Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    No desenvolvimento de um projeto de arquitetura de uma reabilitação que encontro-me a desenvolver, tenho algumas dúvidas quanto ao plano de acessibilidades. Existindo uma diferença de cotas entre o nível da rua e o da laje do piso da habitação, foi proposto a criação de escadas internas. No entanto, no plano de acessibilidade pedem que deva ser possível a criação de uma zona de rotação a 360 no átrio de entrada. Sendo habitações de topologia t0 com espaços controlados, o átrio de entrada deverá ser considerado o patamar de entrada das escadas ou poderá ser o próprio piso da habitação(sala comum), superior? Agradeço desde já a ajuda que possam dar.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Tem de garantir percurso acesivel desde a via publica e o interior do edifico colectivo.
    Depois:
    Uma coisa é o percurso acessível comum ás diversas fracções. Tem de garantir a TODAS, de raiz.
    Outra coisa é o percurso acessível dentro de cada um dos fogos de habitação.
  3.  # 3

    No caso as habitações possuem acesso pela via pública. A questão que me colocaram foi no interior.
  4.  # 4

    Segue a planta das habitações.
      11.jpg
  5.  # 5

    A grande questão prende-se com o facto de ser uma entrada desnivelada face ao nível do pavimento interior, embora seja interior. Teria que alargar a escada para 1,5m. Será que posso alegar que a zona de manobra de 360 é ao nível do pavimento da habitação?
  6.  # 6

    Conforme tem isso uma cadeira de rodas que entre em casa não fecha a porta nem tem espaço para plataforma elevatória mas não sou arquiteto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Isso está mal. E não se esqueça do RGEU.
  8.  # 8

    Tem de estudar como deve ser a legislação.
  9.  # 9

    Rogério

    deve estudar bem o dl 163 e ver as excecionalidades que lá refere, uma delas é que pode não cumprir ( num caso de remodelação) as condições de acessibilidade mas não pode agravar as existentes. portanto isso tem de ser bem esgrimido.
  10.  # 10

    Se é reabilitação de habitação... Tem de ver as portarias de 2019.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
 
0.0117 seg. NEW