Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Pretendia inicar uma discussão/troca de ideias sobre o que se passa de momento na minha casa.
    Após alguns problemas electricos (acender uma luz de tecto e o monitor PC piscar)... uma ou outra luz fundida rapidamente, comecei a desconfiar da instalação electrica da casa que adquiri. (prédio já tem mais de 50 anos e só sei que sou a 2 pessoa a adquirir a casa mas não sei se os anteriores proprietários alterarm ou não a parte electrica ... duvido muito porque senão não estava como vou descrever).

    Por partes:
    - Potência contratada é de 4,6Kw
    - No quadro electrico existem 4 dijuntores (alem do geral)
    - 1 dijuntor controla a parte esquerda da casa (10A)
    - 1 dijuntor controla a parte diretira da casa (10A
    - 1 dijuntor pra máquina (para as 2 tomadas que estão pra zona das maquinas) (16A)
    - 1 dijuntor pro forno (16A)

    Primeiro grande problema como já devem ter percebido ... Os 2 primeiros dijuntores estão a controlar iluminação e tomadas (GRANDE ERRO)
    Segundo problema, tenho um forno recente e o cabo que lá está é de 2,5mm e não de 4mm (GRANDE ERRO)
    Terceiro problema, tenho termoacumulador em casa sem dijuntor/instalação própria estando apenas ligado a uma tripla que vem de uma tomada (que julgava eu que tinha 2,5mm mas não, é de 1.5mm)
    Quarto problema, toda a minha cablagem na casa, não tem TERRA á excepção do FORNO (confirmado na montagem do mesmo)
    Quinto problema, toda a cablagem que sai do dijuntor é 1,5mm á excepção do forno que sai do quadro com 2,5mm

    Com voltas e reviravoltas nisto, comecei a abrir caixas de derivação e começo a aperceber-me de dijuntores de cerâmica.
    Conforme vou abrindo, vou trocando por uns WAGO (mais facil manutenção e para garantir a correcta passagem).
    Cheguei a encontrar "chantes" com fios de cobre apenas enrolados e isolados com fita apenas (tipo 1 volta).

    Em suma ... tou piurso com esta instalação, critiquem á vontade mas estou a querer resolver a mesma, só não consigo é fazer tudo de uma vez.

    Segundo andei a ver, já sei que:
    - Iluminição e tomadas devem estar separados no QUADRO
    - Iluminição cabo deve ter no minimo 1,5mm
    - Tomadas cabo deve ter no minimo 2,5mm
    - Forno, alem de ter um diferencial próprio no quadro, deve ter cabo no minimo de 4mm
    - Termoacumulador não vai ser problema porque vou retirar, vou passar novamente pra esquentador+gás natural

    O meu maior problema agora é não haver nem dinheiro nem disponibilidade para a obra.
    Estou em teletrabalho e não posso simplesmente parar 1 semana ou mais para fazer troca da cablagem... no entanto, já ando a estudar e é aqui que preciso de ajuda/opinião:

    Não pretendo fazer obras de momento (seja a abrir roços ou a partir paredes/azulejos), pretendo fazer o melhor com o que tenho e depois logo penso em outra solução.


    1 - Visto que não tenho dijuntores próprios para iluminação/tomadas, como posso fazer esta divisão?
    - se passar 3 cabos (fase neutro e terra) já estou a aumentar a quantidade de cabos num electroduto que considero pequeno (2cm talvez)

    2 - A cablagem a usar vai respeitar já as medidas correctas mas as minhas duvidas são:
    - Compro cabo multifilar de espessura indicada que já contenha os 3 fios juntos ?
    - Compro cabo unifilar de espessura indicada de cada cabo (fase + neutro + terra) ?

    3 - A passagem de cabos não me aflige pois já o fiz diversas vezes (seja por profisão seja pessoalmente) mas as ligações no quadro vou deixar para um profissinal da area por não me quero arriscar a sair de uma situação desastrosa e criar outra.

    Se alguem tiver dicas de "por onde começar com isto" agradecia... porque toda a plenitude esta situação foi descoberta porque quero mudar o router de sitio e estava-me a preparar para alterar as ligações de CABO que tenho na casa (instaladas por calhas externas, que fica feio como tudo mas foi o que se arranjou, visto que nem fichas de cabo a casa tem).

    obrigado pelo vosso tempo.
  2.  # 2

    Comece a enfiar tudo novo desde o quadro se conseguir.

    Se tem a casa em esquerda e direita tomadas e iluminação tudo junto tem que ver no quadro se tem lá os fios separados.

    Se isso estiver uma salgalhada completa tudo repicado de vários sítios tem que fazer tudo do zero.

    Chame aí um eletricista e peça orçamentos.

    Para resolver o problema do pc compre uma Ups ativa/online e resolve o problema
    Concordam com este comentário: Jobey
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jobey
 
0.0069 seg. NEW