Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Comprei uma salamandra a lenha para a minha sala, Marca RED POD Gama MOON SLIM.

    Agora deparo-me com alguns problemas para os quais não tenho a certeza de estar a encontrar a melhor solução:

    A casa é quase centenária, com as 4 paredes em pedra e "lages" em madeira.
    Tenho necessidade de atravessar o tecto da sala construído em tabique e gesso e o forro do telhado construído por ordem ascendente: Caibros com afastamento de apróx. 400mm entre si, tabuleiro OSB3 9mm, XPS 40mm, ripado em Pinho pré imunizado em autoclave e telha CS Domus.
    Estava a pensar usar tubo em inox simples antracite até ao tecto da sala (2,4m de tubo) e tubo duplo isolado em inox daí para cima para atravessar o tecto, o vão do telhado que na zona onde passa o tubo terá uns 50 cm e a cobertura.
    No entanto fui chamado à atenção de que os fumos atingem temperaturas bastante altas e há o perigo do tubo de parede dupla não ser suficiente para garantir a segurança nas zonas de atravessamento.
    No tecto da sala posso retirar o tabique que precisar para garantir a segurança, mas na cobertura não posso alterar o espaçamento dos caibros.
    Tenho pesquisado tudo o que encontro e as opiniões dividem-se relativamente à eficácia dos tubos duplos
    Outra questão é se com este pé que a salamandra trás é necessário usar uma base ignífuga
    Seguem fotos da salamandra, local de instalação e tecto da sala a atravessar
    Tenho pesquisado tudo o que encontro e as opiniões dividem-se
      IMG_20201213_131020.jpg
      IMG_20201213_130729.jpg
  2.  # 2

    e a hipótese de furar a parede e fazer o resto da chaminé pelo exterior ?
  3.  # 3

    Impossível. O exterior desta parede fica na via pública. Terá de ser mesmo pela cobertura.
 
0.0085 seg. NEW