Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Na casa onde moro, num prédio de habitação, a coluna de água está bastante danificada. Trata-se de uma coluna de água em chumbo (o prédio tem 40 anos) e que já teve uma rutura há 3 anos. A empresa que chamámos para a reparação tirou uma secção que estava completamente apodrecida e teve algumas dificuldades para pegar a nova secção à antiga, por a antiga estar bastante danificada.

    Nas casas o que se nota é que a água sai com detritos de ferrugem, que na verdade não é ferrugem mas óxido de chumbo, proveniente dos canos antigos. Mesmo nas casas cuja canalização já é nova acontece isto, porque o problema deriva da situação da coluna de água estar "podre".

    Tenho que estar permanentemente a limpar a banheira e outras loiças de casa de banho com produtos fortes, pois os depósitos de "ferrugem" são também constantes.

    Acho que a única forma de resolver isto é substituír a coluena de água do prédio, mas a maior parte das pessoas ou não quer saber ou não quer, por achar que este óxido não faz mal a ninguém, esquecendo-se que o chumbo é cancerígeno e, mesmo que não fosse, certamente não era bebendo água com isto ou lavando-se com água suja com este óxido que se ganha saúde.

    Estou a pensar em colocar algum tipo de filtro junto da torneira de segurança da casa para eliminar a maior parte destes resíduos, mas não conheço este tipo de equipamentos.

    Podem ajudar-me indicando que equipamento será mais apropriado e quais as empresas que fazem a instalação?

    Obrigado.

    cumprimentos.
  2.  # 2

    Se é chumbo é proibido atualmente.

    O condomínio por razões de saúde pública tem que mudar isso
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta RicardoPorto.
    O problema é que quase ninguém o quer fazer.
    A quem posso me queixar (organismo público ou entidade de saúde pública) para obrigar o condomínio a fazer esta mudança?
    E entretanto, que tipo de filtro posso instalar para impedir a passagem desta "ferrugem" para a minha canalização de casa?
    Ainda por cima isto estraga os eletrodomésticos que usam a água, como é o caso das máquinas de lavar roupa e louça e o esquentador.
    Cumprimentos.
  4.  # 4

    A ferrugem que fala são partículas sólidas?
    Experimente começar por um simples filtro de partículas à entrada de sua casa.

  5.  # 5

    Ao colocar esse.filtro desmonte todas as torneiras e limpe dos filtros dos aspersores

    .
  6.  # 6

    Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
    As particulas são minúsculas, quase imperceptíveis a olho nu. Apenas se começam a ver com alguns dias de repouso da água.
    São semelhantes a uma "areia" ultraminúscula que se vai acumulando nas superfícies e fica bastante agarrada.
    Vou experimentar adquirir um desses filtros. Podem indicar-me onde posso comprar um desses?
    Posso colocá-lo logo a seguir ao contador de água?
    Como substituo o material interior do filtro e com que frequência o devo fazer?
    De vez em quando limpo os aspersores. Estão sempre com "ferrugem". Já os tenho substituído quando a quantidade é tão grande que nem se consegue tirar muito bem.
    Obrigado.
    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Colocado por: lucianogomesMais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
    As particulas são minúsculas, quase imperceptíveis a olho nu. Apenas se começam a ver com alguns dias de repouso da água.
    São semelhantes a uma "areia" ultraminúscula que se vai acumulando nas superfícies e fica bastante agarrada.
    Vou experimentar adquirir um desses filtros. Podem indicar-me onde posso comprar um desses?
    Posso colocá-lo logo a seguir ao contador de água?
    Como substituo o material interior do filtro e com que frequência o devo fazer?
    De vez em quando limpo os aspersores. Estão sempre com "ferrugem". Já os tenho substituído quando a quantidade é tão grande que nem se consegue tirar muito bem.
    Obrigado.
    Cumprimentos.

    Sim, pode coloca-lo logo à entrada, provavelmente precisa de um profissional para lhe "arranjar espaço" para o colocar.
    Aquilo é basicamente um acrescento à tubagem onde se coloca um filtro dentro e enrosca um invólucro plástico transparente para poder confirmar visualmente o estado de limpeza do mesmo.
    Para manutenção é só fechar a água, com um balde por baixo desenrosca o encapsulamento e remove-o para limpeza ou substituição.
    No Leroy e companhia têm disto.
  8.  # 8

    Muito obrigado.
    Cumprimentos.
  9.  # 9

    Este tipo de filtro não resolve o seu problema mas sim um descalssificador O que o seu investimento custa tanto como substituir a coluna provavelmente.

    Quanto à sua explicação em relação ao chumbo é um ''mito'' porque sendo assim em Lisboa e em particular em zonas antigas ja tinha morrido carradas de gente porque o chumbo ainda é e infelizmente comum em muitos predios.

    Essa ferrugem é comum também em tubagem galvanizada.
    • lmcaet
    • 14 dezembro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: rjmpires
    Sim, pode coloca-lo logo à entrada, provavelmente precisa de um profissional para lhe "arranjar espaço" para o colocar.
    Aquilo é basicamente um acrescento à tubagem onde se coloca um filtro dentro e enrosca um invólucro plástico transparente para poder confirmar visualmente o estado de limpeza do mesmo.
    Para manutenção é só fechar a água, com um balde por baixo desenrosca o encapsulamento e remove-o para limpeza ou substituição.
    No Leroy e companhia têm disto.

    Sim, funciona como o rjmpires disse.

    No exterior da minha casa, ou seja, antes da água da rede pública "entrar" em casa, tenho este (filtro para sedimentos):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713716
    E depois este (filtro anti-corrosão e anti-calcário):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713793
    Já no interior da habitação, debaixo da bancada da cozinha, tenho este (filtro de carbono + sedimentos):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713646
    Cozinhamos e bebemos da água desta torneira da cozinha.

    rjmpires, lembro-me de referir há dias noutro tópico (que não encontro) que tem instalado um sistema com 30kg de "qualquer coisa" e que lhe custou cerca de 500€. Que filtro/sistema é esse? Qual o propósito?
    Obrigado.
  10.  # 11

    Esse filtro da cozinha dura mesmo 12 meses ou fica preto e sujo ao fim de algumas semanas?
  11.  # 12

    Deve depender da água da sua zona, penso eu. Na loja disseram-me que dificilmente aguentariam 1 ano. Eu tenho de os trocar a cada 6 meses, moro numa zona com muito calcário.
  12.  # 13

    Colocado por: lmcaet
    Sim, funciona como orjmpiresdisse.

    No exterior da minha casa, ou seja, antes da água da rede pública "entrar" em casa, tenho este (filtro para sedimentos):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713716
    E depois este (filtro anti-corrosão e anti-calcário):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713793
    Já no interior da habitação, debaixo da bancada da cozinha, tenho este (filtro de carbono + sedimentos):
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Tratamento-de-agua/WPR_REF_18713646
    Cozinhamos e bebemos da água desta torneira da cozinha.

    rjmpires, lembro-me de referir há dias noutro tópico (que não encontro) que tem instalado um sistema com 30kg de "qualquer coisa" e que lhe custou cerca de 500€. Que filtro/sistema é esse? Qual o propósito?
    Obrigado.

    A máquina que tenho também é um descalcificador, o objetivo é baixar a dureza da água, pois aqui na minha zona a água é bastante dura e assim protejo as tubagens, máquinas e torno a limpeza das wcs muito mais fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  13.  # 14

    Colocado por: rjmpires
    A máquina que tenho também é um descalcificador, o objetivo é baixar a dureza da água, pois aqui na minha zona a água é bastante dura e assim protejo as tubagens, máquinas e torno a limpeza das wcs muito mais fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    Pode deixar link da máquina sff? Tenho interesse
  14.  # 15

    Colocado por: Costa53Essa ferrugem é comum também em tubagem galvanizada.

    Exactametne.
    O apartamento já sofreu obras de beneficiação no que diz respeito á tubagem? se não o fez, já passou da hora de o fazer. .. pense no assunto.
  15.  # 16

    Essa coluna de chumbo, já deve ter tnata arterioesclerose ( calcareo) que o chumbo não está em contacto com a agua.
  16.  # 17

    Colocado por: lmcaet
    Pode deixar link da máquina sff? Tenho interesse

    O meu é este, mas há inúmeras opções.
    http://ionfilter.com/productos/descalcificador-denver-plus-30/

    Ficou-me a 450€ já com portes, vinda de espanha e entregue à porta de casa.
    Está mais cara agora, não se deixe levar pelos supostos descontos fantásticos.
    https://www.tuandco.com/waterfilter-descalcificador-compacto-volumetrico-denver-plus-30-litros-762917
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  17.  # 18

    Bom dia, encontro-me numa zona em que a agua tem bastante calcário, alguma sugestao a nivel de máquina descalcificadora?
    A habitação está em construcao.

    Cumprimentos e boas festas
  18.  # 19

    Colocado por: rjmpires
    O meu é este, mas há inúmeras opções.
    http://ionfilter.com/productos/descalcificador-denver-plus-30/

    Ficou-me a 450€ já com portes, vinda de espanha e entregue à porta de casa.
    Está mais cara agora, não se deixe levar pelos supostos descontos fantásticos.
    https://www.tuandco.com/waterfilter-descalcificador-compacto-volumetrico-denver-plus-30-litros-762917
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet


    Isto deve dar para o que eu quero.
    Qual a manutenção que ela exige?
  19.  # 20

    Isso é fácil. Deixe entrar o silêncio da madrugada, pegue numa marreta e mande uma marretada na coluna de água. Tem de fugir rápido, e esconder a arma do crime.
 
0.0199 seg. NEW