Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Moro num apartamento R/C que, com sorte, tem a garagem por baixo. Tenho também aquecimento central (radiadores) com cerca de 80 módulos + 2 toalheiros.

    Há alguns anos substituí a caldeira a gás (tenho tudo eléctrico em casa) por um recuperador de calor a lenha com circulação de água:
    - na sala instalou-se o recuperador, no lugar da lareira aberta que existia - e que nunca tinha queimado uma cavaca :-)
    - na garagem instalou-se o depósito de AQS (150 litros) e os "balões" de expansão.

    No depósito tem um termostato e uma válvula ligada a ele: se o depósito estiver frio, a água do recuperador circula no depósito para aquecer a água. Quando o depósito passa uma determinada temperatura, a água do radiador circula nos radiadores.
    Praticamente todos os dias acendemos o recuperador (quando os dias estão mesmo quentes usamos a resistência de backup do depósito): se não quisermos aquecer a casa, 3 cavacas são suficientes para termos água quente.

    Isto da lenha era engraçado no início - sobretudo porque era de borla e vinham trazer-ma a casa eheheheheh. Isso infelizmente agora mudou, a lenha já não é de borla e, bem feitas as contas, à lenha que gastamos por ano (cerca de 10m^3) também não fica particularmente barato. Além de que o espaço que temos na garagem para a guardar não é imenso.
    Tudo junto, mais a maçada que é o lixo que se faz e ter de acender o recuperador todos os dias, ao fim de alguns anos disto confesso que estamos a ficar um bocado saturados.
    Tem também o inconveniente - GRANDE - de neste tempo gelado só ter a casa quente mais de 2h depois de acender o recuperador, bem como acordar de manhã com a casa já bem fria.

    Um vizinho (que tem o aquecimento central igual ao meu, mas ainda com caldeira a gás) falou-me que estava a ponderar instalar uma BC.
    Sobre o aquecimento das AQS não tenho dúvidas nenhumas, mas em relação ao aquecimento confesso que tenho algumas: para sentir os radiadores com boa pujança tenho de ter o recuperador a queimar mesmo bem. Naturalmente que não ajuda os tubos andarem a passear do apartamento para a garagem e da garagem novamente para o apartamento (à vista na garagem só têm uma "camisa" à volta do tubo - tem de ser melhorado).

    Isto será viável? Que tipo de BC (e de que potência) é que seria adequada?
    Obrigado
    • hugz
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 2

    Sim, não é de todo conveniente chegar a casa e estar fria, vens cansado, mais o facto de ter de meter cavacos e e lengalenga do costume. Tenho a mesma situação, chego a casa por volta das 18h45 e tenho a casa nos famosos 12-13ºC. Mais 30-40 minutos para água aquecer e começar a circular, quando me deito por volta das 23h30 tenho a casa a 18-19ºC. 2-3 toneladas é suficiente para este recuperador e falo de uma moradia grande com 2 pisos. Para mim acaba por compensar bastante.

    Por que razão o seu vizinho está a pensar numa BC uma vez que tem aquecimento a gás? Não é caldeira de condensação?

    P.S. Peço imensa desculpa pelo spam abaixo, carreguei em citar em vez de editar.
    • hugz
    • 8 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: hugzSim, não é de todo conveniente chegar a casa e estar fria, vens cansado, mais o facto de ter de meter cavacos e e lengalenga do costume. Tenho a mesma situação, chego a casa por volta das 18h45 e tenho a casa nos famosos 12-13ºC. Mais 30-40 minutos para água aquecer e começar a circular, quando me deito por volta das 23h30 tenho a casa a 18-19ºC. 2-3 toneladas é suficiente para este recuperador e falo de uma moradia grande com 2 pisos. Para mim compensa bastante para ser sincero.

    Por que razão o seu vizinho está a pensar numa BC uma vez que tem aquecimento a gás? Não é caldeira de condensação?
  2.  # 4

    Colocado por: hugzPor que razão o seu vizinho está a pensar numa BC uma vez que tem aquecimento a gás? Não é caldeira de condensação?

    Por 2 motivos:
    - a caldeira é a única coisa que ainda tem a gás em casa
    - a caldeira dele tem programação e, segundo ele, trabalha algumas horas ao fim da tarde/início da noite e algum tempo antes da hora de levantar. Isto custa-lhe cerca de 150€/mês nos meses de Inverno.

    Não faço ideia do que é uma caldeira de condensação ehehehee. É uma daquelas que parece um esquentador e fica dentro de um dos módulos do armário da cozinha :-)
    • hugz
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 5

    Colocado por: Bruno.Alves
    Por 2 motivos:
    - a caldeira é a única coisa que ainda tem a gás em casa
    - a caldeira dele tem programação e, segundo ele, trabalha algumas horas ao fim da tarde/início da noite e algum tempo antes da hora de levantar. Isto custa-lhe cerca de 150€/mês nos meses de Inverno.

    Não faço ideia do que é uma caldeira de condensação ehehehee. É uma daquelas que parece um esquentador e fica dentro de um dos módulos do armário da cozinha :-)
    150€/mês por meses de inverno é muito mas há pior.. E provavelmente tem uma caldeira mais antiga. O gás continua a ser bastante viável, com a BC não sei se compensaria muito sinceramente, mas aqui malta mais entendida para explicar vantagens/desvantagens da BC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  3.  # 6

    Se tiver gás natural não hesite!

    Senão devia era ter pellets que acendem e apagam automaticamente e é econômico.
    Concordam com este comentário: hugz, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  4.  # 7

    uma bomba de calor para esse sistema de radiadores deveria ser de alta temperatura... são sempre cerca de 5000 € para cima + adaptações / mão de obra / etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves, hugz
    • hugz
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: fernandoFerreirauma bomba de calor para esse sistema de radiadores deveria ser de alta temperatura... são sempre cerca de 5000 € para cima + adaptações / mão de obra / etc...
    portanto, em alternativa ao que o autor do post tinha proposto, deixaria na mesma o recuperador (não faz mal a ninguém hehe) e pedia orçamento para ar condicionado em comparação a esse valor da BC ou caldeira de condensação a gás natural (caso tenha condições para tal) para utilizar na mesma os radiadores quando não quer usar o recuperador? Que diz caro Fernando?
  5.  # 9

    Colocado por: hugz(...)ar condicionado em comparação a esse valor da BC ou caldeira de condensação a gás natural

    AC não posso ou não é viável. Essa seria a minha primeira opção sem dúvida.
    Há a questão estética/do condomínio: o prédio é totalmente "liso" por fora (fora as janelas e uma face onde há pequenas varandas). Para usar a varanda, teria de passar tubagens pela casa toda, tectos falsos, etc.

    Gás natural é uma hipótese: ainda lá tenho a caldeira (apesar de ter já uns 20 anos, provavelmente não estará nos píncaros da eficiência). A instalação do recuperador, depósito, etc, foi exactamente porque, há vários anos, a conta do gás era ridícula. Além de o gás estar mais caro que agora, havia um imposto do município chamado "taxa de ocupação do subsolo" que em alguns meses chegava a ser metade da minha factura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
  6.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoSe tiver gás natural não hesite!

    Senão devia era ter pellets que acendem e apagam automaticamente e é econômico.
    Concordam com este comentário:hugz,fernandoFerreira

    Como disse no comentário anterior, o gás é uma boa possibilidade. A BC teria a vantagem de permitir roubar uns pós ao IMI também. Tenho de ver se ainda existe aquele imposto ridículo no município.

    Pellets é outra boa ideia, que também já considerei. O problema é que:
    - ou instalava no lugar do recuperador, o que implica obras dentro da casa que queria evitar a todo o custo
    - ou instalava na garagem junto ao depósito, o que implica perder ainda mais espaço e fazer uma chaminé para a rua (novamente, condomínio). Tinha a vantagem da instalação simples, já que as tubagens já ali estão todas. E a GRANDE vantagem de não ter de acartar pellets e tirar cinza de dentro de casa.
    - o custo da caldeira + alimentador etc, também não é particularmente simpático.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugz
  7.  # 11

    Já agora, a caldeira a gás natural que ainda cá tenho (ainda que desligada há vários anos) é uma Chaffoteaux & Maury Ekexia Comfort.
    Não faço ideia de potências, eficiência, etc, mas sei que tem uns 20 anos (já estava no apartamento quando o comprei)
  8.  # 12

    Gostava de voltar a avivar este tópico com algumas evoluções recentes.

    O gás está fora de questão por enquanto.

    Pellets parece uma opção a continuar a avaliar, mas as obras necessárias dentro do apartamento são um contra difícil de ultrapassar. Não há quórum familiar ehehehe. Partir paredes, instalar, hotte, gesso e pintura parecem oferecer anos e anos de paz conjugal se não se fizerem :-D

    A lenha está cada vez mais distante. Desde o post original já fui 5x à aldeia buscar lenha em sacos das compras, aspirei o carro 20x, despejei o que me pareceram 3 semi-trailer de cinza e lixo do chão da garagem e da casa. Chega. Foi giro mas chega e aconselho a toda a gente que tenha (ou queira ter) lenha e viva num apartamento a pensar nisto.

    Sobre a bomba de calor, também está mau pensar nisso. Recentemente um amigo instalou numa moradia radiadores novos (teoricamente de elevada eficiência - seguramente melhores que os meus com quase 20 anos) e uma bomba de calor de 14kW LG apenas para AQC. Medições preliminares apontam para 2,5kW de potência média sem grande optimização ainda, o que poderá apontar para >300€ de electricidade mensal.
    Estive em casa dele (recomendações da DGS perfeitamente respeitadas) e com setpoint de 60 graus no colector de saída (parece estabilizar a menos 9 graus na entrada) os radiadores parecem tão quentes ao toque como os meus com temperaturas muito mais elevadas da caldeira do recuperador a lenha, por isso só posso assumir que o meu termómetro é um lixo :-(

    Continuo a aceitar sugestões. Lenha não, por favor.
  9.  # 13

    Mas você já descartou tudo...
    Não quer gás, nem lenha, nem pellets. AC diz que não dá e BC tb não que é mto caro, não estou a ver mais nada a não ser uns aquecedores a óleo.
    Honestamente se o gás que refere é gás natural, se quer algo prático e a preço competitivo para um sistema de radiadores não vai arranjar melhor solução do que uma caldeira de condensação a gás.
    Quando diz que não quer gás é porquê?
    Eu já tive um apartamento com aprox. o mesmo numero de elementos que o seu e nos meses de inverno as contas de gás andavam pelos 70€ incluindo banhos, num regime semelhante a esse de ligar um pouco de manha e final do dia.
  10.  # 14

    Eu sei o que parece ehehehe :-D Sei que parece uma atitude um bocado derrotista, mas a ideia é transparecer que estou a analisar o pior de todas as possibilidades. A partir daí só melhora :-)

    A BC acaba por ser a única que sobra como fácil de instalar com o que já existe, mas continuo sem a confiança de ser capaz de fazer o trabalho necessário a custos controlados.

    O problema real é a combinação disso tudo:
    Não posso instalar AC (que era a primeira opção sem dúvida) porque... Apartamento e máquinas na rua.
    Pellets dava com obras e custos significativos, mas a estabilidade matrimonial também se paga :-D

    Sobra o gás e a BC.
    Gás não quero ter. BC é tão fácil de instalar que dói, mas o muito que tenho lido não me dá descanso em radiadores (é praticamente tudo PRH com temperaturas de 30 graus).

    Honestamente acho que procuro confirmações para a tendência para a BC, que é o mais fácil e desejável de ter (conjugando obras quase nenhumas e o apoio do fundo ambiental para este ano).
    Queria mesmo, mesmo era AC. Mas isso não é de todo possível :-(
  11.  # 15

    A mim faz-me confusão esse tipo de comentários acerca do gás. Não é só você porque de facto vejo aqui no fórum muita gente com aversão ao gás não sei bem porquê. Lá fora em países muito mais evoluídos que o nosso as pessoas fazem questão de ter placas a gás, até as lareiras querem a gás... cá em portugal é o que se vê.

    Sim a BC é opção mas terá de ser uma de alta temperatura creio eu, por isso prepare a carteira...

    Outra dúvida que tenho é que diz que não pode ter AC no apartamento porque as máquinas ficam à vista e não pode. Não sou entendido no assunto mas na BC não tem de ter uma máquina no exterior também?
  12.  # 16

    Entendo isso e não quero que passe a ideia errada.
    Vou explicar.

    O gás é uma questão de princípio. Mudei-me para aqui há quase 11 anos e adorei o gás canalizado (porque vinha de botija na aldeia). Cómodo, barato, muito barato, perfeito. Em coisa de quatro anos as minhas facturas quadruplicaram. Sim leste bem, x4. Sem que a água tivesse um aumento sequer semelhante.
    Isto porque o município implementou uma "taxa de ocupação do subsolo" que passou a ser mais de metade da minha factura de gás, fora impostos. À custa desta taxa absurda decidi trocar forno e placa por eléctricos, trocar um recuperador ventilado por um de aquecimento de água e pagar todas as obras associadas. Contas feitas, só na porcaria da taxa (mais impostos) e a lenha que era de borla e já não é, o retorno era inferior a 8 anos. Estão quase a fazer-se, vão ficar à pele por pouco. Gastei horrores de dinheiro por uma taxa ridícula que entretanto acabou neste município mas ainda existe noutros.
    Por isso não quero gás. A porcaria da taxa ainda existe e é legal, se o município quiser voltar a isso volta, e eu não quero sequer voltar a pensar nisso.

    Colocado por: ruimiguelfOutra dúvida que tenho é que diz que não pode ter AC no apartamento porque as máquinas ficam à vista e não pode. Não sou entendido no assunto mas na BC não tem de ter uma máquina no exterior também?

    A grande diferença é que eu tenho garagem debaixo do apartamento. Com as obras do recuperador a lenha, tenho depósito de AQS e toda a tubagem (incluindo o circuito dos radiadores) ali à mão para a BC. Mesmo que tenha de a montar na varanda, é só furar para dentro e está na garagem.
    Para AC teria de montar a máquina exterior na varanda e passar tubagens por tecto falso - que não existe - para as divisões. E se eu gostava de ter AC :-)

    Edit: o que eu gostava era que alguém me mostrasse cálculos documentados a dizer
    "oh amigo com a necessidade de aquecer 58 elementos + 2 toalheiros para uma área bruta de 130m2 com uma BC, para uma temperatura interna de 19 graus, precisas de um setpoint de no mínimo 60 graus ou mais dependendo das perdas. Conta com YY kWh por dia/semana/mês em média".

    E ficava feliz ou, pelo menos, desenganado :-D
  13.  # 17

    Peça um estudo de simulação térmica dinâmica multizona a um gabinete de engenharia e fazem-lhe essas contas e apresentam várias soluções com diferentes custos de aquisição e energia
  14.  # 18

    Mas se diz que essa taxa já não existe no seu município quer dizer que neste momento já terá preços apelativos no gás correto? Se sim o que perdia em meter gás?? Imagine que a taxa volta daqui a 1 ou 2 anos, cancela o contrato e aí sim procura alternativas.

    Se tem soluções em conta no imediato não faça planos a muito longo prazo que não vale a pena, hoje em dia tudo muda muito rapidamente. Ainda por cima já teve essa experiência com o recuperador que pensou no retorno a 8 anos e as coisas mudaram.
    Para mim fazer planos agora para meter uma BC a pensar que daqui a 10 anos vai recuperar o investimento face ao gás (se recuperar...), é um completo tiro no escuro!

    Para mim era uma caldeira (idealmente de condensação), e se conseguir interligar com o recuperador a água que já tem tanto melhor. Para AQS tem água quente a toda a hora, pelo tempo que quiser. Para AQC quando tiver tempo queimava lenha, quando não tiver liga a caldeira.

    Essas contas da BC não é a minha praia, talvez outro forista possa ajudar.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  15.  # 19

    Já agora não sei se viu, tem no forum alguns exemplos de custos/consumos de BC e radiadores com nº de elementos semelhantes ao seu. Isto varia sempre muito como deve saber, do isolamento, temp. exterior, etc. mas pode servir de referencia. Veja aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  16.  # 20

    Colocado por: ruimiguelfJá agora não sei se viu, tem no forum alguns exemplos de custos/consumos de BC e radiadores com nº de elementos semelhantes ao seu. Isto varia sempre muito como deve saber, do isolamento, temp. exterior, etc. mas pode servir de referencia. Vejaaqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bruno.Alves

    Tenho visto muitos com PRH. Com radiadores de facto não tinha encontrado, vou seguir esse tópico. Obrigado.
 
0.0260 seg. NEW