Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu tenho 2 quartos com problemas de bolor e mofo na parede que está diretamente exposta para o exteriror. Quando lavo com lixivia , limpo o bolor e o mofo, mas após 1 Mês se tanto, o bolor volta.

    Esta situação ocorreu desde que a temperatura baixou muito.

    Nesta medida verifiquei 2 opções:

    1) limpar o bolor com lixivia, deixar secar e repintar com tinta especifica para humidade, sendo que verifico no mercado 2 produtos, sendo:

    a) Robbialac Robbiotel que rende 12-14m2 por litro
    b) Titan H25 que rende 2-4m2 por litro

    Aqui achei estranho porque é que a robbialac tem um rendimento tão elevado comparativamente com a Titan, penso eu que provavelmente a titan seja melhor na proteção contra humidades e bolores já que é mais espessa.

    Mas gostaria de saber a vossa informação.

    2) Alternativa á pintura , comprar um desumidificador para reduzir a umidade e por consequência eliminar o bolor, no entanto estou reticente em relação a esta solução , se realmente resolve o problema ou não? o que acham.

    Desde ja´muito obrigado pela disponibilidade.

    Paulo
  2.  # 2

    Boas.

    Lavar com água e lixívia (5%), de seguida lavar com água para retirar a lixívia e deixar secar.
    Aplicar um biocida, a robbialac tem um Desinfectante Aquoso, aplicar à trincha, deixar actuar pelo menos 24h.
    Não conheço a da titan mas a Robbiotel é das melhores tintas para o efeito que pretende. Por ser mais espessa, por si só, não significa que seja mais eficaz contra fungos.
  3.  # 3

    PS. O rendimento da Robbiotel acredito que ande mais nos 9m2/litro/demão
  4.  # 4

    Paulo antes demais tem que perceber o que faz uma tinta e o que faz um desumidificador ou um purificador de ar ... Numa tinta não terá nada que elimine o bolor superficial , encontrará sim um produto que tem uma proteção química para combater fungos que estão pelos dois lados do filme , tem que ter um produto que seja duro e que aguente lavagens frequentes ... Num desumidificador irá conseguir baixar o nível de humidade e se tiver filtro irá filtrar as partículas do ar conseguindo com isso eliminar a formação de bolores independentemente da tinta aplicada ... Um purificador de ar também faz isso mas deixa o ar húmido na mesma ... Quero com isso dizer que se comprar uma tinta x para não dar bolores sem mudar hábitos ou sem ter ajuda mecânica a coisa não vai funcionar , o que vai ganhar é sempre que tiver bolor poderá lavar melhor e a tinta fica nova ... Os aditivos que as tintas levam para não dar bolores serve perfeitamente para os fungos não se alimentaram das mesmas mas em certas circunstâncias eles podem se alimentar da própria poluição do ar depositada no filme da tinta , quer um conselho ? Pinte com uma tinta própria mas use um desumidificador para manter o ar seco , caso contrário não terá um resultado 💯% bom . Por acaso viu se o rendimento da Titan é pronto ou é como o da robiottel que é de L/ demão ?
  5.  # 5

    Só um reparo porque não consigo abrir a ficha técnica da Titan h25 , isso não é uma tinta , terá que procurar na Robbialac um produto similar , são dois produtos completamente diferentes . Terá que procurar na linha de impermeabilizantes da Robbialac um produto similar . Mas num caso normal de bolor ninguém usa esse produto e mantenho tudo o que escrevi no post anterior .
  6.  # 6

    Bom,
    Desde já desculpe pela demora na resposta.

    Quero desejar um bom ano e agradecer pela resposta.
    Entretanto adquiri um desumidificador que resolveu o problema das humidades, e quando o tempo estiver mais seco, vou pintar com essa gama da robbialac.

    Desde já muito obrigado pelo esclarecimento.
    Paulo
    • eu
    • 4 janeiro 2021

     # 7

    Uma dica: junte à tinta um aditivo anti-fungos (que qualquer loja de tintas vende) para reforçar a capacidade da tinta para evitar o crescimento dos fungos.
  7.  # 8

    Obrigado, eu vou fazer isso.
 
0.0166 seg. NEW