Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite comprei uma casa com lareira co recuperador de calor, acontece que a hotte está a puxar ar do interior da habitação pela grelha superior em vez de mandar ar quente para a mesma e sentem-se a corrente de ar frio a circular pela casa.
    A hotte tem uma ventilação do exterior será pequena? E por isso está a puxar ar frio do interior pela grelha em vez de mandar ar quente e por isso a corrente de ar no interior da sala?

    Desde já agradeço a vossa ajuda
  2.  # 2

    Fotos caro Pedro
  3.  # 3

    https://postimg.cc/gallery/MKvLsRf

    De referir que se abrir a porta do recuperador volta a sair calor da grelha superior da hotte
  4.  # 4

    A entrada de ar exterior tem 9x10cm
  5.  # 5

    Colocado por: PedroPedrBoa noite comprei uma casa com lareira co recuperador de calor, acontece que a hotte está a puxar ar do interior da habitação pela grelha superior em vez de mandar ar quente para a mesma e sentem-se a corrente de ar frio a circular pela casa.
    A hotte tem uma ventilação do exterior será pequena? E por isso está a puxar ar frio do interior pela grelha em vez de mandar ar quente e por isso a corrente de ar no interior da sala?

    Desde já agradeço a vossa ajuda
    Sabe se a circulação de ar tem alguma ajuda mecânica?
    Em princípio a finalidade da hotte é extrair pois contém/esconde os tubos de extração de fumos da queima. Mas se existe também admissão em princípio está correto que o ar entre na habitação por cima.
    Os recuperadores é que costumam fazer a recirculação de ar para aproveitamento do calor e expeli-lo por tubagem própria.
    Vendo a sua foto, não faz muito sentido calor a sair junto ao tecto, faz mais sentido que seja uma admissão/ventilação de ar frio para o espaço.
    Isto porque o calor sobe naturalmente e se a finalidade é aquecer o ambiente então a projeção de calor deve ser o mais possível junto ao solo.
    Não sendo profissional desses equipamentos, já instalei alguns dentro da lógica que expus.
    O que pode estar a suceder é que a demanda de admissão de ar feita pelo recuperador seja tal que provoca a tal corrente de ar, mas se for isso tem de reduzir e não aumentar a admissão exterior. Se a admissão de ar exterior não tem uma grelha regulável, experimente tapar parte desse bocal sem comprometer o funcionamento do recuperador e veja se nota alguma diferença.

    Se não resultar ou mesmo que resulte acho que deveria tentar falar com quem instalou e colocar-lhe a questão.
    Principalmente se for casa nova e na sua opinião não lhe é confortável o equipamento, é o que eu faria.
  6.  # 6

    Kduvidas obrigado pela sua resposta, no entanto estou confuso...
    É um recuperador sem circulação mecanica com apenas a tubagem para extração de fumo dentro da hotte. Tem a grelha superior para a sala e uma entrada de ar exterior em baixo na parede exterior.
    Eu tinha a ideia que entrando ar exterior para a hotte na zona mais baixa faria subir o ar quente que se encontra dentro da mesma forçando esse ar quente a entrar para a habitação pela grelha superior, estou errado?
  7.  # 7

    O que está a acontecer é que não está a entrar ar quente para a habitação a grelha superior está é a sugar ar frio da sala para dentro da hotte o que me leva a concluir/pensar que existe um defice de entrada de ar fresco do exterior. A grelha no exterior tem 9x10cm no entanto fizeram-na junto à lage do piso o que deixa a entrada de ar efetiva para a hotte reduzida a uns 4x10cm (40cm2)
  8.  # 8

    Ps: não é habitação nova não conheço o instalador
  9.  # 9

  10.  # 10

  11.  # 11

    É como lhe digo, para mim faz sentido que entre ar frio da grelha para a sala ou saia ar quente da sala pela grelha, não o inverso.
    Faça a experiência que lhe sugeri. Reduza ou tape totalmente a entrada de ar do exterior e veja se nota diferenças.
    Essa exaustão do recuperador não estar isolada deve libertar bastante calor para a hotte e ele terá de sair por algum lado.
    Mas como lhe digo são meras opiniões pois não sou especialista.
    Concordam com este comentário: mtavares
 
0.0165 seg. NEW