Iniciar sessão ou registar-se
    • ktm333
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 1

    No meio de tanta gente no forum, acredito que existam pessoas ligadas à apicultura, procurei e não encontrei nenhum tópico relacionado com o tema, então cá vai..
    Estou a iniciar-me neste mundo, na familia sempre houve mel caseiro, e colmeias, pelo menos até aos meus 10 anos, depois disso acabaram por ou arder nos vários incendios ou morrer com várias doenças, ou animais/insetos que as tem vindo a atacar, atualmente a vespa asiatica é das piores.
    O ano passado inicios de Maio descobri um cortiço a enxamear, nunca tendo feito tal coisa mas fui a casa buscar um cortiço dos que tinha-mos por lá(deveria ser colmeia de madeira por ser mais fácil cuidar e mais produtiva, mas não tinha e ficou no cortiço), e acabei por "bater o cortiço" deixando o cortiço que deu origem a este enxame(que não me pertence) no local, levando comigo o enxame novo, que caso eu não o apanhasse iria fugir... Esta sempre foi uma área que tive algum gosto, mas também algum receio porque na altura em que me "iniciei" era novo e ganhei algum medo(e algumas ferroadas), mas agora já com mais conhecimento e cuidados começo a gostar, e hoje em dia existe muita informação na internet, escrita ou em videos no youtube;

    TNA Nunes - https://www.youtube.com/channel/UCaj4N13Z1CqjsRl-Gmk0GAA Apicultor brasileiro, mas a maior parte dos videos adequam-se à nossa realidade.

    Euclides Santana Santana - https://www.youtube.com/channel/UC2Q9pCLTg5vPfT4BJ3ZXV4w Apicultor Português da zona de Leiria.

    Atualmente tem estado mau tempo para elas, e também não tenho tido a possibilidade de ir ao local, mas em meados de Novembro estavam bem e com alimentação deixada por mim(Apipasta).
    Foto do Enxame no Cortiço passado 1 mês da captura.
    • RMPG
    • 13 dezembro 2020

     # 2

    Tenho um tio que toda a vida viveu do mel produzindo vendendo ao frasco mas também por grosso a marcas que lhe compravam toneladas.. Hoje já com 70 e muitos anos ainda vai mantendo alguma atividade mas já reduzida... O meu cunhado também tem umas colmeias mas apenas para consumo próprio.. É mais por brincadeira...
    Em puto ainda fui acompanhando o meu tio muitas vezes e sei mais ou menos o processo principalmente o que é feito em armazém.. Mas já há alguns anos que não mexo em nada a não ser por a colher no frasco.. Eheheeh
    É sem dúvida um mundo interessante.
  1.  # 3

    O tio da minha mulher tem uma dúzia de colmeias na "terrinha" e o mel é muito bom.
    O mais interessante é que ele é alérgico às picadas das abelhas, há coisa de 15 dias foi lá ver as abelhas e sem querer uma entrou-lhe pela manga do casaco... Parecia aqueles senhores que participam em concursos de braço de ferro 😂😂😂
    Já ajudei na extração do mel mas não sou muito aventureiro em me aproximar das colmeias, sei que elas só picam em sua defesa.. mas coiso 😛
    • ktm333
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: RMPGtem umas colmeias mas apenas para consumo próprio..

    A minha ideia é apenas essa, ter algo para consumo da casa, infelizmente não tenho tempo para ter grandes apiarios, mas há pessoal na zona que fez projetos e tem centenas delas, com os incendios têm vindo a reduzir e cada vez são menos pessoas e colmeias mas, não há mel como aquele!
    Colocado por: RMPGMas já há alguns anos que não mexo em nada a não ser por a colher no frasco.. Eheheeh
    É sem dúvida um mundo interessante.

    Porque não continuar? Começo a ver que é um inseto muito importante e ninguém lhe dá a importancia que tem, e tem vindo a reduzir-se a população de abelhas, antigamente todas as casas tinham colmeias proprias, hoje em dia ninguém tem, o "mel" que se compra nos hiper's a maior parte vem de fora e martelado...
    Colocado por: rjmpiresO mais interessante é que ele é alérgico às picadas das abelhas, há coisa de 15 dias foi lá ver as abelhas e sem querer uma entrou-lhe pela manga do casaco...

    Há mais gente assim do que se imagina, depois de andar pelos grupos do facebook e assim vi relatos de varias pessoas algumas são picadas pela primeira vez passados anos, e depois de ja terem um numero consideravel têm de desistir porque em caso de picada têm de recorrer ao hospital, é chato..
    Colocado por: rjmpires
    Já ajudei na extração do mel mas não sou muito aventureiro em me aproximar das colmeias, sei que elas só picam em sua defesa.. mas coiso 😛

      Se for com os EPI's todos vai ver que não há chatisse, quando começar a perceber e entender a dinamica da coisa vai ver que gosta ;)
     
    0.0127 seg. NEW