Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sabem o que é exigido pela EDP Distr. para podermos mudar de energia trifásica para monofásica?
    No meu caso é um quadro numa casa com menos de 1 ano de construção, certificada para 90 amperes.
    Pretendia mudar o mínimo possível pois no futuro próximo posso necessitar de colocar novamente a energia trifásica (tenho grandes consumidores em casa: placa de indução, pavimento radiante elétrico e ar condicionado em toda a casa.
    A nível de cablagem tenho cabos de 16mm do contador até ao quadro principal da casa e cabos de 6mm para o quadro do primeiro andar e quadro da garagem. Forno e placa com circuitos independentes um do outro com cabos de 4mm no forno e com as 3 fases disponíveis (só 2 fases em uso) na placa em cabos de 6mm.
  2.  # 2

    A EDP irá pedir uma declaração de conformidade passada pelo electricista, em que declara que a instalação encontra se adaptata de trifásica para monofasica.

    Mas a sua instalação é uma BTE? É que 90A,dá 62kVA.
  3.  # 3

    90 amperes = 20,7 kva
  4.  # 4

    Colocado por: BigmouseA EDP irá pedir uma declaração de conformidade passada pelo electricista, em que declara que a instalação encontra se adaptata de trifásica para monofasica.



    Agora pedem declaração? Pedi para mudar de tri para mono no ano passado por telefone e só perguntaram se já tinha a instalação preparada.. o eletricista só xantou os cabos junto ao disjuntor não diferencial..
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro
  5.  # 5

    Em Leiria pedem. Ainda está semana fiz uma

    Colocado por: alam_

    Agora pedem declaração? Pedi para mudar de tri para mono no ano passado por telefone e só perguntaram se já tinha a instalação preparada.. o eletricista só xantou os cabos junto ao disjuntor não diferencial..
  6.  # 6

    Isso só se fosse monofasico,que não é possível. Logo dá 30 AMP por fase.

    Colocado por: mailhouse35190 amperes = 20,7 kva
  7.  # 7

    Colocado por: alam_

    Agora pedem declaração? Pedi para mudar de tri para mono no ano passado por telefone e só perguntaram se já tinha a instalação preparada.. o eletricista só xantou os cabos junto ao disjuntor não diferencial..
    Concordam com este comentário:AlexRibeiro


    Comigo foi igual. Distrito de Setúbal.
  8.  # 8

    Eu tenho os 20,7 kva, 90 amperes divididos pelas três fases (30 em cada).


    Colocado por: BigmouseIsso só se fosse monofasico,que não é possível. Logo dá 30 AMP por fase.

  9.  # 9

    20,7kVA (trif) é equivalente a 6,9kva (mono) por fase. Neste caso o cabo de alimentação terá de suportar os 30 AMP e não 90 Amp, pois como disse vão repartidos pelas 3 fases.

    Se quiser vai mudar para mono, o máximo que lhe iram dar é 10,35 kva que corresponde a 45Amp.

    Muitas vezes o grande problema das instalações trifásicas em edifícios habitacionais é conseguir uma correcta repartição de corrente pelas 3 fases, principalmente quando temos 10,35kVA trif.(15Amp/fase). Basta ligar um aspirador e um ferro na mesma fase para haver problemas.


    Colocado por: mailhouse351Eu tenho os 20,7 kva, 90 amperes divididos pelas três fases (30 em cada).


  10.  # 10

    Na minha zona posso pedir um máximo de 60A em monofasico, confirmado com a EDP Distr.
    A minha intenção em mudar para monofásico deve-se a dois motivos:
    1_Após 11 meses de histórico de consumos nunca precisei de usar mais de 45A/50A em simultâneo;
    2_Tenho fotovoltaicos e em determinados momentos estou a oferecer kWh a EDP numa fase e a comprar kWh na outra fase pois não tenho inversores que direcionem a produção para onde faz falta (por opção minha devido ao custo acrescido).

    Sobre os 20,7 kVA que tenho e a divisão dos consumidores por fase feita por mim na fase de construção da casa nunca tive um corte por excesso de consumo até hoje e tenho grandes consumidores em casa (o maior consome 4350 watts quando liga, o radiante da sala) e zero de preocupações da família em ligar o que necessitam ao mesmo tempo.




    Colocado por: Bigmouse20,7kVA (trif) é equivalente a 6,9kva (mono) por fase. Neste caso o cabo de alimentação terá de suportar os 30 AMP e não 90 Amp, pois como disse vão repartidos pelas 3 fases.

    Se quiser vai mudar para mono, o máximo que lhe iram dar é 10,35 kva que corresponde a 45Amp.

    Muitas vezes o grande problema das instalações trifásicas em edifícios habitacionais é conseguir uma correcta repartição de corrente pelas 3 fases, principalmente quando temos 10,35kVA trif.(15Amp/fase). Basta ligar um aspirador e um ferro na mesma fase para haver problemas.


  11.  # 11

    Colocado por: mailhouse351Na minha zona posso pedir um máximo de 60A em monofasico, confirmado com a EDP Distr.
    A minha intenção em mudar para monofásico deve-se a dois motivos:
    1_Após 11 meses de histórico de consumos nunca precisei de usar mais de 45A/50A em simultâneo;
    2_Tenho fotovoltaicos e em determinados momentos estou a oferecer kWh a EDP numa fase e a comprar kWh na outra fase pois não tenho inversores que direcionem a produção para onde faz falta (por opção minha devido ao custo acrescido).

    Sobre os 20,7 kVA que tenho e a divisão dos consumidores por fase feita por mim na fase de construção da casa nunca tive um corte por excesso de consumo até hoje e tenho grandes consumidores em casa (o maior consome 4350 watts quando liga, o radiante da sala) e zero de preocupações da família em ligar o que necessitam ao mesmo tempo.






    Até pode ser possível colocarem até 60A em mono, mas a introdução desde a coluna ou portinhola até ao contador, tem de estar com condutores de 16mm.

    Mesmo para 45A mono, tem de ter condutores de 10mm.
  12.  # 12

    Tenho cabos de 16mm do contador até ao quadro em casa.

    Colocado por: Varejote

    Até pode ser possível colocarem até 60A em mono, mas a introdução desde a coluna ou portinhola até ao contador, tem de estar com condutores de 16mm.

    Mesmo para 45A mono, tem de ter condutores de 10mm.
  13.  # 13

    Colocado por: mailhouse351Tenho cabos de 16mm do contador até ao quadro em casa.



    Se o troço está todo a 16mm, então é tranquilo.
  14.  # 14

    Esta semana vou fazer o pedido á EDP Distr., depois partilho o resultado.


    Colocado por: Varejote

    Se o troço está todo a 16mm, então é tranquilo.
  15.  # 15

    Então se tem todo preparado e só solicitar a potência monofasica que desejar.

    Se for preciso alguma coisa ele pedem lhe.
  16.  # 16

    Bom dia,
    Pedi à distribuidora o agendamento para a alteração do fornecimento de energia de trifásico para monofásico anexando o certificado do eletricista com competência para o acto. Dizem-me agora que o que devia ter anexado era a Declaração de Repartição de Cargas mas não me forneceram minuta alguma. Alguém tem uma minuta que possa disponibilizar para agilizar o processo?
    Obrigado
  17.  # 17

    Muito curioso. Acho que essa declaração faria sentido ao contrário: se fosse para se passar de monofásico para trifásico, faria sentido de alguma forma exigir que as cargas estejam minimamente equilibradas.
    Agora para passar para monofásico? O que é que a repartição de cargas lhes interessa?
  18.  # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesMuito curioso. Acho que essa declaração faria sentido ao contrário: se fosse para se passar de monofásico para trifásico, faria sentido de alguma forma exigir que as cargas estejam minimamente equilibradas.
    Agora para passar para monofásico? O que é que a repartição de cargas lhes interessa?


    Pois, sei lá eu... Só sei que nunca mais resolvo isso com a distribuidora...
  19.  # 19

    Bem, dei uma vista de olhos rápida pelo Google e parece que essa declaração é pedida há muitos anos. Não encontrei nenhuma minuta, mas parece que basta um texto em que o técnico declare que as cargas foram verificadas e estão distribuídas de forma equilibrada pelos circuitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taunus, ruicarlov
  20.  # 20

    Pode fazer sentido a Declaração de Repartição de Cargas se aplicar ao predio onde está o apartamento em questão, mesmo passando de trifasico para monofasico. Pode ser isso.
 
0.0224 seg. NEW