Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Na passada sexta feira realizei a escritura de um apartamento T2, com garagem e arrecadação. Os proprietários são senhores de idade, sendo que a casa era habitada pelo filho.
    Antecipadamente, a Imobiliária contactou o senhor para retirar os (muitos) bens pessoais da casa, de forma a ficar totalmente livre até à data da escritura.
    Para meu espanto, durante o acto da escritura, os proprietários disseram que o filho ainda tinha muitos objetos pessoais dentro da casa. Disse-me que até quarta feira (ontem) iria retirar os restantes itens e deixar a chave da garagem e arrecadação na caixa do correio. Ontem, fui à minha nova casa ver se o mesmo tinha cumprido ou não o que tinha ficado acordado, no entanto a garagem ainda se encontrava cheia de objetos. Presumo que a arrecadação também, mas não tenho a chave.

    Como devo proceder nestas situações? Devo chamar a policia?
  2.  # 2

    tenha calma. Já perguntou cordialmente o que se passa, ou se precisam de ajuda com alguma coisa.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado, Vítor Magalhães
    •  
      RRoxx
    • 17 dezembro 2020

     # 3

    Colocado por: mdc_lx
    Como devo proceder nestas situações? Devo chamar a policia?


    como gostaria que procedessem consigo?
  3.  # 4

    Bom dia,

    Acontece que nós demos o sinal da casa em Agosto, passaram 4 meses até à data da escritura. Na altura expliquei que queria mesmo adquirir o imóvel, pois a relação qualidade/preço era muito boa.
    Nos primeiros 4 meses, o senhor não retirou nada de casa, deixou tudo para a última. O mínimo seria avisar-nos, antes da escritura, que ainda necessitava de retirar bens pessoais de dentro da casa, mas tal não aconteceu. Tal como agora, em que o próprio disse que até quarta iria retirar todos os objetos, para além de não o fazer, não nos avisou. E tendo em conta a quantidade de bens que ainda lá estão, ainda vai demorar algum tempo.

    Acontece que a casa vai para obras, preciso da casa livre. E acho uma falta de respeito e de consideração não nos avisar de afinal não conseguiu retirar tudo até à data que ele próprio sugeriu.
    Concordam com este comentário: ricat
  4.  # 5

    Colocado por: RRoxx

    como gostaria que procedessem consigo?


    Se fosse comigo, não iria assinar uma escritura com os meus objetos pessoais dentro da casa. Porque a partir daquele momento, a casa não é mais minha. E imagine que a pessoa que adquire a casa quer ir viver para lá 1 semana depois. Vai viver numa casa que ainda tem objetos pessoais de outra? É dever do ex-proprietário retirar tudo de casa até ao momento da escritura, caso não consiga fazê-lo, pelo menos que tenha a decência de avisar - o que não aconteceu.
    • NLuz
    • 17 dezembro 2020

     # 6

    Fez a escritura e não lhe deram a chave da arrecadação e da garagem ,?
  5.  # 7

    Colocado por: NLuzFez a escritura e não lhe deram a chave da arrecadação e da garagem ,?


    Exacto.

    O que estou a pensar fazer é pedir o email do senhor à Imobiliária e dizer-lhe que ele tem este fim-de-semana para proceder à retirada dos restantes objetos pessoais. E que exijo que deixe a restante chave de acesso ao apartamento, a chave da arrecadação e o comando da garagem no correio, caso contrário, terei de ir por outras vias..
  6.  # 8

    A falar é que as pessoas se entendem, quando comprei a minha casa permiti ao proprietário trazer bens para o apartamento que vendi ainda antes da escritura, eu própria fui buscar bens meus depois da escritura , porque simplesmente não tinha condições, nem tempo para os levar antes...
    Pode ser o caso.
    De qualquer forma se o proprietário ainda não retirou tudo é porque confia em si, dê-lhe o mesmo voto de confiança e claro, converse com ele.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 9

    Colocado por: Ana_Dado
    1. De qualquer forma se o proprietário ainda não retirou tudo é porque confia em si, dê-lhe o mesmo voto de confiança e claro, converse com ele.


    Mas é isto que eu não entendedo. Como é que ele pode confiar em mim se eu nunca lhe dei abertura para tal? Alem do mais, nunca ficou acordado que ele ia ter acesso à casa depois do momento da escritura. Basicamente eu fui "avisada" que ele ainda precisava de ir à casa.. Não fui avisada antecipadamente, apenas no momento da escritura. É uma falta de respeito e de bom senso.
  8.  # 10

    fazer mudanças não é fácil, pessoas de idade já não tem a força fisica para esses trabalhos, o filho se calhar está a marimbar-se. Os bens são deles ou do filho?

    eu dava mais uma semana e avisava que no final da semana mudava as fechaduras todas e ficava com tudo para mim.
  9.  # 11

    Não stress com isso, é um mal menor que penso se resolve com uma conversa franca.
    Se vai entrar em obras vai ter dores de cabeça bem maiores, acredite, guarde a energia.
  10.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosfazer mudanças não é fácil, pessoas de idade já não tem a força fisica para esses trabalhos, o filho se calhar está a marimbar-se. Os bens são deles ou do filho?

    eu dava mais uma semana e avisava que no final da semana mudava as fechaduras todas e ficava com tudo para mim.


    A questão é que legalmente não posso ficar/vender bens de terceiros..
  11.  # 13

    Colocado por: mdc_lx

    Exacto.

    O que estou a pensar fazer é pedir o email do senhor à Imobiliária e dizer-lhe que ele tem este fim-de-semana para proceder à retirada dos restantes objetos pessoais. E que exijo que deixe a restante chave de acesso ao apartamento, a chave da arrecadação e o comando da garagem no correio, caso contrário, terei de ir por outras vias..
    Acho que não devia pensar, mas sim fazer o quanto antes. Cada dia que perde é prejuízo seu.
    Seja qual for o motivo (mais ou menos compreensível) é uma falta de civismo apenas no acto da escritura lhe terem informado que ainda precisavam de ir à casa retirar bens.
    Além disso é altamente irregular não lhe terem facultado todas as chaves da habitação e anexos.
    Aliás os próprios fulanos da imobiliária deveriam zelar para que tudo estivesse correto no dia da escritura. Se não o fizeram, são outros incompetentes.
    O que deve fazer é comunicar por escrito ao vendedor aquilo que expõe e reforçar verbalmente. Após o prazo muda fechaduras e decide p que fazer com os bens.
    E poderá mesmo ter que ir por outras vias😏☹️
    Concordam com este comentário: ricat, mdc_lx
  12.  # 14

    As outras vias são, normalmente, mais lentas e dispendiosas.
    Estamos no meio de uma pandemia e está o Natal à porta.

    Converse "a bem", para que possa compreender as dificuldades que possam existir e, eventualmente, até concorrer para resolver o problema a contento de todos.
    Pretende começar já a obra?

    Às vezes, alguns dias a mais não prejudicam e podem facilitar a todos.
    A anterior proprietário não deve entrar na sua propriedade sem seu conhecimento, mesmo para retirar os objectos. Mude a fechadura do portão.
    Tente acordar um dia para essa mudança.
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 15

    Claro! Não ter as chaves daquilo que acabou de comprar é inadmissível.
    O respeito pelo direito à propriedade é recíproco. Tanto para o vendedor (enquanto ainda é proprietário) como para o comprador (quando passa a sê-lo)!
    Concordam com este comentário: mdc_lx, NLuz
  14.  # 16

    Colocado por: ADROatelierAs outras vias são, normalmente, mais lentas e dispendiosas.
    Estamos no meio de uma pandemia e está o Natal à porta.

    Converse "a bem", para que possa compreender as dificuldades que possam existir e, eventualmente, até concorrer para resolver o problema a contento de todos.
    Pretende começar já a obra?

    Às vezes, alguns dias a mais não prejudicam e podem facilitar a todos.
    A anterior proprietário não deve entrar na sua propriedade sem seu conhecimento, mesmo para retirar os objectos. Mude a fechadura do portão.
    Tente acordar um dia para essa mudança.
    Concordam com este comentário:marco1


    Boa tarde,
    Sim, ja temos tudo pronto com o arquitecto para começar as obras..

    Sinceramente penso que a "bem" não vou conseguir resolver este problema.. No entanto, enviei-lhe à pouco um email a "estender" o prazo para retirar os itens de casa (até domingo) e que exijo que deixe as chaves na caixa do correio.

    Caso ele não atenda ao meu pedido, o que posso eu fazer??
    Concordam com este comentário: Zaspiado
  15.  # 17

    Colocado por: KduvidasAcho que não devia pensar, mas sim fazer o quanto antes. Cada dia que perde é prejuízo seu.
    Seja qual for o motivo (mais ou menos compreensível) é uma falta de civismo apenas no acto da escritura lhe terem informado que ainda precisavam de ir à casa retirar bens.
    Além disso é altamente irregular não lhe terem facultado todas as chaves da habitação e anexos.
    Aliás os próprios fulanos da imobiliária deveriam zelar para que tudo estivesse correto no dia da escritura. Se não o fizeram, são outros incompetentes.
    O que deve fazer é comunicar por escrito ao vendedor aquilo que expõe e reforçar verbalmente. Após o prazo muda fechaduras e decide p que fazer com os bens.
    E poderá mesmo ter que ir por outras vias😏☹️
    Concordam com este comentário:ricat,mdc_lx


    O mais caricato, durante a escritura, foi a mãe do individuo dizer que depois da escritura ele tinha 1 mês para tirar as coisas de dentro da casa... Isto foi dito perante uma advogada e o notário... ainda lhe perguntei, assim sendo, para que é que tinha assinado o CPCV e dado o valor de entrada da casa..

    Cumpri todas as minhas obrigações, sempre dentro do prazo e com rigor. Só esperava o mesmo da parte deles..
    • NLuz
    • 17 dezembro 2020

     # 18

    Colocado por: mdc_lx

    O mais caricato, durante a escritura, foi a mãe do individuo dizer que depois da escritura ele tinha 1 mês para tirar as coisas de dentro da casa... Isto foi dito perante uma advogada e o notário... ainda lhe perguntei, assim sendo, para que é que tinha assinado o CPCV e dado o valor de entrada da casa..

    Cumpri todas as minhas obrigações, sempre dentro do prazo e com rigor. Só esperava o mesmo da parte deles..


    Está a ser bastante compreensiva, aliás até demais.
    Eu não fazia a escritura sem todas as chaves na minha posse.
    Findo o prazo que lhe deu, mude a fechadura da arrecadação e da garagem.
    Concordam com este comentário: ricat
  16.  # 19

    Colocado por: mdc_lxA questão é que legalmente não posso ficar/vender bens de terceiros..


    se os bens de terceiros não foram removidos, pode considerar que foram abandonados. Se ninguém for lá busca-los vai guarda-los eternamente?

    até as oficinas cobram um valor diário pelos carros que não são levantados.
  17.  # 20

    Colocado por: mdc_lxO mais caricato, durante a escritura, foi a mãe do individuo dizer que depois da escritura ele tinha 1 mês para tirar as coisas de dentro da casa... Isto foi dito perante uma advogada e o notário...

    è isso. até 30 dias apos a realização da escritura, se não retirarem, pode tomar posse dos bens...
    Já existe aqui uma discussão sobre o assunto.
    Concordam com este comentário: Belhinho
 
0.0178 seg. NEW