Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Resido na zona de VFX e adquiri recentemente uma moradia. este é o meu primeiro inverno nela, e vindo de um apartamento estou a constatar que a nivel de isolamento é fraco no inverno.
    mudei-me para cá em agosto, e neste momento o inverno está a ser duro.
    primeira coisa que fiz quando me mudei para cá, foi encomendar janelas em pvc da kommerling com vidro duplo (2 folhas) com corte termico e acustico.
    instalei um recuperador de calor, só que na instalação do recuperador verificámos que não existe isolamento termico na laje (25 cms de laje) da casa.
    a casa tem telha (com desvão?? será isto o termo), e o telhado são de 4 aguas.

    e para maximizar o aquecimento do recuperador /isolamento das janelas, penso que o passo seguinte será de isolar termicamente a laje.

    optando por uma solução de lã de rocha, tenho varias questões:
    - qual a espessura que devo aplicar?
    - se comprar uma de 80mm, justifica estar a colocar 2 placas cruzadas?

    estava a ver por exemplo estes 2:
    https://www.bricodepot.pt/manta-de-l-de-rocha-com-kraft
    https://www.bricodepot.pt/rolo-de-l-de-rocha

    qual o melhor?
    - kraft é a pelicula que o material tem de um dos lados, correto?
    - segundo já li aqui no forum, deve ser colocado com a parte virada para a parte quente, neste caso será a laje, correto?
    - Se aplicar dupla camada, a segunda camada deverá ser igual à primeira? ou pode ser uma mais simples/economica?
    - se for igual, deverá ser novamente com o kraft para baixo?
    - deverá ser só assentar e assegurar que está bem junto aos limites do telhado, ou devo adicionar algum produto para fixar?

    Há varios factores a ter em conta, densidade, espessura, resistencia termica...

    quais é que devo ter em consideração?

    se tiverem algum que saibam que é bom, agradecia sugestões.

    Obrigado

    Pedro
  2.  # 2

    isso que pergunta está tudo explicado e mais que explicado nas discussões que diz que leu...

    Mas..
    - kraft é a pelicula que o material tem de um dos lados, correto? sim é o papel
    - segundo já li aqui no forum, deve ser colocado com a parte virada para a parte quente, neste caso será a laje, correto? sim
    - Se aplicar dupla camada, a segunda camada deverá ser igual à primeira? ou pode ser uma mais simples/economica? pode meter sem papel.
    - deverá ser só assentar e assegurar que está bem junto aos limites do telhado, ou devo adicionar algum produto para fixar? basta pousar e aconchegar bem a manta contra todo o perimetro do espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pgmr1979
 
0.0086 seg. NEW