Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    estou a fazer este post para pedir opiniões e sugestões sobre a churrasqueira que estamos em fase de orçamentação para construir agora no ínicio do próximo ano.
    O que pretendo é termos um espaço mais sazonal, com a possibilidade de ir usar a churrasqueira ou o forno a lenha pontualmente de inverno.
    Fiz um skecthup do espaço, tendo em conta basicamente tudo o que pretendo, onde o piso escolhido já está comprado, contudo ainda não instalado.
    O pátio tem um desnível de 40cm, facilitando a criação de duas áreas de uso, e por isso ter optado pela utilização de dois tipos de coberturas.

    De início pedi orçamentos para fazer as coberturas em aluminio, mas não acho que se justifique os valores que me andavam a pedir, pelo qual optei por ver madeira, visto que além do preço dá um ar mais natural ao espaço.
    Os orçamentos que tenho recebido passam pelo uso de Madeira de Pinho Nórdico, lamelado, e num tratado em autoclave. Pelo que me pus a procurar e fiquei curioso sobre madeiras exóticas, pelo que falei com o carpinteiro e ele disse que era uma opção a explorar mas ainda não debatemos muito o assunto. Contudo, preferia utilizar algo que me durasse bastante tempo, e que tivesse um visual mais natural e escuro.

    Anexo em seguida, fotos do sketchup que realizei, a cor do chão está igual á tijoleira que temos para utilizar, contudo ainda não adoro a 100% o que fiz no piso de baixo, e utilizar o mesmo para que no de cima. Quanto ao balcão neste momento está com marmore Carrara, contudo também não acho que fique muito bem neste espaço, ainda tenho de explorar mais opções, experimentei granito Saint Angelo mas também não me agradou totalmente.









    O vidro da cobertura fixa, neste momento está com queda para o patio, contudo irei alterar provavelmente e colocar queda para fora, com na zona onde fixa na chamine, embutir uma calha na chamine, de modo a não ficar ali agua encurralada.

    Quanto ao cantinho a beira do balcao que esta rodeado de madeira é para fazer um sofa nesse canto visto que a altura do chão dá para isso. Optei pelo uso de uma pia de 40cm x 40cm e de uma de 15cm x 40cm que será feita para la, para colocar garrafas em gelo.

    Em termos de iluminação irei usar iluminação led montada nas coberturas, irei ter 3 ou 4 candeeiros suspensos em cima do bar, ainda tenho de ver os suportes destes pois esta zona é tocada a vento. Irei usar tambem iluminação naquele degrau que tem apenas 6cm de modo a evitar algum acidente de noite, debaixo do corrimão e na pare da casa que e na linha de relva onde acaba o desenho.

    A relva a utilizar será relva artifical.

    Qualquer sugestão ou pergunta disponham.
    Muito obrigado
  2.  # 2

    porque é que aquele degrau de 6cm existe? não dá para subir ou descer o chão e fazer um degrau igual aos outros? parece-me muito traiçoeiro...
    vai ficar com um cantinho jeitoso!
  3.  # 3

    Colocado por: m.aur.eiraporque é que aquele degrau de 6cm existe? não dá para subir ou descer o chão e fazer um degrau igual aos outros? parece-me muito traiçoeiro...
    vai ficar com um cantinho jeitoso!


    Porque o pátio já existia e metade dele era inclinado, não sei bem porque foi feito assim, provavelmente para facilitar a vida ao empreteiro.
    Então visto que a inclinação tornava-o inutilizavel optamos por encher o pátio e se enchessemos mais, os degraus entre os dois pátios iriam ficar com 23cm e se enchessemos menos, iria ficar um bocadinho inclinado no topo junto ao muro. Fez-se o melhor tendo em conta a situação, e ficou os degraus entre o desnível com 20cm cada.

    Espero que sim que fique um espaço bastante agradável!
  4.  # 4

    Não há previsão de utilizar com tempo de chuva, certo? Pelo menos a zona do bar/comer.
    O lado da chaminé encosta a quê. Muro do vizinho, parede da casa, ?
    À partida o caímento do vidro manteria com uma pequena caleira dissimulada entre as 2 pérgulas, com escoamento na prumada. Porque a alternativa parece ser o caímento ficar para a frente do espaço, escadas, acesso e isso não é bom nem estético.
    O material a usar requer alguma manutenção, mas tem razão é muito mais atrativo para o espaço do que alumínio.
    Tendo em conta que já deve ter uma parte considerável feita, parece-me que esta alteração nos moldes que descreve vai ficar 😎👍
  5.  # 5

    Colocado por: KduvidasNão há previsão de utilizar com tempo de chuva, certo? Pelo menos a zona do bar/comer.
    O lado da chaminé encosta a quê. Muro do vizinho, parede da casa, ?
    À partida o caímento do vidro manteria com uma pequena caleira dissimulada entre as 2 pérgulas, com escoamento na prumada. Porque a alternativa parece ser o caímento ficar para a frente do espaço, escadas, acesso e isso não é bom nem estético.
    O material a usar requer alguma manutenção, mas tem razão é muito mais atrativo para o espaço do que alumínio.
    Tendo em conta que já deve ter uma parte considerável feita, parece-me que esta alteração nos moldes que descreve vai ficar 😎👍


    Sim exato, nao fazia sentido para nós gastar dinheiro em algo que cubrisse totalmente pois ja sabemos que de inverno ninguém quer estar ao frio, e então uma Pérgola com a opção de por uns tecidos cruzados para criar sombra de verão é o ideal.

    A chaminé apoia atrás em cima do nosso muro. Este separa a nossa propriedade de uma escada municipal sendo assim a construção no muro à vontade.

    Pois a queda para um lado visualmente não fica tão bem, é por isso que pensamos agora em fazer o caimento para a parte trás pois para a frente teriamos sempre de usar uma caleira e com o vidro não ficaria bem.

    De momento, apenas temos o pátio em cimento e os muros que já estavam, de resto temos a instalação de água a chegar ao sitio, e alguns tubos eléctricos prontos.
    A ideia é ter o forno/churrasqueira e chaminé pronto em Janeiro, e o resto até Março.
    • RMPG
    • 21 dezembro 2020

     # 6

    Esse vidro esteticamente eu gosto. Mas no verão isso vai ser uma sauna... Não vai querer estar aí a utilizar o grelhador.. Não vai naao.. Eu tenhoeu alpendre em Madeira e telha lusa... O ano passado quis fazer dele uma "casa" e vai de fechar com ports em vidro... Está espetacular.. Mas no verão o calor com o sol a bater nos vidros.. Ui não se pode... Este ano lá vou ter que gastar uns euros nos Ac para quando não quiser ter tudo aberto.
  6.  # 7

    Colocado por: RMPGEsse vidro esteticamente eu gosto. Mas no verão isso vai ser uma sauna... Não vai querer estar aí a utilizar o grelhador.. Não vai naao.. Eu tenhoeu alpendre em Madeira e telha lusa... O ano passado quis fazer dele uma "casa" e vai de fechar com ports em vidro... Está espetacular.. Mas no verão o calor com o sol a bater nos vidros.. Ui não se pode... Este ano lá vou ter que gastar uns euros nos Ac para quando não quiser ter tudo aberto.


    O vidro andamos a explorar a opção de vidro térmico, pois de inicio pensei em vidro laminado com uma pelicula solar mas não teria o mesmo rendimento.
  7.  # 8

    Hoje de manhã andei a explorar opções de madeira maciça e recebi valores para tanto Kambala Escura como Tali, com a sugestão de Tali ser mais viável por menos facilmente apresentar rachadelas que abrirão mais tarde.
    Alguém tem uma opinião sobre o uso destas madeiras no exterior? Pois preferia optar por uma destas madeiras maçicas em vez de uma madeira lamelada.
  8.  # 9

    Tali, não conheço, logo não faço ideia de comi se comporta.
    Quanto à kambala substitui há cerca de 1 ano toda a caixilhatia de uma minha moradia construída em 1988.
    Mais de 30 anos com meia dúzia de envernizadelas, para mim é uma excelente performance.
    Portas, janelas e portadas exteriores, a grande maioria estava ainda em muito bom estado, só que a eficiência termo/acústica ditou a mudança, caso contrário ainda hoje as teria.
  9.  # 10

    Colocado por: KduvidasTali, não conheço, logo não faço ideia de comi se comporta.
    Quanto à kambala substitui há cerca de 1 ano toda a caixilhatia de uma minha moradia construída em 1988.
    Mais de 30 anos com meia dúzia de envernizadelas, para mim é uma excelente performance.
    Portas, janelas e portadas exteriores, a grande maioria estava ainda em muito bom estado, só que a eficiência termo/acústica ditou a mudança, caso contrário ainda hoje as teria.


    Em termos de durabilidade o senhor da empresa das madeiras dizem que vai dar ao mesmo, e que Tali costumam vender bastante para Espanha assim para uso na zona costeira.
 
0.0164 seg. NEW