Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá malta,

    A minha máquina de lavar está boa MAS há um barulho muito mau, e esse barulho deve-se aos amortecedores.
    Se puxar o tambor para a frente e para trás o plástico preto da imagem bate na parte cinzenta.

    Faz um "tlóc tlóc"
    Junto aos amortecedores até há coisas vermelhas não sei se está relacionado.

    Na zona de Odivelas há alguém aqui que saiba reparar isto OU que me possa indicar algum contacto?

    A máquina já é velhinha, se for um orçamento alto vou comprar uma nova.
    Faz barulho durante a lavagem, na centrifugação.
    Obrigado! 😉🙂
  2.  # 2

    .
      IMG_20210105_181601.jpg
  3.  # 3

    compra as peças e faz tu o serviço isso não tem grande segredo.
  4.  # 4

    Eu levo 180€ pela deslocação e até 2 horas de trabalho. As peças à parte. Não dou garantia...
    ;)
    • AMVP
    • 5 janeiro 2021

     # 5

    Sempre pode falar com os senhores desta loja, costumam ser eficientes e tb lhe dizem logo se vale a pena reparar, às vezes mesmo na loja dão logo essa informação, há coisas que não compensa de todo.

    https://www.google.com/maps/@38.7857985,-9.1840724,3a,75y,313.18h,95t/data=!3m6!1e1!3m4!1s46UxtmFMed0aZcIx0YanHA!2e0!7i16384!8i8192
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradascompra as peças e faz tu o serviço isso não tem grande segredo.

    Não tem?
    Eu não sei, não faço a mínima ideia!

    Posso comprar qualquer amortecedor?
    É só desapertar e substituir?
    Tenho que voltar a máquina ou pode ser na posição normal?


    Pedro, queria que o total não me chegue a 100€!
    Mas não faço ideia dos preços.
    😁
  6.  # 7

    Colocado por: AMVPSempre pode falar com os senhores desta loja, costumam ser eficientes e tb lhe dizem logo se vale a pena reparar, às vezes mesmo na loja dão logo essa informação, há coisas que não compensa de todo.

    https://www.google.com/maps/@38.7857985,-9.1840724,3a,75y,313.18h,95t/data=!3m6!1e1!3m4!1s46UxtmFMed0aZcIx0YanHA!2e0!7i16384!8i8192
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

    Obrigado! 👍😉🙂
  7.  # 8

    É ver o modelo da máquina, procurar os amortecedores adequados e por mãos à obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
    • size
    • 5 janeiro 2021

     # 9

    Colocado por: casinhaDaAvo

    Posso comprar qualquer amortecedor?

    Não.
    Desmonte os amortecedores e leve-os junto da loja, para adquirir equivalentes.

    É só desapertar e substituir?
    Tenho que voltar a máquina ou pode ser na posição normal?

    Em termos de posições, tanto faz.
    Mas, se calhar, a posição de deitada será a melhor, do que em pé...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  8.  # 10

    o tambor irá ficar suspenso pelas molas superiores... mas sim, deitado deve ser mais pratico/melhor, com ambos os amortecedores acessivels à esquerda e á direita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  9.  # 11

    Ok, só tenho medo que o tambor se desmonte! 😁 Comigo nestas coisas, há ssmpre o risco de dar errado! Quem nunca mexeu...

    Estive a ver e há 3 amortecedores. A minha máquina é uma ariston al637tx

    https://www.pigmento.pt/index.php/produtos/maquinas-de-lavar-secar-e-loica/amortecedores.html

    Resta saber qual é.
    https://www.pigmento.pt/index.php/produtos/maquinas-de-lavar-secar-e-loica/amortecedores/amortecedor-ariston-indesit-80n-furo-10-mm-1-unid.html

    https://www.pigmento.pt/index.php/produtos/maquinas-de-lavar-secar-e-loica/amortecedores/amortecedor-ariston-indesit-120n-6899.html

    https://www.pigmento.pt/index.php/produtos/maquinas-de-lavar-secar-e-loica/amortecedores/amortecedor-ariston-indesit-120n.html


    Apenas o 2o tem uma lista completa.
    Já procurei mas não encontrei nada.

    Então é só despertar e já está, é isso? Não se vai soltar nada, correto? É só desapertar os amortecedores e está pronto a trocar.
    Assim, consigo procurar pela referência.
  10.  # 12

  11.  # 13

    Como vê nas listagens, os amortecedores têm a força de amortecimento em Newton entre parênteses - por exemplo (85N) ou (250N). Na sua foto só dá para ver CIMA patent Italy. Veja se o outro lista a força. Senão tente tirar foto ao outro lado em modo selfie, ou mesmo desmontá-lo provisoriamente. Regra geral, um amortecedor com o mesmo tamanho e força faz o serviço.

    Ainda que possa ser um pouco longe para si, tem a Electro cruzeiro em Mem-Martins ou a BEPA em Queluz.
    • size
    • 6 janeiro 2021 editado

     # 14

    Colocado por: casinhaDaAvo

    Então é só despertar e já está, é isso? Não se vai soltar nada, correto? É só desapertar os amortecedores e está pronto a trocar.
    Assim, consigo procurar pela referência.


    Não tenha receio, que o tambor está bem suspenso em molas, não cai.
    É só desapartar e sacar os 2 parafusos de cada amortecedor e pronto, já está.

    Não compre os amortecedores online com base em fotos, porque pode dar raia. Há que observar a força, o comprimento e o diâmetro do encaixe dos parafusos.
    Por isso, nada melhor que colher a referência, ou recorrer a uma loja da especialidade, levando o amortecedor velho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  12.  # 15

    Obrigado size!! 🙂😉👍👍
    Vou ter que tombar a máquina. Eles estão apertados um para um lado outro para o outro, o acesso vai ser diferente.
    Se nesmo tombando a máquina não há problema, vou ter que a tombar em diferentes formas. Estive a tentar tirar um, e não foi fácil. Está bem apertado!
    • size
    • 6 janeiro 2021

     # 16

    Tem que usar 2 boas chaves. Uma para fixar uma das porcas e a outra para desapartar a outra.

    Deite a máquina sobre uma das faces laterais. Não sobre a face do óculo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  13.  # 17

    O melhor que pode fazer é pegar no número de série da máquina, marca e modelo, e ir a uma casa de electrodomésticos. Eles têm acesso aos fabricantes e dão-lhe a peça correcta sem tirar nem por. Mas vou-lhe dar uma opinião: cá para mim você tem é o rolamento do tambor gasto, e isso não é uma boa notícia...
  14.  # 18

    O meu, berrou. E como a Cuba não deu para desmontar... Foi tambor todo novo... Uma trabalheira...
  15.  # 19

    Colocado por: size
    Não tenha receio, que o tambor está bem suspenso em molas, não cai.


    Em rigor, veja primeiro se as molas no topo não estão partidas e/ou soltas. Uma mola não funcional também dá chocalheira.

    Veja também se os pesos estão lá, bem apertados e sem estarem partidos. Os pesos são uns "calhaus" em betão usados para aumentar a inércia do conjunto, tipicamente fixados no topo da cuba, na parte inferior da cuba e em torno do óculo (varia entre máquinas).
  16.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasO meu, berrou. E como a Cuba não deu para desmontar... Foi tambor todo novo... Uma trabalheira...


    Aqui tb.
 
0.0204 seg. NEW