Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá,

    em minha casa há uma clarabóia antiga de duas águas com vidro simples e caixilharia em ferro que fica no vão da escada com uma área plana de sensivelmente 1,80x3,00m. como está mesmo no centro da moradia e acima da inclinação do telhado acaba por fazer com que o vão de escada tenha entre 1,50 a 2,00m acima do tecto do primeiro piso (o telhado é pouco inclinado, não permite sótão).

    estou a estudar aplicar ar condicionado pela casa além de trocar a lareira por uma salamandra mais eficiente, mas creio que convém resolver este problema também porque senão vou gastar muito mais energia a aquecer a casa, o calor foge todo por ali.

    portanto para amenizar a situação pensei em duas soluções:

    1 - mudar a clarabóia por uma mais moderna, mas não encontro velux ou marcas equivalentes com estas medidas, teria que ser feita por encomenda ou alguém da área conhece alguma marca que faça uma clarabóia fixa com estas medidas? as duas águas podem ser rectificadas, caso haja algum fabricante que faça estas medidas.

    2 - fechar com uma situação tipo tecto falso mas com vidro fosco ou acrílico para que a luz entrasse, mas ficasse ali uma caixa de ar e reduzisse o volume total a aquecer. aqui acho que gostava mais de fazer uma divisória de vidro com caixalharia como algumas divisórias verticais que se costumam ver em cozinhas e afins, não sei será praticável?

    qual será a melhor solução?
      terraced-house-t4-almada-vale-bem_6_1_1011780_13032995_4_1_fZOmqYoALtipN-XuiHVI+8Kj2tHfu7sxM6zU2zPUh1HEB8h4ZPpqcw==.jpeg
  2.  # 2

    uma clarabóia é sempre uma fonte de vida em divisões sem janelas,
    permite ter luz difusa, que não incomoda tanto como uma janela .

    Uma clarabóia também pode ser uma ferramenta " arrefecimento" passivo , permitindo ventilação cruzada da casa.

    Que experiência de vida tem com essa casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  3.  # 3

    estamos aqui há um ano e meio. até agora, com dois verões, o calor não foi problema. com correntes de ar, mesmo naqueles dias seguidos de temperaturas perto dos 40 graus, a temperatura no piso de baixo está boa e no piso de cima é mais quente mas também aceitável.

    o problema é no inverno, em alturas como esta, com mínimas de um dígito e máximas abaixo de 15 graus, a casa arrefece bastante. o calor gerado, seja pelos aquecedores, seja pela lareira, tem ali uma zona franca por onde escapar.

    não queremos abdicar da luz, daí as duas soluções em que pensámos: trocar por uma caixilharia mais eficiente (não sei se será suficiente) ou diminuir a altura através de um tecto falso com vidro/acrílico no meio ou uma divisória horizontal com vidro martelado ou algo parecido.
  4.  # 4

    no inverno é pior, porque quase de certeza que existe um espaço livre para ventilação e eliminação dos condensados, em ambos os lados dessa claraboia, ou seja, o calor escapa-se.

    O ideal é ir falar com uma serralhara e substituir isso tudo por uma solução de skylight em aluminio com ruptura termica e vidro duplo com capa reflectante. e melhor ainda ser dotado parcialmente de uma claraboia de ventilação motorizada.
    Uns 6000€ devem chegar.. dependendo dos acesso, meios de elevação necessários e das obras de adaptação a realizar na cobertura.
    Concordam com este comentário: mtavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  5.  # 5

    sim, na foto dá para ver os orifícios, são dois de cada lado, com cerca de 5cm de diâmetro.

    bolas, 6 mil euros paga a electricidade e lenha extra durante uns bons anos, talvez décadas lol. a outra solução ficaria bastante mais barata, não? deixar a clarabóia como está e fazer um tecto falso misto com vidro ou uma divisória de metal e vidro horizontal.

    ainda assim essa resposta confundiu-me um bocado: "skylight (...) dotado parcialmente de uma clarabóia de ventilação motorizada"? skylight não é um termo moderno para uma clarabóia sem janela? em que consiste essa solução exactamente?
  6.  # 6

    Fui buscar o termo das séries de alumínio dedicadas a este tipo de soluções...

    Skylight é clarabóia.
  7.  # 7

    Tape os buracos.
  8.  # 8

    Depois condensa e começam outros problemas piores...
    Concordam com este comentário: mtavares, chalana
  9.  # 9

    Colocado por: SirruperTape os buracos.
    Concordam com este comentário:lmcaet


    e depois temos a Humidade
    https://www.youtube.com/watch?v=DTU0yh9nEkg
    Concordam com este comentário: chalana
  10.  # 10

    pois, tapar os buracos nunca me passou pela cabeça porque servem para ventilar aquela zona, se os tapar vou ter ali um ponto crítico de condensações.

    não estava à espera que uma clarabóia nova em alumínio com vidros duplos fosse tão cara... deixar esta clarabóia e colocar uma divisória horizontal com vidro duplo não ficará mais barato? ou colocar gesso à volta com uma área mais pequena em vidro a meio? depois não consigo ter acesso ao poço entre a divisória e a clarabóia, mas não devo precisar, creio.
  11.  # 11

    vai tamponar a passagem humidade.
  12.  # 12

    Coloque uma clarabóia motorizada, uns 500e/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  13.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoColoque uma clarabóia motorizada, uns 500e/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:chalana


    isso já é metade dos 6000 mil euros...

    empresas a fazer esse tipo de clarabóias por medida na zona de lisboa, preferencialmente margem sul? qualquer empresa de caixilharias me faz isso? normalmente as que tenho pesquisado online não apresentam esse tipo de soluções.
  14.  # 14

    É uma clarabóia de duas águas... O preço do m2, com a compatibilização da envolvente exterior e eliminação de de zonas com pontes térmicas vai ficar mais caro, bem mais caro que esse valor de referência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  15.  # 15

    Pedro

    mas o que achas de uma segunda claraboia pelo interior? algo que permitisse abrir de vez em quando? e portanto não mexer na do telhado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chalana
  16.  # 16

    Leve aí um serralheiro de alumínio para analisar no local as necessidades.
  17.  # 17

    Colocado por: marco1mas o que achas de uma segunda claraboia pelo interior? algo que permitisse abrir de vez em quando? e portanto não mexer na do telhado?

    è uma opção válida também. criar um plano de nível, com painéis de acrilico foscado. aproveitar e aplicar uma solução de iluminação perimetral.

    Mas não é o memso que estar e olhar apra o céu. obviamente irá baixar bastante os custos. resolve em parte a questão do inverno. não menos verdade é que depois terá que se limpar frequentemente os paineis, pela deposição de poeiras.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    è uma opção válida também. criar um plano de nível, com painéis de acrilico foscado. aproveitar e aplicar uma solução de iluminação perimetral.

    Mas não é o memso que estar e olhar apra o céu. obviamente irá baixar bastante os custos. resolve em parte a questão do inverno. não menos verdade é que depois terá que se limpar frequentemente os paineis, pela deposição de poeiras.


    o vidro desta clarabóia é martelado, ou seja a luz passa, mas não se aprecia o céu. uma das minhas soluções seria essa, portanto.
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasÉ uma clarabóia de duas águas... O preço do m2, com a compatibilização da envolvente exterior e eliminação de de zonas com pontes térmicas vai ficar mais caro, bem mais caro que esse valor de referência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:chalana


    então se calhar sai mais barato regularizar o murete onde assenta a clarabóia de forma a aplicar uma simples, seja direita ou inclinada.
 
0.0212 seg. NEW