Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite mais uma vez,

    Tenho um apartamento que foi comprado há uns meses, "renovado" em 2016/2017, em que na renovação encheram todas as paredes e tectos da casa com pladur. Infelizmente a casa ja me foi vendida por uma segunda pessoa e não por quem fez a obra portanto não consigo saber a razão, mas tenho vindo a descobrir aos poucos que o prédio é de bastante má construção.

    O prédio é de 1972 e tem placa de betão.

    Tenho pena que quando a obra foi feita não tenham pensado em incluir isolamento acústico / térmico dentro do pladur. Dito isto tenho os seguintes pontos que gostava de pedir opinião:

    1 - Por exemplo no meu quarto, a parede onde está encostada a cabeça da cama penso ser apenas uma parede de tijolo simples para o vizinho (mais o pladur do meu lado). Por vezes ouço som de televisão e/ou eles a conversar. Nao o estão a fazer alto e pedir para baixarem parece-me exagerado, a parede é que é provavelmente muito fraca. Dito isto, valeria a pena abrir o pladur, colocar algum tipo de isolamento e voltar a fechar? Isto é possível sem grandes estragos (ou seja, tirar as placas, mudar e voltar a usar as mesmas placas) ou é necessário partir tudo para o fazer? Que tipo de revestimento seria necessário ?

    2 - Especialmente na sala, mas um pouco por toda a casa, ouço tudo o que se passa no andar de cima. Podem ver o meu tópico anterior que mostrou que uma simples vibração de um desumidificador me fazia vibrar o tecto ligeiramente. Espreitando para dentro do pladur através dos buracos da luz, o pladur está a 18cm do tecto (pé direito original de 2.80, portanto fica com 2.60 + ou -), e consigo ver que está preso a "vigas" metálicas com a largura da sala (guias? não sei o termo), que estão aparafusadas com parafusos compridos diretamente ao tecto. O andar de cima era originalmente uma arrecadação e foi convertido em apartamento há um monte de anos, mas o chao é provavelmente o original ainda e deve estar diretamente na placa.

    Ora isto faz-me levantar algumas questões, se o pavimento do andar de cima é directo na placa, e se o meu pladur está aparafusado á placa, isto não vai fazer com que o pladur amplifique os ruídos de impacto vindos de cima? Repete-se a pergunta do ponto 1, valerá a pena por aqui alguma coisa? há alguma forma de o fazer mantendo a instalação actual?

    3 - O prédio não tem elevador e as escadas são de pedra branca com veios (marmore?) com um fosso e as paredes daquela "areia" feia que era comum nesta altura mas já foi pintada por cima entretanto. As escadas fazem um eco descomunal. Eu consigo por exemplo ouvir o trinco da porta de entrada do prédio a destrancar, estando eu no 3º andar. Existe alguma azedice entre os condóminos do prédio devido a ruídos, dado alguns dos apartamentos terem tido obras recentemente, e enquanto que obviamente se alguém for mexer numa parede o prédio vai tremer, sinto que parte dos problemas vem de literalmente tudo o que se passar nas escadas toda a gente ouve.

    Existe algum tipo de solução (material a colar nos tectos por exemplo?) que se possa fazer nas escadas para atenuar o eco e que não tenha custo muito elevado, de forma ser passível de propor em reunião de condomínio? Ou é um caso perdido dada a combinação de pedra no chão + pedrinhas na parede? (ah e azulejos na totalidade da parede do hall de entrada).

    Muito obrigado mais uma vez
  2.  # 2

    Alguém consegue ajudar?
    • eu
    • 2 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: manelisDito isto, valeria a pena abrir o pladur, colocar algum tipo de isolamento e voltar a fechar?

    Se usar lã mineral entre o pladur e a parede, vai atenuar bastante o ruído. Mas os resultados concretos ninguém consegue prever, pois o som pode passar pela estrutura ou por outras paredes.

    Isolamentos, para ficarem bem feitos, têm que ser integrais, não basta isolar uma pequena parte.
  3.  # 4

    Obrigado pela resposta. E relativamente ao processo, é possível reaproveitar ou é necessário mudar tudo?
    • eu
    • 2 janeiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: manelisE relativamente ao processo, é possível reaproveitar ou é necessário mudar tudo?

    É possível aproveitar as placas, com muito tempo e muita paciência, mas não fica um trabalho decente.

    Mas como os materiais são relativamente baratos e a mão de obra é cara, se calhar fica mais barato deitar isso tudo ao lixo e colocar placas novas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelis
  4.  # 6

    Ok parece me então que fazer isto seria um trabalho maior do que quereria.

    E relativamente ao ponto 3 tem alguma opinião?
  5.  # 7

    Colocado por: manelis3 - O prédio não tem elevador e as escadas são de pedra branca com veios (marmore?) com um fosso e as paredes daquela "areia" feia que era comum nesta altura mas já foi pintada por cima entretanto. As escadas fazem um eco descomunal. Eu consigo por exemplo ouvir o trinco da porta de entrada do prédio a destrancar, estando eu no 3º andar. Existe alguma azedice entre os condóminos do prédio devido a ruídos, dado alguns dos apartamentos terem tido obras recentemente, e enquanto que obviamente se alguém for mexer numa parede o prédio vai tremer, sinto que parte dos problemas vem de literalmente tudo o que se passar nas escadas toda a gente ouve.

    É questão de modificar parte ou a totalidade dos revestimentos de paredes e tetos, para materiais com diferentes propriedades acústicas. Para não fazer obras, gastar dinheiro e continuar com o mesmo problema, convém falar com um engenheiro que faça projetos de acústica.
  6.  # 8

    Colocado por: J.Fernandes
    É questão de modificar parte ou a totalidade dos revestimentos de paredes e tetos, para materiais com diferentes propriedades acústicas. Para não fazer obras, gastar dinheiro e continuar com o mesmo problema, convém falar com um engenheiro que faça projetos de acústica.
    Convém é ter dinheiro para investir numa solução eficaz e não pensar que por algumas centenas de euros vai passar a viver no céu.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 janeiro 2021

     # 9

    Por vezes, mais vale não mexer em nada do que fazer apenas pequenas obras.
 
0.0148 seg. NEW