Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os leitores,

    tenho uma lareira na minha atual casa que terá sido feita pelos antigos proprietários. Acontece que a mesma deixa um pouco a desejar uma vez que estando a porta da divisão fechada a extração deixa de acontecer inundando a divisão com fumo.

    Deixo uma imagem exemplificativa.

    De chaminé no exterior tem seguramente uns 3.5m após a placa e um chapéu dos clássicos "muita abertura".

    Sintomas com porta aberta:
    boa extração

    Sintomas com porta fechada:
    má extração, inclusivé chega a sair fumo igualmente pela saída dedicada ao forno.

    Ideias? apesar de imaginar que é má concepção da mesma por quem a fez, talvez até por ter o forno em cima minimize a puxada de ar quente/fumo..

    Poderá ter a boca excessivamente ampla? ( aqui posso testar baixando a mesma com algum cartão uns bons 15cm )

    Confesso que também ainda não a limpei..

    Cumprimentos, desde já.
      IMG_1738.JPG
  2.  # 2

    as lareiras precisam de uma entrada de ar para funcionarem bem, por isso é que essa trabalha bem com a porta aberta mas trabalha mal com a porta fechada, como o espaço não é alimentado com ar fresco, a chaminé não tem nada para puxar e começa a deitar fora o fumo.

    nas casas novas, como são bem isoladas é normal deixarem um buraco para a rua para entrar mais ar na divisão. Deduzo que tenha que fazer o mesmo na sua.
    Concordam com este comentário: jmvps
  3.  # 3

    Viva,

    sim faz sentido..
    de qualquer forma, dentro de casa, na sala de estar, isso não acontece. Com as portas todas fechadas, e a mesma super quente, pode atirar o que quiser que a mesma puxa a 100% e não tem nenhum extractor... apenas vai até à cumieira da casa tendo por isso uns bons 10m de conduta que honestamente não sei se faz diferença para o caso..

    daí dizer que esta tem seguramente algum problema de concepção pois o comportamento é 200% diferente relativamente à que está dentro de casa.

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: davidanrodapenas vai até à cumieira da casa tendo por isso uns bons 10m de conduta que honestamente não sei se faz diferença para o caso..
    faz, toda a diferença.
  5.  # 5

    Pois, esta fica em um anexo, mas está significativamente afastada.. de qualquer forma acredito que a estrutura da casa à frente possa causar grandes variações no vento que chega a esta problemática..

    Se eu soubesse que subir um metro faria toda a diferença, fazia-o .. o problema é adivinhar...
  6.  # 6

    Colocado por: davidanrodSe eu soubesse que subir um metro faria toda a diferença, fazia-o .. o problema é adivinhar...
    se o problema não é falta de ar, subir é provavelmente a solução mais correta. normalmente ao construir a chaminé é o que se faz.. vai se testando com um jornal e subindo até que extraia bem.

    se nao é assim grande problema subir mal não fará.
  7.  # 7

    mais altura significará necessáriamente maior poder de tiragem?

    é que no caso deste anexo "amplo", fechando a porta, 2 segundos depois já está a deitar fumo para fora..
  8.  # 8

    Colocado por: davidanrodmais altura significará necessáriamente maior poder de tiragem?
    sim.

    Colocado por: davidanrodé que no caso deste anexo "amplo", fechando a porta, 2 segundos depois já está a deitar fumo para fora..
    portanto.. se tiver a porta aberta ele tira bem? nesse caso o problema é falta de ar. vai ter de pensar numa entrada de ar permanente, ou algo que pode abrir e fechar quando nao usar a chaminé...
  9.  # 9

    sim, com a porta aberta tira bem..

    de qualquer forma, com este tempo, estando a porta mesmo um pouco aberta é suficiente para toda a cozinha estar fria dado o vento..
    faz-me seriamente confusão porque dentro de casa, com a mesma amplitude e portas fechadas tal não acontece tendo apenas como diferença, o profissional que a fez e o cumprimento da chaminé que é claramente muito superior.. Se quiser assar sardinhas mesmo com a porta fechada, não passa absolutamente cheiro nenhum..

    uma chatice..
  10.  # 10

    Colocado por: davidanroduma chatice..
    pois
 
0.0114 seg. NEW