Iniciar sessão ou registar-se
    • sraul
    • 31 dezembro 2020 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Sei que já existem muitos tópicos deste género, mas gostaria de ter opiniões de entendidos nesta matéria para este caso concreto.

    Pretendo substituir o meu AC actual Samsung que se encontra avariado. Tenho um multi-split de 6,8KW (MH068FXEA4) com 4 unidades interiores, 3 de 9000 Btus nos quartos e 1 de 12000 Btus na sala (MH026 e MH035). O prédio tem pré-instalação, e pelo que consegui averiguar a tubagem é toda de 3/8".

    Estou inclinado para as marcas mais premium, Mitsubishi e Daikin, porque quero algo com qualidade, que seja muito confortável (temperatura estável, fluxo de ar bem distribuido, etc.) e acima de tudo que faça o menos barulho possível.

    As áreas das divisões são e características do prédio são:
    - Sala: 29m2, com janela de 2x3,5m2 (7m2 total) voltada a sudoeste, com porta para a cozinha de 17m2 e hall de entrada de 7m2.
    - Quarto 1: 15m2 com janela de 2x1,5m2 (3m2 total) voltada a nordeste, com WC (suite) de 4m2.
    - Quarto 2: 11m2 com janela de 2x1,5m2 (3m2 total) voltada a nordeste.
    - Quarto 3: 11m2 com janela de 2x2,5m2 (5m2 total) voltada a nordeste, para funcionar como escritório alguns dias da semana.
    - O resto é corredor entre o hall e quartos com total de 10m2, e WC de serviço com 5m2.
    - Área total são aprox 110m2.
    - Exposição solar 2 fachadas, quartos a nordeste e sala e cozinha a sudoeste.
    - Prédio de 2009, na zona de Lisboa, com parede dupla e caixa de ar, apartamento em último piso, com andar de arrecadações por cima e placa de betão antes do telhado.
    - Janelas de vidro duplo 16mm de correr.

    Estou a tentar determinar a potência mais adequada para cada divisão.
    O meu objectivo era colocar um sistema que me permita climatizar toda a casa mantendo portas abertas das divisões, e estar ligado de forma permanente enquanto estivermos em casa como um todo, e não apenas divisão a divisão, para ter uma temperatura uniforme em toda a casa.
    Actualmente tenho 12000 Btus na sala, mas dado que o sistema funcionava mal, eu só o ligava mesmo quando estava na divisão, e 1h antes de ir dormir nos 2 quartos, pelo que nunca consegui perceber se estava bem dimensionado ou não.

    1) A minha primeira questão é: qual a potência recomendada para unidade interior da sala?
    Usando algumas calculadoras de BTUs, parece-me que o mais adequado para a sala e assumindo que as portas para a cozinha e hall se mantêm abertas, seria 18000 BTUs. Neste caso apenas encontro o Mitsubishi com 18000 BTUs e tubagem de 3/8". Por outro lado existe uma diferença grande entre o ruido produzido no modo mais silencioso, entre os modelos de 18000 e 15000 BTUs, pelo que se fosse suficiente preferia o de 15000 por ser mais silencioso (de acordo com as especificações).

    Convém adicionar outro aspecto: eu pretendo o AC maioritariamente para aquecer a casa no inverno, e neste caso há 2 pontos a ter em conta:
    - a) No verão, mesmo estando a sala voltada a sudoeste, raramente sinto necessidade de usar o AC para arrefecer, só mesmo naquelas semanas muito quentes, 1 ou 2 semanas no máximo, e pouco tempo por dia. Dito isto, posso dizer que na sala mesmo no inverno como agora a temperatura mantém-se nos 17ºC sem qualquer aquecimento, dado apanhar bastante sol durante o dia e ter muita janela.
    Desta forma parece-me que os cálculos que tenho feito com base em fórmulas que encontrei em alguns sites, se centram mais na produção de frio, e acabam por dar uma necessidade de BTUs alta para a sala por ser voltada a sudoeste e ter muita área de janela. Este é um dos principais pontos onde tenho bastantes dúvidas, pois como disse acima preferia colocar 15000 BTUs se for suficiente para conseguir ter um funcionamento mais silencioso.
    - b) Embora a unidade seja de 15000 BTUs, em calor, que é o meu principal propósito, ela produz mais de 18000 BTUs em calor (neste caso da Mitsubishi seria o modelo MSZ-AP42VGK-MU).

    2) A outra questão é em relação à potência da unidade exterior. Existe uma diferença considerável de preço entre a unidade de 7,2 e 8,3 KW no caso da Mitsubishi, pelo que se a de 7,2KW fosse suficiente, poupava algum dinheiro. Sei que a de 8,3KW é mais eficiente mas no meu caso, com uma utilização moderada (6 meses ao ano no maximo, uma média de 60 horas por semana), não sei se alguma vez irei recuperar o retorno desse investimento. Mas se me disserem que o desgaste na de 7,2KW é superior e a performance inferior, então já pode compensar pagar esse extra para ir para a de 8,3KW.

    3) A última questão é se conhecem mais alguma marca que permite colocar uma unidade interior com mais que 12000 BTUs em tubagem de 3/8", e que recomendem.

    Peço desculpa pelo texto tão longo, mas espero que me consigam ajudar.

    Obrigado deste já!
  1.  # 2

    Olá boa tarde,

    estou exactamente com a mesma questão, vou estar atento, de momento tenho dois orçamentos, para Daikin e mitsubishi, mas as duvidas ainda são muitas.

    RT
  2.  # 3

    Colocado por: MaestroOlá boa tarde,

    estou exactamente com a mesma questão, vou estar atento, de momento tenho dois orçamentos, para Daikin e mitsubishi, mas as duvidas ainda são muitas.

    RT


    Que valor de orçamentos tens?
    Se entretanto chegares a alguma conclusão partilha sff.
 
0.0094 seg. NEW