Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    No ultimo mês tenho lido bastante sobre literacia financeira e poupanças porque considero muito importante colocar desde cedo uma parte do nosso dinheiro de lado e conseguir chegar ao final da vida ativa com um bom pé de meia...

    Neste sentido e como quero este ano começar a colocar dinheiro em investimentos, e como sou algo conservador no que toca a poupanças, aconselhariam-me a começar e colocar dinheiro num ppr? Li sobre o Alves Ribeiro que é um fundo, com algum risco...Pelo contrário o Lusitania PPR tem capital garantido, embora menores taxas.

    Sendo um leigo na matéria podem-me dizer na pratica como isto funciona? Coloco o dinheiro onde? Como vejo a evolução? Beneficios fiscais? Opinião de quem tem e há quanto tempo?

    Desde já obrigado a todos...
  2.  # 2

    Agora não há quase nada a dar dinheiro... e o que há corre o risco de amanhã kaput.
    Os mercados estão todos inflacionados fruto da injecção de liquidez dos diversos bancos centrais.

    Não sei de que valores estamos a falar mas, se é conservador, tenha muito cuidado.

    Imagine que vai a uma festa e os últimos é que pagam a conta. Os primeiros a entrar, comem, bebem, e porque sabem que os últimos pagam a conta, chamam mais pessoas e divulgam a festa o máximo que podem. Quando vêem que está na altura de sair, bazam.
    Os outros, iludidos, vão atrás dos primeiros, querem é festança.
    Tudo depende do momento em que entra e que sai.
    No final, uma coisa é verdade: alguém vai pagar a conta.

    Dito isto, o principal segredo é distribuir o dinheiro por muitos sítios.
    Neste momento até lhe dizia para manter a liquidez à espera de melhores dias, nem que abra uma conta só para juntar o dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko, tiagosp90
  3.  # 3

    Colocado por: PoisÉNeste momento até lhe dizia para manter a liquidez à espera de melhores dias, nem que abra uma conta só para juntar o dinheiro.


    Eu tenho conta embora nao esteja a render..Tenho lá algumas poupanças embora nada de extraordinário (cerca de 10k). Tenho 30 anos e queria ter consciência financeira para garantir o futuro, mas sinceramente há tanta informação que fica dificil escolher e principalmente ter confiança naquilo onde se está a depositar basicamente a nossa vida...

    O seu conselho seria o quê entao?
  4.  # 4

    Podes sempre fazer um PPR com capital garantido para tirares benefícios fiscais, diria que pior não ficas.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresPodes sempre fazer um PPR com capital garantido para tirares benefícios fiscais, diria que pior não ficas.


    Era mais nesse sentido, mas por exemplo um ppr, fora as questões de emergência previstas em lei, se eu quiser tirar o dinheiro, tenho essa possibilidade?
    É que custa-me aceitar o facto de só poder mexer no dinheiro na idade da reforma...nos dias de hoje isso não é aceitável..
  6.  # 6

    O meu conselho é guardar o dinheirinho (manter a liquidez) e ler bastante, sobre tudo e um par de botas.
    Quando vir que percebe bem de alguma coisa em especial, já sabe reconhecer uma oportunidade.
    Quando vir a oportunidade, invista, mas nunca tudo o que tem.

    Se o objectivo é a reforma, distribua esses 10k por 10 investimentos de 1k.
    Tem é que saber o que está a fazer.

    Às vezes, esses investimentos estão onde menos espera, por isso é que é preciso estudar.
    Senão, qualquer um o fazia... e os segredos, esses, têm esse nome por alguma razão. ;)

    Por exemplo, tem 30 anos, quando tiver a crise da meia idade, vai gastar guito no quê?
    Se calhar, num carro que lhe deu sorrisos quando tinha 20 anitos... pense a longo prazo.
    Sabe por exemplo quem é que está a ter imensas mais valias agora?
    Os donos de moradias à volta das grandes cidades. Teletrabalho, confinamento e tal e coisa.
    Alguém previa uma pandemia? Não, mas, aconteceu.

    Agora, ir por esses instrumentos financeiros complexos? É quase tudo um sugador de comissões, nada mais que isso, com algumas excepções, a não ser que tenha coração, conhecimento e algum talento para separar o trigo do joio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  7.  # 7

    Há também a possibilidade de pagar as prestações do crédito bancário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresPodes sempre fazer um PPR com capital garantido para tirares benefícios fiscais, diria que pior não ficas.

    Para ganhar tostões e perder liquidez?
  9.  # 9

    Colocado por: PoisÉ
    Para ganhar tostões e perder liquidez?

    Então que mantenha a liquidez para sempre em contas poupança a dar 0,00001% de nada.
  10.  # 10

    Colocado por: PoisÉSe calhar, num carro que lhe deu sorrisos quando tinha 20 anitos... pense a longo prazo.


    Tenho um estilo de vida muito minimalista..nao me privo de coisas essenciais mas vivo abaixo das possibilidades...não gasto porque tenho, gasto quando preciso e evito precisar com frequência ;)

    Isto começou porque considero que quando chegar à reforma ou não terei reforma ou a mesma será aos 80 e tal anos de vida. Quero evitar ter que depender disso e tenciono estudar e aprender mais sobre isto de finanças...

    Contas a prazo realmente é como ter o dinheiro em casa...
  11.  # 11

    Colocado por: rjmpiresEntão que mantenha a liquidez para sempre em contas poupança a dar 0,00001% de nada.

    É só ler o que escrevi.
    Eu repito: mantém a liquidez para a aproveitar quando precisar, quando identificar uma oportunidade.

    Amanhã aparece um vizinho que quer despachar um carrito em mint condition e com algum valor.
    Se tiver liquidez, voilá.
    Há um familiar que quer despachar um terreno qualquer que até pode vir a valer alguma coisa. Há liquidez?
  12.  # 12

    Colocado por: tiagosp90sou algo conservador


    Colocado por: PoisÉ
    É só ler o que escrevi.
    Eu repito: mantém a liquidez para a aproveitar quando precisar, quando identificar uma oportunidade.

    Amanhã aparece um vizinho que quer despachar um carrito em mint condition e com algum valor.
    Se tiver liquidez, voilá.
    Há um familiar que quer despachar um terreno qualquer que até pode vir a valer alguma coisa. Há liquidez?

    Não estava a ver esse perfil de investidor numa pessoa com 30 anos que vem falar em PPRs e além disso ainda se diz conservador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  13.  # 13

    Colocado por: PoisÉHá um familiar que quer despachar um terreno qualquer que até pode vir a valer alguma coisa. Há liquidez?


    Sim nessa perspectiva entendo o que me diz...lógico que quem aguenta capital e tem liquidez, tem sempre poder para agarrar algum negócio. Permita-me só a pergunta, se quiser responder...tem dinheiro investido ou nunca optou por produtos financeiros deste género?
  14.  # 14

    Se pudesse tinha liquidez.
    E já surgiram oportunidades, se tivesse liquidez...

    Por ler bastante é que disse o que disse acima, instrumentos financeiros são quase exclusivamente uma forma de tirar dinheiro a quem não sabe o que fazer com o dinheiro - sobrevivem à base de comissões. Essas comissões são como se fossem rendas, o objectivo do gestor muitas vezes não é o lucro, são as comissões, é esse o seu ganha pão. Se tirar lucro para o cliente, fixe, se não, ganhou na mesma.
    Concordam com este comentário: rui.fern
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagosp90
  15.  # 15

    Tanto quanto sei, o nosso pais não é dos melhores para PPRs a nível fiscal.
    10k para investir e ganhar algo relevante não é muito, e para poupanças desse tamanho o melhor é mesmo algo mesmo seguro tipo deposito a prazo, mesmo a taxa zero, nunca se sabe o dia de amanhã.
    Para investidor mais agressivo, esses valores já dão para ganhar algum em mercado de capitais (por exemplo acções PSI20), mas aí convém aprender bastante antes de começar, senão é para perder, e mesmo assim, será para ter o coração nas mãos em determinadas alturas (falo por experiencia).
  16.  # 16

    Colocado por: rui.fern10k para investir e ganhar algo relevante não é muito, e para poupanças desse tamanho o melhor é mesmo algo mesmo seguro tipo deposito a prazo, mesmo a taxa zero, nunca se sabe o dia de amanhã.


    Eu só fico a pensar nestas coisas porque tudo que se lê online é que nao se deve ter dinheiro parado etc...fica confuso saber se estamos a ter boa consciência financeira ou não. Sendo certo que o poupar é sempre o melhor investimento!
  17.  # 17

    E se invertir em algo que tenha retorno ou que lhe possa reduzir custos:

    - investir no Coopernico ("empresta" dinheiro numa cooperativa que lhe devolve o dinheiro emprestado com juros ao fim de X meses)
    - Paineis solares para autoconsumo (se bem dimensionados e bem comprados, tem ROI na casa dos 4 anos)
    - Ponderar a troca do carro de combustão para um 100% elétrico (se o atual carro a combustão valer em venda na casa dos 20.000€, pode comprar um elétrico usado com autonomia na casa dos 250km pelo mesmo preço, portanto sem investimento, e depois mensalmente irá "poupar" ou deixar de gastar com o combustível.
  18.  # 18

    Colocado por: mafgod- investir noCoopernico


    estive a ver, nao conhecia...tem alguma experiencia nesta plataforma?
  19.  # 19

    Não tenho.

    Mas já os "conheço" há anos, mas isso vale o que vale.
  20.  # 20

    Portanto quem cá veio dar a opinião também não tem liquidez ou dinheiro investido? Que raio 😂
    Concordam com este comentário: tiagosp90
 
0.0241 seg. NEW