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  1.  # 21

    E além do mais é feita uma amostragem por zonas e se a metrologia entender que os contadores não estão em condições a própria EDP é obrigada a mudar
  2.  # 22

    Colocado por: size

    O contador é propriedade da EDP e, como tal, não pode impedir que o mesmo possa ser substituído por um contador de nova geração/inteligente.
    A EDP não necessita da sua autorização, quando chegar o momento de tal oportunidade.

    Sim, é obrigatório, por imperativo de uma directiva da Comissão Europeia.


    ....."A diretiva é adotada na sequência de um processo legislativo. Trata-se de um ato legislativo adotado pelo Conselho e pelo Parlamento no quadro de processos legislativos ordinários ou especiais.

    Assim, para que uma diretiva produza efeitos a nível nacional, os países da UE têm de adotar uma lei com vista à sua transposição. Esta medida nacional deve prosseguir os objetivos definidos pela diretiva. As autoridades nacionais devem comunicar estas medidas à Comissão Europeia.".....
    •  
      GMCQ
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 23

    Colocado por: Mycasa1969

    Este Contador tem a menção 10(60)A, e eu calculo que dê para ir até aos 60amp., será?
    Se calhar vc tem razão. Veja o quadro abaixo.
      Screenshot_20210113_000420_com.google.android.apps.docs.jpg
    • size
    • 13 janeiro 2021

     # 24

    Colocado por: Mycasa1969

    Assim, para que uma diretiva produza efeitos a nível nacional,os países da UE têm de adotar uma lei com vista à sua transposição. Esta medida nacional deve prosseguir os objetivos definidos pela diretiva. As autoridades nacionais devem comunicar estas medidas à Comissão Europeia.".....


    Mas isso já foi feito.
    É obrigatório a instalação dos contadores inteligentes.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  3.  # 25

    Este tópico promete!... 😂
    Já tenho as pipocas aqui ao lado!
    Concordam com este comentário: VitorMSA, casinhaDaAvo
  4.  # 26

    Colocado por: size

    Mas isso já foi feito.
    É obrigatório a instalação dos contadores inteligentes.
    Concordam com este comentário:GMCQ


    Não existe uma lei clara que obrigue um cliente da rede energética nacional a ter que aceitar este especifico "contador inteligente"

    É claro que essa lei irá surgir pois eu "Não Sou o único" a não aceitar a troca.

    O (ORD BT) terá que ter essa lei na mão, para impor a mudança ou rescisão de contrato caso o cliente não aceite.

    Regulamento n.º 610/2019
  5.  # 27

    E já leu isto??

    Édito n.º 235/2020 de 29 outubro

    https://dre.pt/home/-/dre/146924532/details/maximized
  6.  # 28

    De que forma é que o contador inteligente constitui vantagens para a EDP?

    É mais facil gerir os desligamentos e alterações à potencia?
    É mais facil detetar burlas, seja por ligações off record ou com magnetismos?

    Já li também que o contador inteligente conta eletricidade acima do antigo, com a tal rodinha.

    Para quem tem autoconsumo, já li que no antigo, quando o excesso de energia entrava na rede, a contagem era negativa, ao contrario do que acontece com os normais.
    • SACS
    • 13 janeiro 2021

     # 29

    E eu a desesperar para trocarem o meu...
    Santa paciência.
  7.  # 30

    Vai haver malta que vai ver o meu nome aqui e vai pensar "pronto, agora é que isto ficou bonito" :) Mas calma pessoal, desta vez não vou malhar em ninguém. Apenas quero acompanhar o assunto.

    Mycasa1969 esclareça lá a malta...não quer mudar o contador apenas por uma questão legal, isso já percebemos. Mas apenas o vai mudar quando for obrigado por lei?
    Porque tanta desdém ao contador?
    • size
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 31

    Colocado por: Mycasa1969

    Não existe uma lei clara que obrigue um cliente da rede energética nacional a ter que aceitar este especifico "contador inteligente"

    É claro que essa lei irá surgir pois eu "Não Sou o único" a não aceitar a troca.

    O (ORD BT) terá que ter essa lei na mão, para impor a mudança ou rescisão de contrato caso o cliente não aceite.

    Regulamento n.º 610/2019


    Existe norma legal.
    É obrigatório. Quem faz a gestão dos contadores não são os consumidores. Com, ou sem leis, é a EDP.

    Quando chegar o momento do expediente de substituição, o contador será substituído.

    Em concreto, porque pugna pela não mexida do contador existente ?

    https://eco.sapo.pt/2020/09/11/governo-quer-fim-das-estimativas-nas-faturas-metade-dos-contadores-de-luz-ja-sao-inteligentes-diz-edp-distribuicao/
  8.  # 32

    Colocado por: RicardoPortoE já leu isto??

    Édito n.º 235/2020 de 29 outubro

    https://dre.pt/home/-/dre/146924532/details/maximized


    E onde é que aí diz que o cliente final é obrigado a aceitar o contador?
  9.  # 33

    Colocado por: Mycasa1969Muito Boa Noite,

    Preciso de ajuda técnica, pois após pedir para me aumentarem a potencia de 3.45kVA para 4.60 kVA me tentaram alterar o contador para um inteligente, mas como eu sou burro e não gosto de nada inteligente cá em casa, ao não aceitar a troca do contador me foi recusado aumentar a potencia com a explicação de que o meu contador não aceita 20amp.

    Pelas imagens alguém me pode ajudar se dá ou não dá este setup que tenho cá em casa para os ditos 4.60kVA.

    EDITADO pela Moderação

    Muito Obrigado




    Mycasa1969, muito resumidamente, pretende ajuda técnica para aumentar a potência da electricidade. Essa ajuda técnica só lhe pode ser dada pela EDP (sendo a dona da infraestrutura e serviço neste caso), a EDP diz que não dá com esse contador. Qual é a sua dúvida afinal?
  10.  # 34

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Mycasa1969, muito resumidamente, pretende ajuda técnica para aumentar a potência da electricidade. Essa ajuda técnica só lhe pode ser dada pela EDP (sendo a dona da infraestrutura e serviço neste caso), a EDP diz que não dá com esse contador. Qual é a sua dúvida afinal?


    A dúvida é que quero a potencia que pedi neste contador! O técnico diz que não dá, mas ele pode dizer o quer e estar a dar informação errada, daí eu vir aqui pedir ajuda técnica.
    •  
      aacc
    • 13 janeiro 2021

     # 35

    Se daqui não conseguir nada, é chamar outro técnico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: socio
  11.  # 36

    Se pagar as contas sempre ninguém desliga a eletricidade. Nem de longe nem de perto. Se não pagar, tanto dá para desligar de longe e de perto...
  12.  # 37

    Colocado por: Mycasa1969

    A dúvida é que quero a potencia que pedi neste contador! O técnico diz que não dá, mas ele pode dizer o quer e estar a dar informação errada, daí eu vir aqui pedir ajuda técnica.

    A questão é mesmo essa, o contador é da EDP, se lhe dizem que não dá... Olhe, tente falar com outro técnico, da EDP.
  13.  # 38

    Colocado por: TicMicDe que forma é que o contador inteligente constitui vantagens para a EDP?

    É mais facil gerir os desligamentos e alterações à potencia?
    É mais facil detetar burlas, seja por ligações off record ou com magnetismos?

    Já li também que o contador inteligente conta eletricidade acima do antigo, com a tal rodinha.

    Para quem tem autoconsumo, já li que no antigo, quando o excesso de energia entrava na rede, a contagem era negativa, ao contrario do que acontece com os normais.


    Sim, é mais fácil gerir e fazer todo o tipo de alterações, evitando a deslocação de técnicos ao local para aumentar potência, mudar de ciclos, recolher leituras, etc. Claro que não basta ter um contador moderno, é preciso também que o ramal local esteja preparado para o efeito.
    Quanto a os novos contarem mais, sinceramente nunca dei por isso. E se por um lado há contadores de rodinha que andam para trás quando há excesso de autoconsumo, também existem alguns em que a roda simplesmente pára, logo não é uma verdade universal.
  14.  # 39

    .
  15.  # 40

    Dúvida...
    A troca de operador de eletricidade poderá solucionar este problema?
 
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