Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O esquema do sítio das lareiras sem os seus rabiscos
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 22

    Colocado por: manelvcO esquema do sítio das lareiras sem os seus rabiscos
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Certo, e a caldeira deve estar onde?
  3.  # 23

    Boas, continua a saga, falei com o instalador que argumentou que com o purgador automático de ar o sistema ia ficar a funcionar bem, e que vem cá fazer isso para a semana. E eu não consigo contra argumentar dizendo apenas que "me disseram na net que assim não dava".

    Ficava-vos realmente grata se que me poderem dizer:

    1- Porque não vai funcionar apenas acrescentando o purgador automático de ar?
    2- Porque a tubagem de retorno do vaso têm de estar ligadas ao recuperador e não ao circuito dos radiadores?
    3- No esquema que dizem estar correto (post #10 sem os meus rabiscos) a tubagem de ida para o vaso está ligada por um T ao circuito dos radiadores portanto isto está correto no meu sistema certo?

    Não preciso de grandes explicações, apenas preciso de argumentos para o instalador pois ele está convicto que assim vai funcionar. Agradeço sinceramente a vossa prontidão e disponibilidade
    • SrR
    • 10 dezembro 2020

     # 24

    Como lhe disse, coloque um vaso fechado e válvulas de segurança e purga e tem os problemas resolvidos
  4.  # 25

    Colocado por: SrRComo lhe disse, coloque um vaso fechado e válvulas de segurança e purga e tem os problemas resolvidos


    Eu sei que me disse isso e agradeço a sua sugestão e disponibilidade, só que agora que o sistema já está montado em vaso de expansão aberto eu não posso simplesmente dizer ao instalador para me mudar o sistema porque eu quero, quando já aceitei um orçamento para vaso aberto, este já está montado e ele diz que "com o purgador automático de ar vai ficar a funcionar".
    Para conseguir que ele me altere o sistema, eu preciso de argumentar porque assim não vai funcionar e não simplesmente "porque me disseram na net que era melhor". Ou seja preciso de saber responder às 3 questões que coloquei em cima. Se me puderem ajudar neste sentido agradecia bastante.

    Se preferirem podem me indicar sites ou calhamaços🧐 que eu leio isso tudo para ficar a perceber exactamente o que se passa, e sair deste desespero de conversa com o instalador em que ele diz isto e aquilo e que vai dar e eu não conseguir contra-argumentar porque não dá😖.

    Queria levar a situação a bom porto, mas neste momento é a minha palavra (que ainda não percebeu bem o que está mal aqui) contra a dele "supostamente profissional e que sabe o que faz". Ou seja ele diz que assim está bom e eu não consigo argumentar que não está.
    • size
    • 10 dezembro 2020

     # 26

    Entendo que está a preocupar-se com algo desnecessário.
    É de admitir que o instalador não implementou o sistema sob a sua orientação técnica. Por isso, a instalação tem que beneficiar da competente garantia de obra. Penso eu...

    Nessa medida, exija do instalador o bom funcionamento da instalação, e, claro, deixe-o intervir da forma que ele entende e não com base de qualquer indicação sua.
  5.  # 27

    Colocado por: sizeEntendo que está a preocupar-se com algo desnecessário.


    Colocado por: jorgealvesps: eu não arriscava em usar isso pois se alguma vez tiver falta de agua tem ai umrisco muito elevado potencialmente mortal.


    Ao receber este comentário de um user não creio que me esteja a preocupar com algo desnecessário. Fico assustada claro, mas realmente sem perceber porquê

    Colocado por: sizeNessa medida, exija do instalador o bom funcionamento da instalação, e, claro, deixe-o intervir da forma que ele entende e não com base de qualquer indicação sua.


    É isso que eu pretendia fazer, deixar o profissional meter o sistema a funcionar corretamente, e por isso ficou combinado com o instalador ele vir cá colocar o tal purgador automático de ar no tubo de ida para o vaso, na parte mais alta. Pela explicação do instalador ele diz que vai ficar a funcionar pois a água deixa de ir para o vaso de expansão pela ida. Assim o sistema de tubagem dos radiadores deixa de perder água/calor para o vaso de expansão no exterior, consegue atingir maiores temperaturas e força na circulação e consequentemente aquecer todos os radiadores. Para mim, leiga no assunto tem alguma lógica, mas aqui dizem que não resolve mas não me explicam porquê.

    Mas e se o instalador realmente meter só o purgador automático e o sistema aparentar ficar a funcionar bem? Os users aqui do fórum afinal estavam todos errados (o que não me parece) ou há alguma coisa que posso não ver imediatamente (como uma falha na segurança que só acontece quando o instalador cá não estiver)? Era só isto que eu queria perceber...
  6.  # 28

    Colocado por: martininasó o purgador automático e o sistema aparentar ficar a funcionar bem?
    se com essa alteração ficar a funcionar melhor para si, no entanto não creio que venha alterar nada.
    para o bom e para o mau contratou alguém para lhe fazer um serviço e como tal não pode nem deve estar a dar bitaites ao mesmo sobre a forma de execução, deve exigir do mesmo o cumprimento do encomendado se o instalador não sabe creio que só existe uma solução, contratar um que saiba o que deve fazer.

    se reparar no esquema que postou do site dicas e esquemas tem desenhado as ligações do vaso de expansão independentes do circuito de aquecimento derivado ao circuito do vaso de expansão funcionar por termosifão e gravidade enquanto que o circuito do aquecimento tem um circulador que causa pressão do lado quente, que está ligado livre e direto ao vaso de expansão, logo sendo o ponto da rede onde a agua tem que fazer menos força para circular, é por aí que a agua irá passar e para piorar a fria está ligada também no retorno do circulador que cria depressão, logo a circulação é feita praticamente só entre o recuperador e o vaso de expansão. o purgador não vai ter qualquer efeito pois o tubo de ida esta livre no vaso de expansão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacc
  7.  # 29

    a falta de segurança é derivada á evaporação forçada que se conjugada com uma falta de agua (não importa qual a razão) pode originar que o recuperador pode "secar" e atingir temperaturas demasiado altas, mas o risco não esta aqui, o verdadeiro risco esta no caso de o recuperador ficar "seco" e muito quente e nessa altura se levar com agua fria pode partir e projectar agua acima dos 100ºC para quem estiver ao pé.

    nota: este risco é intrinseco a todos os sistemas de vaso aberto mas no seu caso é muito mais grave pois não existe separação das ligações anulando o efeito do vaso de expansão.

    para concluir, aconselho vivamente a usar um esquema em circuito fechado que tem alterações minimas na instalação, mas lá esta tem que ser feito por quem saiba.
  8.  # 30

    Caros vim aqui apenas relatar que o instalador veio cá colocar a tal purga de ar automática (na ida para o Vaso de expansão), e que o sistema ficou a funcionar perfeitamente. Em 10minutos tenho os radiadores todos quentes e já consegui passar de temperaturas interiores de 14ºC para 20ºC. O vaso de expansão continua com a sua função pelo retorno.
    Já percebi que isto não é uma ciência exacta, e como tal cada profissional tem o seu esquema de instalação, o que não quer dizer que seja o correto para todos os casos. Cada caso é um caso. Assim como os recuperadores são diferentes e requerem instalações diferentes. É como a discussão Vaso expansão aberto vs fechado, há quem prefira aberto pois diz que é mais seguro e simples, há quem diga o mesmo mas do fechado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  9.  # 31

    Olá viva! Está me a acontecer precisamente a mesma situação, com a diferença que a mim não aquece nenhum radiador! Contudo o vaso de expansão aberto também tem sempre a água quente a correr! Acha que se colocar essa Válvula, vai resolver? Consegue tirar uma foto ao seu vaso de expansão já com essa valvula? Obrigado
    • SrR
    • 10 outubro 2021

     # 32

    Colocado por: SrR coloque um vaso fechado e válvulas de segurança e purga e tem os problemas resolvidos
  10.  # 33

    Está a instalação toda feita com vaso de expansão aberto! Essa hipótese não é económicamente viável agora! Agradeço ajuda pertinente! Obrigado
 
0.0184 seg. NEW