Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Robertojunioreu so tive problemas em condominios e apartamentos!! para eu viver nunca mais foi melhor que fiz mudar para moradia! tinha de escrever um livro para as coisas que se passavam por onde andei e o justo e que tem de pagar


    Estou há uns meses já a juntar para isso, é difícil, mas estou disposta a fazer todos os sacrifícios possíveis para ir para uma moradia. Já vivi em vários prédios, já tive vários vários vizinhos desagradáveis, mas estes são animais... Não têm o mínimo de respeito mesmo, nunca vivi tão infeliz em mais lado nenhum 😔
    Estas pessoas agradeceram este comentário: liberie
  2.  # 22

    Colocado por: Ajnt1985Eu também vivi num apartamento onde também tinha o problema das festas até às tantas e a única maneira de mudar as coisas foi começando a fazer barulho de manhã bem cedo, é que os animais para se estarem a divertir até às 3 e 4 da manhã queriam dormir até ao meio dia mas cmg estavam bem ****...

    Eles perceberam logo a dica e em 2 ou 3 vezes acabaram logo com a brincadeira.


    Pois, se se tratassem de jovens que fizessem festas dessas eu faria coisas do género. Mas trata se de um casal com cerca de 50 ou 60 anos, as festas são convívios com os filhos e netos ou casal de amigos, dura geralmente não mais que 1h da manhã, mas é directamente por cima do quarto da minha filha e o meu quarto é ao lado também ouço tudo... Levantam se cedo também para ir trabalhar 😣 não sei mesmo mais como lidar com eles, eles levam a mal quando eu reclamo e têm uma atitude do género "sou mais velho faço o que quero" .. Enfim, já percebi que isto não vai ter fim até eu mudar me para outra casa, é triste que não posso ser feliz na casa em que passei a minha infância 😥 mas está se a tornar insuportável e não tenho paz não consigo viver assim
  3.  # 23

    Só por curiosidade:
    De que ano é o apartamento onde vive?
    Está minimamente isolado?
  4.  # 24

    Colocado por: casinhaDaAvoSó por curiosidade:
    De que ano é o apartamento onde vive?
    Está minimamente isolado?
    Realmente o Casinha lembra bem. Tem sempre a possibilidade de isolar acusticamente o seu apt. vai gastar uns milhares, mas se calhar até aproveita e renova pinturas. Inclusive não é muito difícil fazer uma box do quarto da sua filha para ela dormir descansada.
    Entre isso, ter de mudar de casa e/ou ser infeliz toda a vida, talvez valha a pena equacionar.
    •  
      GMCQ
    • 27 dezembro 2020

     # 25

    Colocado por: KduvidasRealmente o Casinha lembra bem. Tem sempre a possibilidade de isolar acusticamente o seu apt. vai gastar uns milhares, mas se calhar até aproveita e renova pinturas. Inclusive não é muito difícil fazer uma box do quarto da sua filha para ela dormir descansada.
    Entre isso, ter de mudar de casa e/ou ser infeliz toda a vida, talvez valha a pena equacionar.


    Acho que fazendo queixa várias vezes pelo barulho, só por si acho que resovia também.
  5.  # 26

    'pera, 'pera:

    a partir de agora, devia ser obrigatório insonorizar paredes e chãos das extremas de apartamentos! (é assim que se diz? :p)
    não há projectos de especialidades de acústica? os empreiteiros ou arquitectos preocupam-se com caixilharias e vidros, mas o principal problema de ruído em apartamentos é o que os vizinhos fazem... e mesmo nós próprios... tanta gente a queixar-se do mesmo, desde sempre, brigas e processos em tribunal... porquê? porque ninguém se lembra de meter umas placas de espuma ondulada atrás ou em cima do pladur?! o que é que vai ser preciso para incutir responsabilidades? e mesmo os apartamentos que são renovados deviam ser insonorizados...

    responsabilizem-se, pá!!
    Concordam com este comentário: domicpinto
  6.  # 27

    Colocado por: KduvidasRealmente o Casinha lembra bem. Tem sempre a possibilidade de isolar acusticamente o seu apt. vai gastar uns milhares, mas se calhar até aproveita e renova pinturas. Inclusive não é muito difícil fazer uma box do quarto da sua filha para ela dormir descansada.
    Entre isso, ter de mudar de casa e/ou ser infeliz toda a vida, talvez valha a pena equacionar.


    Esqueça minha senhora. Quem está a sugerir isto não tem noção da camada de isolamento que é necessário para conseguir um nível acústico que permita ter sossego - que significa não ouvir:

    Ginchos;
    Pessoas aos berros;
    Conversas dos vizinhos;
    Pessoas as correr em casa;
    Móveis a arrastar;

    E da maneira que andam as coisas, conseguir encontrar um construtor honesto e que cumpra as coisas é como tentar encontrar uma agulha no palheiro (outro assunto que também para aqui anda. Clientes enganados).
    Enfim. Também já estive nessa situação e tive que mudar de casa.

    Para os inteligentes que vem para aqui criticar as minhas respostas e tentar atirar areia para os olhos, dizendo que isto se resolve, gostava que tivessem vergonha na cara. Pois basta fazer uma breve pesquisa no fórum para encontrar uma mão cheia de tópicos iguais a este e perceber que quase todos (senão mesmo todos) não têm solução.

    O melhor, tal como já foi sugerido, é mudar para uma moradia. Mas reze para não passar por isto (ver os links que coloco a seguir). Pois aí vai levar baile como o utilizador SPDias levou.

    https://forumdacasa.com/discussion/69425/1/informacoes-sobre-ruido-de-obras-de-vizinhos/
    https://forumdacasa.com/discussion/69958/1/vizinhos-barulhentos/
    https://forumdacasa.com/discussion/73063/1/o-meu-vizinho-da-frente-colocou-5-caes-dia-e-noite-a-corrente-no-jardim/

    Estamos na tugalandia.
    Concordam com este comentário: domicpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg, domicpinto
  7.  # 28

    Colocado por: GMCQ

    Acho que fazendo queixa várias vezes pelo barulho, só por si acho que resovia também.
    Infelizmente a grande maioria dos testemunhos de situações idênticas que vamos vendo aqui pelo FDC são infrutíferos.
    Entre uma situação de que não tem garantia de solução e uma solução autónoma, eu pensaria no assunto.
  8.  # 29

    Para mim nada melhor que moradia isolada mas como é óbvio nem todos temos essa possibilidade.

    A questão do barulho nos andares é sempre muito complexa tenho um cunhado que mora num RC ao lado de um talho e durante a noite sente os motores das arcas frigoríficas a trabalhar (estão encostadas a parede dos quartos) chamou a câmara que foi lá medir e que diz que o ruído está no limite do permitido por lei ou seja não há nada a fazer, o homem do talho tem direito a ganhar a vida mas ele é que passa as notes a levar com os barulhos.

    A questão do tópico era se é possível mudar a sala para o lugar onde está um quarto e como é óbvio legalmente é possível, a questão do barulho é primeiro tentar resolver as coisas a bem com os vizinhos a seguir tentar resolver em condomínio e caso nada disto resolva tentar meter as autoridades ao barulho.
    • size
    • 27 dezembro 2020

     # 30

    Colocado por: Ajnt1985

    A questão do tópico era se é possível mudar a sala para o lugar onde está um quarto e como é óbvio legalmente é possível, a questão do barulho é primeiro tentar resolver as coisas a bem com os vizinhos


    E é sua prática resolver as coisas bem ?
    ... olha para o que eu digo, não olhes para o que faço... :)

    Colocado por: Ajnt1985Eu também vivi num apartamento onde também tinha o problema das festas até às tantas e a única maneira de mudar as coisas foi começando a fazer barulho de manhã bem cedo, é que os animais para se estarem a divertir até às 3 e 4 da manhã queriam dormir até ao meio dia mas cmg estavam bem ****...

    Eles perceberam logo a dica e em 2 ou 3 vezes acabaram logo com a brincadeira.

    Colocado por: Ajnt1985

    a seguir tentar resolver em condomínio e caso nada disto resolva tentar meter as autoridades ao barulho.


    O condomínio não tem qualquer legitimidade para intervir nos atritos entre condóminos. Pior a emenda que o soneto...
    Concordam com este comentário: domicpinto
  9.  # 31

    apartamentos e lixado e depois os mais velhos querem que uma pessoa entre pagador mas eles e que decidem as coisas e uma pessoa tem de ir atras! e depois apartamentos com empresas a mandar e com vizinhos passivos e do pior que existe! a empresa nao faz nada! mete amigos em obras que levam caro e nao fazem nada de jeito etc e uma pessoa a bater com a cabeça! depois uns vivem a rei de subsidios parte tudo no predio sao os que desgastam mais tem muita familia etc e nao pagam e uma pessoa tem de pagar para certas coisas! muito tramado mesmo!! eu em uma vivenda gasto menos dinheiro que gastava em apartamentos!! so o IMI um pouco mais caro mas de resto faco tudo sozinho so compro material! pinto quando quero etc! o dinheiro que pagava em apartamento para obras que ficava tudo mal agora faço um barbecue! para o ano abro um furo e assim sucessivamente
    Concordam com este comentário: domicpinto
  10.  # 32

    Size e quem lhe disse que eu não tentei resolver as coisas a bem?!

    No meu caso nem me abriam a porta quando eu ia lá tocar, falei com o senhorio que me disse que já andava ao tempo a tentar colocar aquela gente na rua por falta de pagamentos... Ao fim de algum tempo percebi que a única maneira de eles deixarem de fazer barulho até às tantas da madrugada era eles perceberem que a partir das 8 da manhã o vizinho de baixo não os deixava dormir.

    Sobre o condomínio bem sei que não têm poder para resolver nada mas era importante saber se o barulho só incomoda uma pessoa ou se tem mais pessoas incomodadas até porque se o caso for para as autoridades competentes isso tem relevância.
    • AMVP
    • 27 dezembro 2020

     # 33

    Colocado por: Ajnt1985questão do barulho nos andares é sempre muito complexa tenho um cunhado que mora num RC ao lado de um talho e durante a noite s


    O barulho que um talho produz até num 5. andar se ouve, mesmo que o talho possua isolamento e o prédio tenha alguma qualidade de construção. De facto não se tem ideia do barulho que um talho faz, e o cortar da carne?
  11.  # 34

    Mas o cortar da carne é durante o dia agora ter os motores das arcas encostadas á parede do quarto...
  12.  # 35

    Colocado por: AMVP

    O barulho que um talho produz até num 5. andar se ouve, mesmo que o talho possua isolamento e o prédio tenha alguma qualidade de construção. De facto não se tem ideia do barulho que um talho faz, e o cortar da carne?



    Da Revista Dinheiro & Direitos nº 64 de JUl/Ago 2004

    Em Bragança, I.T.eAR. viveram descansadamente em sua casa, um primeiro andar, até ao dia em que um talho se instalou no rés-do-chão. Começaram então os ruídos e as trepidações do corte da carne, bem como o incómodo cheiro das vísceras dos animais. Confrontados com o problema, os donos do estabelecimento transferiram alguns aparelhos para fora do edifício e isolaram as paredes e o tecto. Mas de pouco serviu., Como tal, I. T. e AR. recorreram aos tribunais, onde pediram que o talho deixasse de os incomodar.
    Por entre mil e uma peripécias processuais, o caso foi decidido no Supremo Tribunal de Justiça, ao fim de quase 11 anos. Este colectivo de juízes considerou que I.T. e AR. continuavam a não poder desfrutar plenamente do sossego e tranquilidade da sua casa, pois as obras no talho não tinham resolvido o problema. Como tal, condenou os donos a resolvê-lo de uma vez por todas e a indemnizar as queixosas.
    * Supremo Tribunal de Justiça, 21/10/2003.

    Comentário: segundo a lei, todas as pessoas podem impedir, pelos meios legais ao seu dispor, que os vizinhos prejudiquem a utilização da sua casa devido à"emissão de fumo, fuligem, vapores, cheiros, calor ou ruídos, bem como li produção de trepidações e a quaisquer outros factos semelhantes". É evidente que a utilização da habitação de cada um fica prejudicada se tiver de suportar ruídos e cheiros que não permitam descansar ou manter uma vida normal. E será assim mesmo que, do outro lado, possam ser postos em causa direitos como a livre iniciativa ou o direito de propriedade, que permite que cada um utilize o que é seu como entender, dentro de certos limites. Não há, pois, dúvidas quanto ao mérito da sentença. Já o mesmo não pode dizer-se quanto ao seu tempo. Como é possível que uma questão destas tenha sido arrastada durante 11
    anos, prejudicando quem diariamente sofria com as emissões de cheiros e ruídos? Poderemos mesmo dizer que, neste caso, se fez justiça?
    Concordam com este comentário: AlexSa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  13.  # 36

    Muito gosto eu de observar os tuginhas!
    Vêm para aqui deitar areia para os olhos e ficam conformados!
    Qual a diferença entre uma moradia ou um apartamento? Óbvio que a probabilidade de haver problemas em uma moradia é bem menor, mas que existem existem:

    1-https://forumdacasa.com/discussion/72989/1/vizinhos-insuportaveis/
    2-https://forumdacasa.com/discussion/73063/1/o-meu-vizinho-da-frente-colocou-5-caes-dia-e-noite-a-corrente-no-jardim/


    O problema não está no local. Mas sim no laxismo por parte das autoridades (seja a policia ou os serviços públicos, como câmaras e juntas) bem como da sociedade em si. É o deixa andar.

    A lei é pouco clara o que leva a múltiplas interpretações. Por fim, as situações até estão consideradas nas leis mas a forma como temos para as provar são colocadas de forma dúbia, o que acaba por ser ridículo conseguir provar seja o que for. Quem nunca teve ou soube do vizinho que ouve música alta durante o dia e quando a polícia chega ele desliga a música!???
    • Canos
    • 27 dezembro 2020 editado

     # 37

    Colocado por: AMVPO barulho que um talho produz até num 5. andar se ouve, mesmo que o talho possua isolamento e o prédio tenha alguma qualidade de construção. De facto não se tem ideia do barulho que um talho faz, e o cortar da carne?


    O problema que se vive é que é considerado normal viver com barulho! Como alguém aqui já escreveu onde anda o isolamento dos prédios? Ninguém sabe e ninguém exige. É o deixa andar por parte de arquitectos e construtores (Civis). Os clientes acabam por não ter formação alguma em termos de compra de casa e sua qualidade (basta ler alguns pedidos de orçamento e publicações de Donos de Obra que por aqui andam no fórum).

    Mas como também já escrevi o problema não se resume apenas ao isolamento. Também passa por leis e sensibilização da sociedade que demonstre aos que não respeitam que não podem continuar assim.

    Depois acabamos com uma sociedade confusa onde as pessoas lá se vão encaixando. E quem ganha são aqueles que nada cumprem e nada respeitam.

    Uma sociedade sem formação, é uma sociedade que pouco exige. Onde tudo o que brilha é ouro!

    Em tempos abri este tópico: https://forumdacasa.com/discussion/68269/1/aprender-a-consturir-uma-casa/

    Onde o objectivo era trazer um pouco de clareza e de qualidade ao assunto "Construir uma casa". Basta ver pelos comentários que fui muito bem tratado.
  14.  # 38

    Colocado por: BoraBoraNão há, pois, dúvidas quanto ao mérito da sentença. Já o mesmo não pode dizer-se quanto ao seu tempo. Como é possível que uma questão destas tenha sido arrastada durante 11
    anos, prejudicando quem diariamente sofria com as emissões de cheiros e ruídos? Poderemos mesmo dizer que, neste caso, se fez justiça?


    BoraBora mas o objectivo é que as pessoas desistam. 11 anos nunca serão devolvidos! E considerando que grande parte das pessoas não tem condições económicas e sociais (que vão desde de literacia até disponibilidade de agenda) para andar a correr para trás e para a frente com o processo como este. As coisas lá vão andando.

    Respondendo à sua questão. Não, não se fez justiça.
    Deixo outras questões:

    1-Afinal este caso, que se arrastou durante 11 anos, serviu para alguma coisa? Serviu para, por exemplo, serem criados alterações nas leis, de forma a serem mais ágeis, e criados procedimentos de como as autoridades e sociedade deve agir nestas situações? Ou o talho que durante 11 anos ganhou dinheiro à custa do mal dos outros, abriu 3 números de porta mais abaixo na mesma rua?
    2-Será que a câmara após a sentença deste caso continuou a emitir licenças para talhos em situações semelhantes?
    Concordam com este comentário: AlexSa
  15.  # 39

    Estou há mais ou menos um ano numa situação idêntica mas no meu caso é o ar condicionado. Tenho de esperar que seja desligado para poder ir dormir. Tenho 4 quartos, o ar condicionado ouve-se em 3 e no 4° quarto ouve-se a máquina de secar roupa dos vizinhos quando é ligada até tarde (é um quarto ao lado da cozinha).

    Em certa medida a situação melhorou porque antes era toda a noite a disparar e desligar, parecia um avião. Nessa fase eu passei a dormir no sofá da sala e o meu marido no do escritório. Os miúdos ficam no quarto em que se ouve menos.

    Agora, resisto ao sono mas por vezes acabo por adormecer no sofá. Já tentei várias vezes ir para a cama mas é impossível adormecer. Não há tampões que funcionem. Até o frio vir há 1 ou 2 semanas, as janelas ficaram abertas porque ajudava a atenuar o som que vem das paredes.

    Já falamos com os vizinhos e a postura inicial não foi receptiva. Comecei a gravar esses e outros sons motorizados (desumidificador de madrugada, estores eléctricos) e fiz queixa ao condomínio, pedi para colocarem um aviso com a lei.

    Depois do aviso parecia ter acalmado mas também quando disseram ao condomínio que tinham um acordo connosco (que não cumpriam) enviei os vídeos creio que da véspera.

    Oiço outro barulhos, as crianças a correrem até tarde, mas não são frequentes e são crianças! É diferente de algo motorizado e que se pode evitar.


    É assustadora a falta de descanso. Dei por mim muitas vezes a adormecer ao volante e tive colegas que repararam que volta e meia eu desligava. Estava acordada, mas não estava ali. Isto para não falar de começar a ter tensões arteriais acima de 14 (tenho habitualmente a tensão bastante baixa), dores de cabeça, etc.

    Como nos defendemos de quem não quer saber da lei? Ou saber do outro pois bastaria pensar que existem pessoas que não conseguem dormir por minha culpa... bem, eu ficaria completamente de rastos.
  16.  # 40


    ...e fiz queixa ao condomínio, pedi para colocarem um aviso com a lei.


    Aqui está um tema que o administrador poderá colaborar mas que não é da sua responsabilidade que passa, unica e exclusivamente, pela gestão das partes comuns.

    Ora problemas associados a ruídos entre 2 condóminos só devem ser por eles dirimido. Poderão (deverão), se necessário, incluir uma autoridade pública (PSP(GNR).

    Mas o ruído transmitido por máquinas faz-se, fundamentalmente, e nestas situações, por condução através da estrutura do prédio (pilares, placas, etc). É pois bastante importante que a fixação das máquinas ás estruturas do prédio sejam feitas através de suportes anti-vibracionais. Por vezes um simples tapete em borracha (caso das máquinas de lavar) é suficiente para diminuir as vibrações transmitidas.
 
0.0257 seg. NEW