Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um automatismo de portão NICE instalado. Há cerca de dois dias, estava a fechar o portão e ele simplesmente parou. Quando fui ver, um dos dois fúsiveis 500mA250v estava queimado. Comprei então uns fúsiveis novos e coloquei os dois, mas assim que carrego no botão para abrir/fechar o portão ele inicia o ciclo, mas pára logo e queima sempre o fúsivel do lado esquerdo.

    Alguém consegue ajudar?
      20201217_120034.jpg
  2.  # 2

    E esses 2 fusíveis protegem o quê? Cada um protege um motor/braço?
    Em princípio até é bom que o fusível queime após ter iniciado o ciclo, pois é sinal que para já nada está queimado e ele está a fazer a sua função.
    Mas deve estar a haver alguma passagem de corrente onde não devia para o queimar. Esses fios parecem estar com humidade.
    Tente verificar tudo. Todas as ligações uma a uma a vêr se não há por aí algum encosto. Seque tudo muito bem e verifique no esquema de ligações do aparelho o que está o fusível em causa a proteger. É aí que deve ser mais minucioso.
  3.  # 3

    Só um e de 500 mA protecção aos periféricos o do lado esquerdo é de 5 A para protecção aos motores.
  4.  # 4

    Colocado por: KduvidasE esses 2 fusíveis protegem o quê? Cada um protege um motor/braço?
    Em princípio até é bom que o fusível queime após ter iniciado o ciclo, pois é sinal que para já nada está queimado e ele está a fazer a sua função.
    Mas deve estar a haver alguma passagem de corrente onde não devia para o queimar. Esses fios parecem estar com humidade.
    Tente verificar tudo. Todas as ligações uma a uma a vêr se não há por aí algum encosto. Seque tudo muito bem e verifique no esquema de ligações do aparelho o que está o fusível em causa a proteger. É aí que deve ser mais minucioso.


    Sim, realmente também achei estranho haver humidade nos cabos. Hoje à tarde, se não chover já vou tratar disso.



    Colocado por: sousalSó um e de 500 mA protecção aos periféricos o do lado esquerdo é de 5 A para protecção aos motores.


    Ok, vou ver se compro então fusíveis de 5A250v para colocar do lado esquerdo.
  5.  # 5

    Problema resolvido!! Substituí o fúsivel da esquerda por um 5A. Mas o principal problema era a lâmpada que estava em curto-circuito. Desliguei a lâmpada e está resolvido.
  6.  # 6

    Já agora aproveito este tópico para fazer outra pergunta sobre o automatismo do motor NICE. Tenho um instalado e tem dois problemas:
    1. A abertura pára quando alguém corta o feixe. Pode ser interessante para algumas pessoas mas para mim só faz sentido fechar quando está a fechar. A primeira pergunta é se é possível alterar este comportamento. Já pedi ao instalador mais que uma vez mas está quieto.
    2. Volta e meia um dos motores pára a meio durante o fecho e o portão volta a abrir-se. Depois enquanto não o desligar, de cada vez que o temporizador termina volta a tentar o fecho e por aí em diante em ciclo. Para resolver tenho de soltar o sistema hidráulico, repor as portas na posição inicial e voltar a prender os braços. Falei com o instalador sobre o assunto que me disse que o portão precisava de ser reprogramado mas mais uma vez, vir resolver o problema, está quieto. A segunda pergunta então é se alguém sabe por que é que isto costuma acontecer e como posso evitar a próxima.

    Já agora, a empresa que instalou chama-se Masternova, caso possa ser útil a alguém.
  7.  # 7

    Colocado por: psargacoPara resolver tenho de soltar o sistema hidráulico, repor as portas na posição inicial e voltar a prender os braços.


    Experimente fazer ao contrário. Abra os portões manualmente na totalidade e depois prenda os braços e inicie o ciclo de fecho. O rapaz que ligou os meus disse-me para fazer assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  8.  # 8

    Colocado por: NunoCruzProblema resolvido!! Substituí o fúsivel da esquerda por um 5A. Mas o principal problema era a lâmpada que estava em curto-circuito. Desliguei a lâmpada e está resolvido.
    👍👏
    •  
      sousal
    • 22 dezembro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: psargacoJá agora aproveito este tópico para fazer outra pergunta sobre o automatismo do motor NICE. Tenho um instalado e tem dois problemas:
    1. A abertura pára quando alguém corta o feixe. Pode ser interessante para algumas pessoas mas para mim só faz sentido fechar quando está a fechar. A primeira pergunta é se é possível alterar este comportamento. Já pedi ao instalador mais que uma vez mas está quieto.
    2. Volta e meia um dos motores pára a meio durante o fecho e o portão volta a abrir-se. Depois enquanto não o desligar, de cada vez que o temporizador termina volta a tentar o fecho e por aí em diante em ciclo. Para resolver tenho de soltar o sistema hidráulico, repor as portas na posição inicial e voltar a prender os braços. Falei com o instalador sobre o assunto que me disse que o portão precisava de ser reprogramado mas mais uma vez, vir resolver o problema, está quieto. A segunda pergunta então é se alguém sabe por que é que isto costuma acontecer e como posso evitar a próxima.

    Já agora, a empresa que instalou chama-se Masternova, caso possa ser útil a alguém.

    1 As células estão ligadas ao circuito de abertura ou configuradas para tal, é útil quando instaladas no interior para caso seja portão de batente este não bata no carro.
    2 Se não houver nenhum problema com o motor pode ser falta de força ou fotocélulas com sinal fraco.
    Não sabendo qual a central não posso ajudar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
    •  
      sousal
    • 22 dezembro 2020 editado

     # 10

    Colocado por: NunoCruzProblema resolvido!! Substituí o fúsivel da esquerda por um 5A. Mas o principal problema era a lâmpada que estava em curto-circuito. Desliguei a lâmpada e está resolvido.

    Não seria mais fácil substituir a lâmpada ?
    Já me aconteceu lâmpadas ficarem em curto. É provável que seja humidade.
  9.  # 11

    Colocado por: sousal
    Não seria mais fácil substituir a lâmpada ?
    Já me aconteceu lâmpadas ficarem em curto. É provável que seja humidade.


    Mas queimou a placa, na ligação da lâmpada.
  10.  # 12

    Colocado por: sousalNão sabendo qual a central não posso ajudar mais.


    Na etiqueta da central diz o seguinte:
    Type: MC424L
    N/A: MC424LR10

    A potência máxima é de 170 W. Em anexo foto da central.
      IMG_20201223_122940.jpg
 
0.0181 seg. NEW