Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 1 fevereiro 2021 editado

     # 121

    Colocado por: zedasilvaOxidar


    quale é o problema de oxidar? desde que a água nao apareça em permanencia nao é um pouco de ferrugem que faz mal a estrutura. A protecção galvanica nao funciona assim, se assim fosse nao se podiam aparafusar estruturas galvanizadas.

    Não é ideal mas está longe de ser uma catastrofe.


    Mau sao aqueles cortes enormes que fizeram.... nem ovalizados sao.. ainda se tivessem uns orificios imediatamente abaixo para passar as tubagens...

    EDIT: Nesta situação em particular, a quantidade de agua ja cria problemas, aquilo devia de ser substituido por todos os motivos e mais um.
  1.  # 122

    Colocado por: RRoxx

    quale é o problema de oxidar? desde que a água nao apareça em permanencia nao é um pouco de ferrugem que faz mal a estrutura. A protecção galvanica nao funciona assim, se assim fosse nao se podiam aparafusar estruturas galvanizadas.

    Não é ideal mas está longe de ser uma catastrofe.


    Mau sao aqueles cortes enormes que fizeram.... nem ovalizados sao.. ainda se tivessem uns orificios imediatamente abaixo para passar as tubagens...

    EDIT: Nesta situação em particular, a quantidade de agua ja cria problemas, aquilo devia de ser substituido por todos os motivos e mais um.


    Ontem falei com o construtor e ele disse-me que na altura de colocar o pladur, se alguma estrutura apresentar ferrugem ele a retira e coloca outra. Agora, quanto aos cortes não lhe falei porque não pensei que tivesse problema.
    Pode dizer-me que tipo de estrutura deveria ser utilizada,por favor? E que problemas essa água pode causar? Está só a falar a nivel de estrutura do pladur ou do chão? A casa tem caixa uma caixa de ar de 50 cm ventilada. Ele disse-me que com duas semanas de sol aquilo seca tudo...
  2.  # 123

    Colocado por: MaguireisEstá só a falar a nivel de estrutura do pladur ou do chão?

    Ambas!
    Essa laje vai ficar ensopada, quando assentarem o pladur há possibilidade de alguma dessa humidade lhe ser transmitida.

    Colocado por: MaguireisA casa tem caixa uma caixa de ar de 50 cm

    Essa é outra asneira que já aqui foi comprovada várias vezes.
  3.  # 124

    Colocado por: zedasilva
    Ambas!
    Essa laje vai ficar ensopada, quando assentarem o pladur há possibilidade de alguma dessa humidade lhe ser transmitida.


    Essa é outra asneira que já aqui foi comprovada várias vezes.

    Asneira? Era melhor se tivesse pousada no chão, sem caixa de ar?
  4.  # 125

    Colocado por: MaguireisEra melhor se tivesse pousada no chão, sem caixa de ar?

    Sim, bastante melhor
  5.  # 126

    Colocado por: zedasilva
    Sim, bastante melhor


    Fui pesquisar e pelo que li, e acho que li bem, se a caixa de ar for bem ventilada não haverá problemas, certo? A minha é ventilada e tem uns geodrenos que não deixarão acumular aguá, penso eu!!
  6.  # 127

    Colocado por: Maguireisse a caixa de ar for bem ventilada não haverá problemas, certo?

    Certo!
    O problema é conseguir uma boa ventilação. A experiência diz que isso é muito difícil de garantir.
    Se tem ventilações, aproveite aquele pau de self que já ninguém usa e tire umas fotos do interior
  7.  # 128

    Colocado por: zedasilva
    Certo!
    O problema é conseguir uma boa ventilação. A experiência diz que isso é muito difícil de garantir.
    Se tem ventilações, aproveite aquele pau de self que já ninguém usa e tire umas fotos do interior


    É uma ideia,obrigada! Vou tentar...
    Relativamente ao facto de em duas semanas de sol ele dizer que a lage seca, acha isso possível? Disse-me que a água que se vê na foto, não está a ser absorvida porque colocaram um cimento, ou uma espécie de cimento que evita que a água passe para a lage, daí essa quantidade que se vê. Isso tem alguma lógica? Como posso medir essa humidade de 2% que referiram aqui?
  8.  # 129

    Nem daqui a 1 ano atinge 2% de humidade

    Não queira medir acredite
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 130

    Colocado por: MaguireisDisse-me que a água que se vê na foto, não está a ser absorvida porque colocaram um cimento, ou uma espécie de cimento que evita que a água passe para a lage

    Estes DO acreditam em cada coisa.
    :(
    Mas que raio faz a sua fiscalização? É amigo do empreiteiro?
    Espero que pelo menos lhe esteja a pagar pouco
    •  
      RRoxx
    • 2 fevereiro 2021 editado

     # 131

    Tanta tanga pegada...

    Se acha que ele vai substituir as estruturas por ter apanhado água prepare-se para chatices ou cobranças de trabalhos a mais (sim porque ele se vai resguardar no facto de a troca ter sido pedida por si, bem como as consequências).

    Isso não vai acontecer, quando chegar já está placado.

    Essa do cimento especial é outra...

    Você está muito desamparada e mal auxiliada pelos técnicos nesse processo. Que lhe diz o df?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 132

    Colocado por: zedasilva
    Estes DO acreditam em cada coisa.
    :(
    Mas que raio faz a sua fiscalização? É amigo do empreiteiro?
    Espero que pelo menos lhe esteja a pagar pouco


    Acho que agora mereço "No mínimo 3 marteladas no dedo mindinho"... o Eng. da fiscalização, só lá vai quando eu chamo. Como os dinheiros não abundam para estes lados, ainda não o contactei...mea culpa!!!
  11.  # 133

    Colocado por: Maguireiso Eng. da fiscalização, só lá vai quando eu chamo.

    O engenheiro da fiscalização está obrigado a pelo menos 1 vez por mês inteirar-se do estado da obra e fazer o respetivo registo no livro de obra.
    É verdade que isso tem custos mas ele deveria ter-lhe explicado isso antes de aceitar o trabalho.
  12.  # 134

    Colocado por: zedasilva
    O engenheiro da fiscalização está obrigado a pelo menos 1 vez por mês inteirar-se do estado da obra e fazer o respetivo registo no livro de obra.
    É verdade que isso tem custos mas ele deveria ter-lhe explicado isso antes de aceitar o trabalho.


    No inicio da obra foi assim que sucedeu, mas depois ele disse-me não ser necessário e que quando achasse que era preciso deveria contactar.
    O livro de obra neste momento está com o director de obra, que é uma engenheira contratada pelo empreiteiro. Mas vou pedir ao engº da fiscalização para o pedir
  13.  # 135

    Acerca da impermeabilização com telas, já escolheu que tipo de telas, ou fica ao critério do empreiteiro?

    Irá aplicar telas com elastómeros SBS, ou com plastómeros APP? Com armadura de fibra de vidro ou com armadura de poliéster? Qual a densidade das armaduras 2Kg/m2, 3Kg/m2, 4Kg/m2 ou 5Kg/m2? A densidade das armaduras será diferente (ou igual) entre as duas camadas de telas? Vai aplicar uma emulsão betuminosa? A emulsão betuminosa servirá apenas como primário de aderência (tipo Imperkote F) ou também terá com carga de borracha, para funcionar como para barreira ao vapor (tipo Imperkote L)?

    Talvez seja bom inteirar-se melhor (pesquise no fórum) o que há por ai.


    E depois há o tema da aplicação...

    Umas notas (e uma dúvida) que fui tomando da documentação de um fabricante:
    - Antes da aplicação das membranas, a concordância da superfície da cobertura com os paramentos verticais deve ser arredondada ou chanfrada, de forma a permitir um ajustamento contínuo das membranas, sem dobragem em ângulo.
    - A largura das juntas de sobreposição não deve ser inferior a 0,10 m, quer nas juntas longitudinais quer nas transversais.
    - As juntas de sobreposição da camada superior do sistema devem ficar desencontradas em relação às juntas da camada inferior.
    - Nas juntas de sobreposição transversais da membrana da camada superior, quando tenha grânulos de xisto, deve aquecer-se previamente a face superior da membrana colocada inferiormente, de modo a fazer refluir a respetiva mistura betuminosa entre os grânulos de xisto.
    - Nas juntas perimetrais deve levar bandas de reforço
    - Nas juntas de fraccionamento da betonilha de formação de pendente, deve aplicar algum tipo de "cordão flexível", como ilustrado na imagem

    Como já tem a betonilha de formação de pendente realizada, e esta levou leca (uma das soluções de "betão leve"), aproveito também para perguntar aos técnicos cá do fórum se é "mesmo" indispensável a colocação de uma betonilha de regularização sobre a respetiva camada de betão leve, quando se utilizem betões leves (betões de agregados leves ou betões celulares) para definir a pendente da cobertura.
      Capture2.PNG
    •  
      aacc
    • 2 fevereiro 2021

     # 136

    A pobre da Senhora até foge
    •  
      RRoxx
    • 2 fevereiro 2021

     # 137

    Colocado por: Maguireislivro de obra neste momento está com o director de obra, que é uma engenheira contratada pelo empreiteiro.


    Isto é obrigatório estar em obra. O dt que se desloque à obra que é obrigação dele garantir a execução do projecto, o cumprimento da boa arte de construção e da legislação em vigor. Não é só assinar o livro azul e ganhar uns trocos, tanto o Df como o Dt estão em falha.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    •  
      RRoxx
    • 2 fevereiro 2021

     # 138

    Colocado por: ricardo.rodriguesé "mesmo" indispensável a colocação de uma betonilha de regularização sobre a respetiva camada de betão leve, quando se utilizem betões leves (betões de agregados leves ou betões celulares) para definir a pendente da cobertura


    Acho que só a leca uno permite a dispensa da camada de regularização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 139

    Colocado por: RRoxxAcho que só a leca uno permite a dispensa da camada de regularização


    Obrigado, vou espreitar, pois também estava a pensar aplicar algum tipo de betão leve para a formação de pendentes (se bem que, no meu caso será cobertura "tradicional", pelo que ainda leva o isolamento antes das telas).
  15.  # 140

    Colocado por: ricardo.rodriguesAcerca da impermeabilização com telas, já escolheu que tipo de telas, ou fica ao critério do empreiteiro?

    Irá aplicar telas com elastómeros SBS, ou com plastómeros APP? Com armadura de fibra de vidro ou com armadura de poliéster? Qual a densidade das armaduras 2Kg/m2, 3Kg/m2, 4Kg/m2 ou 5Kg/m2? A densidade das armaduras será diferente (ou igual) entre as duas camadas de telas? Vai aplicar uma emulsão betuminosa? A emulsão betuminosa servirá apenas como primário de aderência (tipo Imperkote F) ou também terá com carga de borracha, para funcionar como para barreira ao vapor (tipo Imperkote L)?

    Talvez seja bom inteirar-se melhor (pesquise no fórum) o que há por ai.


    E depois há o tema da aplicação...

    Umas notas (e uma dúvida) que fui tomando da documentação de um fabricante:
    - Antes da aplicação das membranas, a concordância da superfície da cobertura com os paramentos verticais deve ser arredondada ou chanfrada, de forma a permitir um ajustamento contínuo das membranas, sem dobragem em ângulo.
    - A largura das juntas de sobreposição não deve ser inferior a 0,10 m, quer nas juntas longitudinais quer nas transversais.
    - As juntas de sobreposição da camada superior do sistema devem ficar desencontradas em relação às juntas da camada inferior.
    - Nas juntas de sobreposição transversais da membrana da camada superior, quando tenha grânulos de xisto, deve aquecer-se previamente a face superior da membrana colocada inferiormente, de modo a fazer refluir a respetiva mistura betuminosa entre os grânulos de xisto.
    - Nas juntas perimetrais deve levar bandas de reforço
    - Nas juntas de fraccionamento da betonilha de formação de pendente, deve aplicar algum tipo de "cordão flexível", como ilustrado na imagem

    Como já tem a betonilha de formação de pendente realizada, e esta levou leca (uma das soluções de "betão leve"), aproveito também para perguntar aos técnicos cá do fórum se é "mesmo" indispensável a colocação de uma betonilha de regularização sobre a respetiva camada de betão leve, quando se utilizem betões leves (betões de agregados leves ou betões celulares) para definir a pendente da cobertura.
      Capture2.PNG


    Meus Deus!! Acabou de me dar o nó no cérebro. Não entendo nada disso, como deve calcular. O que sei é que é uma empresa certificada que vai fazer a colocação das telas e que dá garantia do trabalho. Agora todos esses termos são assustadores :)
 
0.0356 seg. NEW