Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou a iniciar-me nas andanças da domótica e a primeira coisa será a instalação de um Shelly 1 para controlar o candeeiro de um quarto.
    Sei que o Shelly necessita de neutro e tenho 2 opções. E é para isso que gostaria da vossa opinião e ajuda.

    1- Pelas fotos acham que é mais fácil colocar no interruptor ou na caixa de derivação?
    2- Em relaçao aos ligadores, estou a pensar meter os da wago. Vou precisar de quantos e com quantas "ligações"?

    Caixa e interruptor
    Caixa e interruptor

    Caixa de derivação
    Caixa de derivação

    Interruptor (uma foto para verem a profundidade e outra para mostrar que o interruptor é bastante estreito)
    Interruptor
    Interruptor1

    Muito obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  2.  # 2

    Nas duas caixas não me parece ter grande espaço de manobra.

    Em minha casa, como não tenho caixas de derivação (a "derivação" é feita atrás dos interruptores, pelos vistos é uma tendência atualmente) passei um fio adicional até ao candeeiro e coloquei o shelly dentro do candeeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trkicks
    • MHS
    • 9 janeiro 2021

     # 3

    Nao sei o seu nivel de facilidade com eletricidade. Mas se se achar capaz substituia wssa coroa de bornes na caixa de derivacao por ligadores e arranjava algum espaço para colocar o shelly na caixa de derivação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trkicks
  3.  # 4

    Na caixa de derivação troca a coroa por ligadores wago e já fica com espaço para o shelly 1.
    Tem um shelly que já não necessita de neutro.
    E tem a lâmpada shelly que é só colocar sem mexer em fiação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trkicks
  4.  # 5

    Colocado por: MHSNao sei o seu nivel de facilidade com eletricidade. Mas se se achar capaz substituia wssa coroa de bornes na caixa de derivacao por ligadores e arranjava algum espaço para colocar o shelly na caixa de derivação
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trkicks

    Obrigado pela dica. Será só ligar os fios que estão em cada um dos "parafusos" a um ligador, certo?

    Colocado por: GhelderNa caixa de derivação troca a coroa por ligadores wago e já fica com espaço para o shelly 1.
    Tem um shelly que já não necessita de neutro.
    E tem a lâmpada shelly que é só colocar sem mexer em fiação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trkicks

    Obrigado.
    o Shelly que não necessita de neutro (Shelly 1L), para além de ser bastante maior em tamanho é o dobro do preço do Shelly 1 (normal). A ideia é se este correr bem, fazer o mesmo em outras divisões da casa e assim fica mais dispendioso. Além disso, se colocar na caixa de derivação, tenho logo lá o neutro, por isso, é relativamente simples.
    Em relação à lâmpada inteligente, só consigo controlar remotamente ou por voz, se o interruptor estiver sempre "ON". Ao colocar o shelly posso controlar remotamente, mas continuar também com a utilização do interruptor físico, porque é mais prático para as crianças cá de casa. ;)
    • MHS
    • 9 janeiro 2021

     # 6

    Sim e sim (relativo à manutencao do controlo local/interruptor, que considero importante)
  5.  # 7

    Colocado por: MHSSim e sim (relativo à manutencao do controlo local/interruptor, que considero importante)

    Em relação aos ligadores. Tenho 4 cabos pretos, com mais 2 do Shelly, passa a 6.
    Isso existe? (só vi de 2, 3, 4 e 5).
    Ou se enrolar 2 a 2, consigo que caibam nos buracos do ligador?
    • MHS
    • 9 janeiro 2021

     # 8

    Nao sei se existem de 6. Os 2 do shelly pode ser so 1 se fizer uma ponte no shelly. Ou se houver limitação no numero disponivel dos ligadores q tem pode fazer uma ponte e usa 2. 2 fios/cabos no mesmo orificio é mais dificil para o q me parece ter aí pois os orificuos estao feitos para diametros/seccoes de cabos especificos.
    Mas olhe q nao sou eletricista ;)
 
0.0149 seg. NEW