Colocado por: Bruno.AlvesMedições preliminares apontam para 2,5kW de potência média sem grande optimização ainda, o que poderá apontar para >300€ de electricidade mensal.
Colocado por: pauloagsantosse calhar 3 ou 4 meses. então a conta é 900€ ou 1200€ a dividir por 12
Colocado por: Bruno.AlvesImagino que seja necessário alguma espécie de escoamento para condensação que, de todo, não existe.no campo teorico existe a possibilidade de arrefecer sem necessitar de condensar, na pratica tem que ser muito bem analisado para não dar asneira.
Colocado por: Bruno.AlvesAssumindo que a condensação existe, a minha sugestão de um tupperware será possível?prefiro de longe a opção caso seja viável de não precisar de condensar.
Colocado por: Bruno.AlvesBoa, a tubagem nas paredes. Não me tinha lembrado disso. Obrigadousando temperaturas acima do ponto de orvalho
Edit: e como é que se sabe se é viável não condensar?
Colocado por: Bruno.AlvesPeço desculpa por desenterrar este tópico novamente. Queria apenas deixar a nota que após muitas leituras e muito esforço para encontrar um instalador que me quisesse levar o dinheiro :-D (a sério, a dificuldade que é conseguir um orçamento e esclarecimentos *capazes* sobre estes sistemas é inacreditável), foi instalada esta semana a minha bomba de calor.
É uma Vaillant aroTHERM plus 85/6, está a usar o meu anterior depósito de AQS sem qualquer problema (outro tópico que tinha criado), foi instalada com depósito de inércia de 100l, válvula de 3 vias para separar AQC e AQS e válvulas anti-retorno para juntar o circuito da BC e do recuperador de calor.
Pontos positivos:
- AQS é brutal. Em 35-40min depósito está no setpoint. Como tenho programado para fazer o aquecimento às 15h o COP é muito bom e gasto cerca de 1,5kWh para aquecer a água. Entretanto o depósito perde alguma temperatura pelo que tenho programado um "cheirinho" a seguir ao jantar --> mais 0,5kWh.
E a comodidade? Ao fim de 8 anos a acender o recuperador todos os dias para tomar banho, isto é tão booooooooooom :D
- Os radiadores aquecem bem, que era um dos medos que tinha. Obviamente que testar o aquecimento nesta altura é batota :D mas ao toque ficam facilmente muito quentes. Em termos de aquecimento da casa e respectivos custos só vou saber no próximo inverno.
- no exterior é muitíssimo silenciosa.
- componentes sem fios. Não há necessidade de buracos da garagem para dentro de casa: quer o sensor exterior de luminosidade, temperatura e humidade quer o controlador interior (que serve também de termómetro) são sem fios, excelente.
Pontos negativos em relação à bomba (que na prática é só o interface):
- o interface é muito pobre. Quer o controlador que fica junto aos depósitos, quer o VRC700 têm um display do século passado, a operação é pouco fluida, a informação no display é pouca, fixa e mal amanhada. Podia ter optado pelo VRC720 que é mais "moderno" mas, pelo que pude ver no simulador, a qualidade da informação é em tudo semelhante, mas a cores.
- não é possível mostrar a temperatura actual do depósito de AQS, impulsão e retorno a não ser nos menus de configuração técnica, o que me parece ridículo. Actualmente tenho o aquecimento desactivado, mas a informação garrafal que é mostrada continua a ser a temperatura interior, exterior e setpoint do aquecimento.
Pontos negativos em relação à instalação:
- apesar do cuidado em minimizar o impacto das tubagens no espaço desperdiçado nas paredes, deixa-me algo apreensivo a falta de atenção dada ao isolamento. Todos os tubos (quer cobre quer multicamada) têm uma manga exterior. Mas é só; tudo o que são curvas, "Tês", etc, sobretudo os componentes metálicos, ficam completamente expostos. A ligação à volta da válvula de 3 vias que é toda em metal (latão?) está completamente exposta e fica muito quente (logo, está a radiar calor) quando a bomba está a trabalhar. Isto não são perdas que importa minimizar? No exterior existem 2 curvas a 90º em cada tubo que também não têm qualquer isolamento, nas noites frias de inverno isto não irá representar uma perda relevante?
- a bomba foi instalada na parede (moro num apartamento, o chão não é meu), sobre um suporte e este agarrado à placa. A fixação e suporte da BC não acautelaram medidas para eliminar a vibração, pelo que no silêncio da noite há um ruído muito perceptível que parece ser transmitido pela estrutura. Curiosamente nas milhentas leituras que fiz antes de avançar com a BC nunca me cruzei com este problema, agora pesquisando por ele parece ser algo até bastante comum. Soluções parecem existir no formato de pés em diversos formatos e materiais e até são coisas relativamente baratas. O problema vai ser voltar a alugar um meio de elevação, refazer as tubagens (por causa da altura adicional), etc. Será uma situação para continuar a acompanhar.