Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro BarradasloloL. O contexto é um dos pormenores mais importante....


    Sem dúvida.
    Exemplo: Nunca achei grande piada a esta famosíssima moradia (imagem).
    Até que passei em frente um destes dias, e percebi o porquê deste "estrabismo" das janelas.
    Tendo o contexto (prédio em frente = mega obstáculo), aquelas janelas finalmente fizeram algum sentido para mim.
    O que não acontecia antes, que apenas conhecia a moradia por fotografia (como a do lado esquerdo da imagem).

    Aqui é igual, aqueles recortes nas fachadas, as posições dos vãos certamente terão um propósito, que não vislumbramos ainda... Falta contexto, não só do local, mas das vontades dos DO também.
      27.JPG
  2.  # 22

    Obrigado desde já.

    Alguns esclarecimentos (possíveis):

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá.
    No geral acho interesante, boa orientação solar, implanta-se de um modo curioso no terreno, gosto do pátio.
    Mas em detalhe, penso que poderia repensar um pouco certas coisas:
    [...]

    - a casa é grande, mas no fundo os espaços são pequenos em proporção com o conjunto, muito espaço de circulação; o bem é que como tem tanta janela, o espaço expande-se para o exterior;

    sim, uma das vantagens que vemos é o facto de a sala de estar poder expandir para o jardim sem problemas.e é uma das razões pelas quais não iremos ocupar o espaço com uma piscina. (eventualmente um espelho de água ou pequeno lago).

    - a quem lhe tocará na rifa o quarto sem WC? Ou é um escritório? Acho que por uma questão de coerencia o WC e esse quarto deveriam estar encostados um ao outro. Esse WC é para quê/quem? Se afinal já tinha um WC social a poente...;

    Será uma biblioteca/escritório.
    A questão dos WC já está a ser repensada. Provavelmente iremos converter as IS das 2 suites numa IS maior, com acesso pelo corredor, e em relação à 3a será menor (ou agora que fala, poderá ser convertida na lavandaria).

    - onde estende a roupa a secar? Talvez não fosse má ideia colocar a lavandaria no piso superior;

    Boa dica, possivelmente a IS mencionada no ponto anterior poderá ser convertida nisto (já agora, usamos (e abusamos) de maquina de secar cá em casa)

    - acho um pouco longo demais o trajecto da comida da cozinha até à mesa;

    Este é um dos aspectos mais mencionados.
    Pessoalmente não nos chamou tanto à atenção.
    Moro há mais de 10 anos num apartamento onde sempre se comeu na cozinha (e já em casa dos meus pais era assim), por isso para o dia a dia não há problema.
    Quando há jantares com amigos/familia de facto é um pouco longe, mas não sei se facilmente se consegue melhorar, uma vez que temos ali as escadas no meio - Alguma sugestão?


    - não há portas nas escadas, cuidado com o frio que vem do piso inferior;

    Por acaso esse é um aspecto que ainda não está fechado (pun intended), e penso que ainda teremos que ver a melhor opção.


    - parece faltar uma ligação entre o piso inferior com o jardim superior e o pátio, afinal, por onde passa com o corta-relva? Pelo interior da casa?

    Já tinha pensado nisso, não necessariamente no corta relva, mas noutras coisa, e ainda não tinha chegado a grande solução.
    Em relação a utensilios de jardinagem estou a pensar tem um "barracão" com os mais habituais no final do terreno (lado esquerdo).

    Vou ver se tenho aqui uns 3D basicos que estavam no anuncio para dar uma ideia melhor do contexto, e já coloco aqui fotos.
    Como disse no inicio, não é uma construção minha, e é uma casa geminada, pois isso existem limitações.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 23

    Infelizmente não é possível ter uma simulação do terreno, porque estes 3D foram feitos sem ter isso em conta.
    Aqui são mostradas as 2 casas.

    A sul está uma casa térrea já terminada, e a estrada desce ligeiramente de Sul para Norte.
    A Oeste a estrada e a Este "um barranco".
    a seguir irei colocar print do Google street view as plantas completas, a ver se se consegue perceber melhor o contexto.
      image (7).jpg
      image (1).jpg
      image (11).jpg
  4.  # 24

    Vista Google street antes da casa (nao deste projecto) estar terminada.

    Em relação a este projecto as duas moradias serão construidas ao mesmo tempo (podendo ser acabadas em alturas diferentes).

    Adicionadas plantas das casas em anexo .pdf
  5.  # 25

    Não se esqueça que alterações de wc e lavandaria implicam alterações de projetos de especialidade sujeitos a aprovação (estou a escrever o que li por aqui). Não são meras alterações de paredes divisórias que podem ir em telas finais.
  6.  # 26

    Colocado por: TheEmperorMoro há mais de 10 anos num apartamento onde sempre se comeu na cozinha (e já em casa dos meus pais era assim), por isso para o dia a dia não há problema.


    não existe problema nenhum em comer na cozinha eu tb o faço, apenas acho que comer numa ilha/balcão, como tem na planta, que não é prático. Na sala ou na cozinha gosto de fazer as refeições numa mesa, de frente para as pessoas, até pq é às refeições que a família tem algum tempo para conversar. Almoçar num ilha/balcão todos em fila torna as refeições mais impessoais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
  7.  # 27

    Pessoalmente, eu de manha ao pequeno almoço, quero que me deixem em paz ;). Gosto de comer sozinho/ descansado.
    Normalmente no sofá, a ver as noticias da manhã
    Cada um terá o seu ritual ;)
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro BarradasPessoalmente, eu de manha ao pequeno almoço, quero que me deixem em paz ;). Gosto de comer sozinho/ descansado.
    Normalmente no sofá, a ver as noticias da manhã
    Cada um terá o seu ritual ;)


    pequenos-almoços e lanches tem as suas particularidades, até porque nem todos tomamos o pequeno-almoço e lanchamos nos mesmos horários, penso que são refeições rápidas que funcionam bem numa ilha/balcão.

    Quanto aos almoços e jantares continuo a preferir uma mesa.

    tb tomo o pequeno almoço a ver as noticias da manha, mas como tenho televisão da cozinha não preciso de ir para a sala.
  9.  # 29

    Cada qual com os seus hábitos, nada contra... Por isso é que uma habitação de raiz, deve ter toda essa dinamica familiar em consideração.
  10.  # 30

    Colocado por: pauloagsantos

    não existe problema nenhum em comer na cozinha eu tb o faço, apenas acho que comer numa ilha/balcão, como tem na planta, que não é prático. Na sala ou na cozinha gosto de fazer as refeições numa mesa, de frente para as pessoas, até pq é às refeições que a família tem algum tempo para conversar. Almoçar num ilha/balcão todos em fila torna as refeições mais impessoais.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TheEmperor


    E se, conseguindo ganhar espaço na cozinha (reduzindo o pátio), optar por uma ilha com mesa como a imagem exemplifica (no meu caso provavelmente teria que ficar em L ou T).

    Neste caso a sala de jantar seria mesmo para "jantares formais" (e eventualmente para fazer um ou outro puzzle :D )

    Uma coisa que estou também a ver é como melhorar o acesso da cozinha ao exterior para que na altura dos grelhados (quase o ano todo) seja mais fácil andar entre a churrasqueira e a cozinha.
      d102a03909e7cda9fa481f8075acd85d.jpg
  11.  # 31

    "Open a can of worms"

    É a expressão que se aplica aquilo que estou a fazer.
    Quando começámos a pensar numa moradia a ideia era comprar algo já feito que nos agradasse, sabendo de antemão que nunca seria 100% ao nosso gosto, porque não queriamos passar pelo morosso processo da construção desde o ponto 0.
    Eventualmente mudar a cozinha ou fazer pequenos ajustes

    E eu já tinha feito as minhas pazes com isso.

    No entanto surgiu a possibilidade desta moradia que está na fase inicial de construção, e não resisti a considerar alternativas ao que está já desenhado; daí ter criado este tópico.

    Um dos feedbacks mais frequentes aqui foi o facto da cozinha estar "longe" da sala de jantar.
    Ontem estava a olhar para a planta (e ao ler outros tópicos aqui) e pensei "E se rodasse-mos 90º as escadas?"

    -Não liguem aos meus skills de Photoshop; não uso AutoCad nem SketchUp por isso tentei rabiscar da melhor forma possível.

    1- Não sei se o que desenhei é possível/viavel.
    2- Não sei se o promotor/empreiteiro está disposto a fazer alguma alteração neste sentido.
    3- A minha mulher não gosta muito do conceito "100% open", ou seja provavelmente conforme está poderá ser rejeitado por ela. (ela gosta de separar a cozinha da sala).

    Dito isto:
    - Acham que uma rotação 90. CCW das escadas melhora um pouco o layout?
    - No r/c não me parece haver problema, certo?
    - O problema é o que fazer onde terminam as escadas no piso 1, certamente não podem terminar dentro da cozinha. Teria que se fazer ali um hall/corredor com acesso ou corredor geral eventualmente (fiz outra simulação em que a tudo vinha um pouco mais a direita, e não ficava mal também)
    - A cozinha será desenhada à parte por uma empresa externa, por isso o desenho actual serve mais como um placeholder da area, do que realmente a disposição final das peças (ex: a ilha provavelmente não terá placa).


    Quão descabido é isto?
      escadas90_rc.jpg
      escadas90_piso1.jpg
  12.  # 32

    Alternativa que pensei entretanto:
      alt90_piso1.jpg
  13.  # 33

    ...
    ESCADAS Cozinha + Sala -> Open Plan.

    "Resucitando" o tópico, agora que conversei com o empreiteiro e há a possibilidade de mexer nas escadas:

    Irei reunir com ele e com o arquitecto para ver o que se pode fazer ali para poder ter uma cozinha "open plan" ou pelo menos mais próximo disso.

    No entanto lanço o desafio/pedido a quem quiser dar ideias. Obrigado desde já.

    Uma possibilidade é ter as escadas em L no canto (ou no canto oposto, para ligar ao corredor), ficando assim com espaço livre para colocar a cozinha junto à sala.

    -Em anexo as plantas completas do projecto em .PDF se quiserem (re)ver.
  14.  # 34

    onde é a zona dos grelhados? no pátio ou nas pérgulas? é que só vejo vidro... :s
  15.  # 35

    A idea inicial é colocar "lá fora" no zona da piscina (que na realidade terá apenas um pequeno lago) perto do muro (tracejado vermelho), e usar o pátio como jardim interior, eventualmente com um cantinho de ervas aromaticas e pouco mais.

    Mas já equacionei usar o patio como "zona de grelhados/esplanada"; mas penso que fica pequeno caso haja visitas no verão (e se queira comer ao ar livre).
  16.  # 36

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Eu até diria que mais que o pormenor, o mais importante é o contexto:

    Como é a casa vizinha? Volumetricamente falando? Já está construída?

    E a sul, tem alguma construção próxima? Alguma estrada em ponte? Ou será um pinhal? A refinaria de Leça? Ou alguma vista de montanha?

    A rua como é? As traseiras como são? Parece haver ali um talude... Uma árvore? Ou será um penedo? E as cotas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TheEmperor

    Hoje aproveitei o bom tempo, e o facto de ter que sair de casa para resolver outros assuntos e fui ao "vizinho de cima" tirar umas fotos ao terreno que começou a ser preparado.

    Já se consegue ter uma melhor ideia do contexto?
    A opinião muda alguma coisa com esta informação?

    Obrigado desde já.
      img1.jpg
  17.  # 37

    trocar a cozinha com a sala de estar é uma hipótese?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
  18.  # 38

    Neste momento (quase) tudo é possível. No entanto não sei se ter a sala de jantar separada da de estar não será pior.

    Além disso acho que aquela zona tem pouca parede para por armários de cozinha.
  19.  # 39

    estive a divertir-me um bocadinho :)

    - passei a lavandaria para cima; a organização do vidro do pátio em conjugação com a lavandaria e o armário tem de ser mais trabalhada;

    - já não me recordo bem quais foram as conclusões do outro tópico quanto a tudo suites ou não, mas decidi fazer uma;

    - eliminei a possível janela no corredor, em cima, juntando os dois quartos;

    - encontrei um cantinho para as escadas; o escritório, em baixo, pode ter outra disposição, que o que não falta é espaço;

    - troquei a cozinha com a sala de estar; ficou um espaço largo à direita da sala, mas é uma questão de decoração;

    - coloquei duas posições possíveis para a mesa de jantar;

    - a cozinha poderá apresentar outras disposições.

    não sei se já foi falado, mas outra ideia será fazer uma rampa da garagem para cima, por baixo da pérgula.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TheEmperor
      planta 1 andar baguitos fadc 1.png
  20.  # 40

    Colocado por: m.aur.eiraestive a divertir-me um bocadinho :)

    - já não me recordo bem quais foram as conclusões do outro tópico quanto a tudo suites ou não, mas decidi fazer uma;

    Aquele "quarto" será convertido em biblioteca/reading room/escritório (sim, eu sei que eu baixo temos outro espaço para isso), por isso nao precisa de IS.

    A ideia é transformar as 2 IS pequenas dos outros 2 quartos numa IS grande, com acesso pelo corredor.



    não sei se já foi falado, mas outra ideia será fazer uma rampa da garagem para cima, por baixo da pérgula.

    Essa é uma das hipoteses já conversada com o construtor (não rampa, mas escadas exteriores) a outra é ter escadas exteriores, roubando um pouco à garagem (ou chegando um pouco à frente).
 
0.0260 seg. NEW