Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 12 dezembro 2020

     # 41

    Colocado por: Pedro BarradasIsto depende muito do modelo e complexidade da escada.... Possivelmente uns 15k.


    E nunca é tão pratico como deslocar-se pelo rc...mas isso sou eu que sou da opinião que devia ser obrigatório de lei ter um quarto/espaço e uma casa de banho com base de duche ao nível do solo em construções novas. Da mesma forma os prédios com elevador
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  1.  # 42

    Colocado por: jrapque devia ser obrigatório de lei ter um


    Isso é inviável... Há muitas situações que, nesse caso seria impossível ter uma habitação.
    • jrap
    • 12 dezembro 2020

     # 43

    Colocado por: Pedro Barradas

    Isso é inviável... Há muitas situações que, nesse caso seria impossível ter uma habitação.


    A maioria dos casos não é. É tudo uma questão de organizar o espaço e reduzir nos tamanhos de certas coisas ou eliminar outras...por exemplo, nesta em concreto como é que não há espaço para um quarto e casa de banho no rc, mas há espaço para ter dispensa, lavandaria, 3 portas de acesso ao exterior, uma cozinha com esta quantidade de m2, 2 mesas de refeições, 1 hall nas traseiras, 1 pergola para "embelezar"...a maioria dos casos dá bem para meter lá o quarto + casa de banho, mas o cliente prefere que a casa fique mais bonita e que caiba lá a tv de 65" 😂
    • jrap
    • 12 dezembro 2020

     # 44

    A titulo de exemplo: eu também ando a fazer casa e no outro dia fui ver uma obra em fase final de construção. A casa tinha pormenores interessantes, por fora estava lindissima com uma varanda envidraçada que percorria praticamente o 1º andar. No Rc também não tinham deixado nenhum quarto, mas tinham uma casa de banho. No 1º andar tinha quartos minusculos em que mesmo tendo colocado portas de correr nos roupeiros fiquei a pensar como raio iam colocar 1 cama de solteiro nos dois quartos mais pequenos...tinham claramente de encostar a cama a uma parede e ficavam bastante condicionados no acesso a metade do roupeiro. No quarto de casal já tinha espaço para uma cama de tamanho normal de casal mas ficavam com as mesas de cabeceira encostadas à parede dos dois lados, ficando com esses tais 50 cm das mesas de cabeceira a servir de "corredor" de ambos os lados. Não considero funcional. E vou então à varanda ver as vistas...fica bonito sim sr. Mas não era algo que eu fizesse, preferia ter aquele metro que a casa ficou mais pequena no 1º andar em toda a volta para ter mais funcionalidade na casa. Ficava bem mais funcional e bem mais barato, que aquele vidro todo deve ter custado os olhos da cara. São opções...
  2.  # 45

    Colocado por: jrapA maioria dos casos não é.


    Não estava a falar da maioria. Estava a considerar os n casos existentes que tal é inviável. Inclusive loteamentos existentes, com lotes por construir, pré 2006 com áreas de implantação super reduzidas...E casos em zonas urbanas consolidadas e etc...
  3.  # 46

    eu concordo em absoluto com a obrigatoriedade de quarto e casa de banho no rés do chão. honestamente, tenho ideia que um arquitecto me terá já falado disso há uns anos. é certo que em alguns casos será difícil e podem haver excepções desde que justificadas. mas numa situação destas... e os DO podem-se queixar, mas pensem que é para o vosso bem estar futuro, ninguém está livre...
    • VNDO
    • 12 dezembro 2020

     # 47

    Então mas as pessoas não são livres de quererem, ou não, ter um quarto e wc no rc? O Estado já se intromete o suficiente, digo eu... cada um sabe de si
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, two-rok
  4.  # 48

    Colocado por: VNDOEntão mas as pessoas não são livres de quererem, ou não, ter um quarto e wc no rc? O Estado já se intromete o suficiente, digo eu... cada um sabe de si
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    por um lado tem razão, por outro, quando elas acontecem não é nada fácil e causa muitos transtornos e dores.
    • VNDO
    • 12 dezembro 2020

     # 49

    Colocado por: m.aur.eira

    por um lado tem razão, por outro, quando elas acontecem não é nada fácil e causa muitos transtornos e dores.

    Claro e acho que faça todo o sentido ter. Agora, não concordo com a o obrigatoriedade de tal medida.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 50

    é que se não for obrigatório ninguém liga nem quer saber... eu também não percebo porque é que a mente colectiva funciona assim.
    por outro lado, quando é obrigatório, arranjam mil e uma formas de fugir ao cumprimento da regra... ah e tal fica a instalação feita e depois mete-se se for preciso... por exemplo, o bidé.
  6.  # 51

    não é obrigatório.

    m.aur.eira

    é precisamente ao contrário, depois é que se tira o bidé, e mais esse procedimento de tirar o bidé é legal.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  7.  # 52

    Colocado por: marco1não é obrigatório.

    m.aur.eira

    é precisamente ao contrário, depois é que se tira o bidé, e mais esse procedimento de tirar o bidé é legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:m.aur.eira


    olhe, pensava que não... o arquitecto com quem falei disse-me que bastava estar a instalação feita que já passava na vistoria. no caso, não era uma casa de residência permanente, portanto posso ter ficado com uma ideia errada e assumido que seria assim com todas as casas.
  8.  # 53

    sim tambem pode passar mas não tem logica fazer apenas as ligações porque passar por passar pode-se deixar apenas lá pousado sem ligações.
    ou seja é obrigatório ter lá o bidé ( fecha-se os olhos se não estiver lá) mas a situação de ter lá o bidé e depois tira-lo apos a licença de utilização é legal.
    • VNDO
    • 12 dezembro 2020

     # 54

    Mas porque raio é que o legislador tem de me vir dizer para ter um bidé em casa ou um quarto dp rés do chão? Direito é a minha área e até sou apologista do intervencionismo estatal em determinadas áreas, mas não ter um bidé não vai tornar a minha casa menos segura para fins habitacionais.
  9.  # 55

    Vejo que tem vãos grandes nos quartos.

    Recomendo que não opte por janelas de correr nestes espaços.
  10.  # 56

    ... então 'stá bem! :) não me pronuncio mais sobre a obrigatoriedade do quarto e casa de banho acessível no rés do chão em casas particulares de habitação permanente com dois pisos ou mais. isto é apenas uma questão de conforto na eventualidade de um suposto acontecimento e não uma questão de segurança.
    há realmente outras coisas com que me devo preocupar.
    Concordam com este comentário: VNDO
  11.  # 57

    Colocado por: VNDOMas porque raio é que o legislador tem de me vir dizer para ter um bidé em casa ou um quarto dp rés do chão? Direito é a minha área e até sou apologista do intervencionismo estatal em determinadas áreas, mas não ter um bidé não vai tornar a minha casa menos segura para fins habitacionais.


    é... eu também ainda não percebi porque é que o bidé tem de estar lá... nem da banheira, tão pouco. para quem tem mobilidade reduzida é difícil passar-se para uma banheira.
    •  
      marco1
    • 12 dezembro 2020 editado

     # 58

    a obrigatoriedade do bidé já vem do REGEU e das acessibilidades
    a banheira ainda provem do REGEU

    essas obrigatoriedades tem ou tiveram uma razão de ser, há coisas que não são á vontade de cada um e não vou estar agora aqui a explicar toda essa temática, são regras tal outras mais que exitem que podem não fazer fazer sentido mas elas existem.

    m.aur.eira

    para certas deficiencias a banheira até se adequa, e nas normas de acessibilidade é comtemplada. é para banhos que tem de ser ou por imersão ou mesmo sentado ou deitado, dai as acessibilidades não exigerem banheira mas espaço para ela se tal for preciso instalar em caso de necessidade.
  12.  # 59

    pois, marco, lá está, é obrigatório ter uma casa de banho acessível com esses elementos. quando falei do quarto era na mesma linha de ideias e confesso que também num tom de brincadeira provocatória, mas não dá para perceber apenas por escrito :)
    no entanto, cada pessoa tem uma necessidade diferente analisando bem, a presença de uma banheira pode ser inconveniente...

    já agora, a casa de banho acessível tem de estar num piso com quartos ou não? ou é melhor eu ir ler o REGEU? :)
  13.  # 60

    é melhor ler bem o DL 163 das acessibilidades

    a obrigatoriedade de certas coisas decorre da conjugação de alguns artigos ou do seu cruzamento.

    uma wc acessivel tem que fazer parte do conjunto de espaços acessiveis, por regra vai dar que precisa de ter um espaço que possa servir de quarto ou quarto, uma cozinha e um wc

    comece a ler bem o dl 163 na seção 3.3 e chegando ao ponto 3.3.7 vai perceber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
 
0.0254 seg. NEW