaxial, eu não tenho, mas acho que já li sobre isso.

    Colocado por: TicMic.
    Tomadas RJ45 em todas as divisoes e dispositivos a servirem de AP em rede mesh.

    AP e Mesh são conceitos parecidos mas não é a mesma coisa, se houver folga na carteira aconselho Mesh.
  16.  # 16

    Colocado por: rjmpires
    Garantir que tem uma caixa ATI com volume suficiente para albergar os equipamentos, cabos, tomadas.
    Deixar tomadas de rede por todas as divisões, e escolher 3 ou 4 sítios onde esconder um equipamento para espalhar wifi (rede+eletricidade nesses locais, eu deixei dentro de armários/roupeiros).
    Para TV deixe também coaxial, penso que os utilizadores de fibra têm canais no coaxial, eu não tenho, mas acho que já li sobre isso.


    AP e Mesh são conceitos parecidos mas não é a mesma coisa, se houver folga na carteira aconselho Mesh.


    Eu tenho mesh sem estarem ligados por cabo. Pensei que quando ligas os Deco por cabo, passam a ficar em modo AP, funcionando na mesma em rede mesh.
    • RMPG
    • 6 dezembro 2020

     # 17

    Sim tenho fibra e no coaxial tenho vários canais..
    Tenho uma casa recente com ati e caixa de telefone em todas as divisões... Acaba por na servir para nada.. Tenho ideia um dia de substituir o cabo por cabo de o net.. Pois é tudo muito bonito não ter cabo e usar Wi-Fi... Certo é que o sinal não tem capacidade suficiente para trabalhar em alguns locais da casa.. É que uma coisa é ver um email ou navegar num site.. A partir do telemóvel.. Outra é ter que ter um bom sinal para se poder trabalhar em casa... O teletrabalho revelou algumas fragilidades no sistema
  17.  # 18

    Colocado por: TicMic

    Eu tenho mesh sem estarem ligados por cabo. Pensei que quando ligas os Deco por cabo, passam a ficar em modo AP, funcionando na mesma em rede mesh.


    a ligação entre os satelites tanto pode ser sem fios como por cabo. por cabo é logicamente melhor. sem fios o ideal é com aparelhos tri-band em que reservam uma das redes 5g para comunicação entre satelites/router

    eu quero ver se a unify manda alguma coisa wifi 6. se não sou capaz de apostar em 2 routers wifi6 em mesh
  18.  # 19

    Pesquisem o tópico da user tyrande que cablou a casa, substituindo o coaxial e outros tópicos que falam do mesmo.

    Depois, já com alguma informação, o pessoal ajuda com os específicos...

    Cumprimentos.
  19.  # 20

    Colocado por: TicMic

    Eu tenho mesh sem estarem ligados por cabo. Pensei que quando ligas os Deco por cabo, passam a ficar em modo AP, funcionando na mesma em rede mesh.

    O modo AP refere que é o router principal é que comanda a rese e que a Mesh apenas gere o wifi
    AP e Mesh é idêntico, a grande diferença está na tecnologia de gestão de rede.
 
0.0148 seg. NEW