Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Montei recentemente um recuperador água para aquecimento central com vaso expansão aberto. O que se passa é que os últimos radiadores não aquecem (já purgei e tentei fazer vários ajustes aos caudal). Reparei que o o vaso de expansão (montada na chaminé, na rua, o ponto mais alto da casa) está sempre a encher água (parece uma cascata, ouve-se da rua) e fui lá ver e era do tubo de água quente. Será que a água está a ir primeiro ao vaso e depois para radiadores? É mesmo assim? Quer dizer assim é normal que a água esteja a chegar mais fria aos radiadores, pois arrefece na viagem até ao vaso de expansão (no exterior com temperaturas baixas)... Será que isto está bem?
    Agradeço as vossas ajudas
    • size
    • 8 dezembro 2020

     # 2

    Colocado por: martininaBoa tarde,

    Montei recentemente um recuperador água para aquecimento central com vaso expansão aberto. >


    Montou isso mal....:)

    Tem que rever como ficou a canalização para os radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  2.  # 3

    Colocado por: size

    Montou isso mal....:)

    Tem que rever como ficou a canalização para os radiadores.


    Pois, não fui eu que montei, foi o instalador...mas consegue-me explicar o que pode estar mal para eu poder argumentar com ele?
    A ligação está assim: o tubo de saida sai do recuperador em tubo cobre 22mm para cima para o sótão e segue até cimo da caldeira a gás, aí bifurca: 1) em frente 20cm e desce para a caldeira e 2) para cima para o vaso de expansão aberto. Da caldeira segue para os recuperadores. Da caldeira vem o retorno, sobe para cima para o sótão e bifurca também (ao lado do tubo de saída), para cima liga ao vaso de expansão, em frente pelo sótão e desce para o recuperador (com a bomba circuladora aqui). Dá caldeira para o vaso de expansão vai a água fria
    O que me faz confusão é água sempre a entrar tipo torneira aberta no vaso de expansão. Não deveria só entrar água no vaso com temperaturas elevadas, como segurança?
  3.  # 4

    com essa instalação não pode ter o sistema em vaso aberto.
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvescom essa instalação não pode ter o sistema em vaso aberto.


    Pode me explicar porquê? Muito obrigada
  5.  # 6

    porque os tubos verticais que vão do recuperador ao vaso de expansão não podem ser os mesmos por onde circula o fluido para os radiadores.
  6.  # 7

    Mas e é suposto estar sempre a entrar água no vaso de expansão? Ou no sistema bem montado só entra água no vaso de expansão quanda há altas temperaturas (mais de 100°)
  7.  # 8

    Colocado por: martininaMas e é suposto estar sempre a entrar água no vaso de expansão?
    não.

    Colocado por: martininaOu no sistema bem montado só entra água no vaso de expansão quanda há altas temperaturas (mais de 100°)
    o sistema não funciona por temperatura mas sim por delta de pressão(aqui também entra em jogo a diferença de temperaturas) pelo que é essencial existir diferença de cota positiva entre a tubagem de circulação e a tubagem do vaso de expansão que não tem nada a ver com a instalação que lhe fizeram.
  8.  # 9

    Colocado por: jorgealvespelo que é essencial existir diferença de cota positiva entre a tubagem de circulação e a tubagem do vaso de expansão


    Tem cerca de 2m...ou seja recuperador no nível 0,tubagem no sótão a 2m do nível 0, vaso expansão presa no exterior no topo da chaminé da cozinha (não do recuperador na sala) a 4 m do nível 0...
  9.  # 10

    Está parecido com esta imagem... Com a caldeira a gás onde está o círculo rosa, depois o retorno do vaso de expansão é que não está como na imagem (marcado com X a rosa) vem da ligação da caldeira, passando pela bomba circuladora e depois para o recuperador
      Screenshot_20201208_223536.jpg
    • size
    • 9 dezembro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: martinina
    Está parecido com esta imagem... Com a caldeira a gás onde está o círculo rosa, depois o retorno do vaso de expansão é que não está como na imagem (marcado com X a rosa) vem da ligação da caldeira, passando pela bomba circuladora e depois para o recuperador>


    Não sou técnico na área, apenas um curioso interessado em compreender as coisas...

    Conferindo a situação que reportou na imagem, acho suspeita aquela ligação que desenhou, do vaso de expansão à entrada da bomba de circulação.
    Com tal ligação, é de admitir que o vaso de expansão estará a funcionar como um radiador.
    A Bomba aspira a água dos radiadores e também do vaso de expansão, remetendo-a para o interior do recuperador, que força a saída da água quente para o circuito de distribuição . Logo, as 2 quantidades de água aspiradas estarão a ser distribuídas não só para os radiadores, mas também para o vaso de expansão, uma vez que os radiadores não podem receber água para além daquela que foi retirada dos mesmos.

    O técnico Jorge Alves poderá dar a sua melhor opinião.
      x1.jpg
  10.  # 12

    Colocado por: martininaEstá parecido com esta imagem
    a burrada ainda é maior, isso esta mal montado, tem a ida dos radiadores (quente) ligada na zona fria do recuperador e do vaso de inercia,
    repito: os tubos que ligam ao vaso de expansão ão podem ser os mesmos da circulação e muito menos como esta feito.

    ps: eu não arriscava em usar isso pois se alguma vez tiver falta de agua tem ai um risco muito elevado potencialmente mortal.
  11.  # 13

    Colocado por: jorgealvesa burrada ainda é maior, isso esta mal montado, tem a ida dos radiadores (quente) ligada na zona fria do recuperador e do vaso de inercia,
    repito: os tubos que ligam ao vaso de expansão ão podem ser os mesmos da circulação e muito menos como esta feito.

    ps: eu não arriscava em usar isso pois se alguma vez tiver falta de agua tem ai umrisco muito elevado potencialmente mortal.


    Caro Jorge Alves, agradeço muito a sua intervenção e ajuda.
    Acho que a imagem que mostrei não representava bem o meu esquema de montagem.
    Tentei fazer um desenho que melhor represente o esquema, por forma a ter a sua opinião e o que poderá estar errado
      esquema aquecimento central.jpg
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

     # 14

    É anular o vaso aberto e colocar um fechado, e umas válvulas de segurança, ja resolve isso tudo e ate ajuda ao funcionamento da caldeira
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 15

    Colocado por: SrRÉ anular o vaso aberto e colocar um fechado, e umas válvulas de segurança, ja resolve isso tudo e ate ajuda ao funcionamento da caldeira


    Pelo que li em vários sites o vaso aberto é mais seguro e simples, por isso preferi essa sistema pois achei que a casa tinha condições para o ter...Para além de que agora vai ser difícil argumentar com o instalador para mudar o sistema. Uma coisa é meter a funcionar como deve de ser, outra é alterar o sistema...
    Porque não pode ficar em vaso aberto? Não é só uma questão da instalação estar mal feita? Não quero ir contra as vossas sugestões claro, mas queria resolver isto a bem com o instalador
  13.  # 16

    A caldeira a gás também precisa de estar pressurizada
  14.  # 17

    Colocado por: manelvcA caldeira a gás também precisa de estar pressurizada


    Como no vaso de expansão aberto? Ela ficou a funcionar na mesma tanto para AQS como aquecimento central. Apesar de que quando ligo a caldeira gás para aquecimento central aquilo está a fazer um zuar horrível (ás vezes mais intenso), que parece vir do tubo de saida do recuperador a ligar à caldeira, mas aquece na mesma os radiadores. No AQS já não faz este barulho
  15.  # 18

    Falei com instalador que me disse que vai colocar um purgador automático de ar no ponto mais alto do vaso de expansão, para a água não ir para lá... Será que resolve?
  16.  # 19

    Colocado por: martininaFalei com instalador que me disse que vai colocar um purgador automático de ar no ponto mais alto do vaso de expansão, para a água não ir para lá... Será que resolve?
    não.

    a sua instalação esta mal feita.

    ou troca para um sistema pressurizado como foi referido pelo outro cromo ou colocas as ligações exatamente como está no esquema que postou, sendo a maneira correcta de aplicar vasos abertos.

    eu nunca apliquei uma instalação em vaso aberto, de simples não tem nada sendo menos eficiente e resultando num desgaste prematuro do material.
  17.  # 20

    Colocado por: jorgealvesou colocas as ligações exatamente como está no esquema que postou, sendo a maneira correcta de aplicar vasos abertos.


    Peço desculpa mas coloco exactamente como está em qual esquema?

    Este esquema que coloquei é como está montado e a dar problema (água quente sempre a descarregar no vaso de expansão) , e o instalador diz que vai colocar um purgador automático no tubo vermelho que vai para o vaso expansão
      esquema aquecimento central2.jpg
 
0.0220 seg. NEW