Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    outra questão que me preocupa é que o isolamento está a ser colocado apenas junto ás paredes exteriores.. ou seja o "meio" da casa não tem XPS no chão. é mesmo assim?
  2.  # 2

    Boas

    o isolamento está a ser colocado apenas junto ás paredes exteriores.. ou seja o "meio" da casa não tem XPS no chão. é mesmo assim?

    Piso térreo? É assim.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: macosnessa altura mandei suspender os trabalhos e fiz nesse mesmo dia uma reunião com o empreiteiro e ficou acordado que o valor a abater seria o correspondente á perda energética de 10 anos ( casa em guimarães com 145 m2 de implantação e 280 m de area total ), o calculo será feito pelo projectista de térmica (considerando 365 dias a 20 .C) mas gostaria de outras opiniões ...

    Original !
    "Um mau acordo é melhor que uma boa litigância".
    E este até me parece um bom acordo ... excepto que não deviam ser 365 dias TODOS a 20º porque nesse caso não haveriam perdas térmicas. Deveria ser qualquer coisa como: 60 dias a 0ºC, 90 dias a 10ºC, 120 dias a 20ºC, 60 dias a 30ºC, etc.



    Compreendi...mas expliquei-me mal ...no calculo é o interior da habitação qu estará a 20.C a relação com a temperatura exterior não sei como entra em factor de calculo mas o projectisa de térmica (subcontrato da minha arquitecta e como tal responsabilidade dela) não transmitiu ( transmitiram )dificuldade em fazer um cálculo apróximado , se bem que ainda não o apresentou (apresentaram )!

    Citândo :"Um mau acordo é melhor que uma boa litigância". -Gostaria , mas não consegui encontar melhor solução ...
    • macos
    • 22 maio 2010 editado

     # 4

    Colocado por: j cardosoBoas

    o isolamento está a ser colocado apenas junto ás paredes exteriores.. ou seja o "meio" da casa não tem XPS no chão. é mesmo assim?

    Piso térreo? É assim.

    cumps
    José Cardoso


    Estive mesmo agora a rever o meu projecto de térmica e não tem onde tirar de ideia que se coloca xps apenas junto ás paredes.. eu tive conflito com o meu empreiteiro porque ele não colocou o floormate em lado nemhum ...e eu entendi o projecto de térmica como floormate em TODAa extênsão do piso terreo... e isso foi-me confirmado pelo projectista de termica .
  4.  # 5

    Boas

    eu entendi o projecto de térmica como floormate em TODAa extênsão do piso terreo... e isso foi-me confirmado pelo projectista de termica .

    Piso térreo? Assente directamente no terreno, sem caixa de ar? O que for além do isolamento perimetral com largura de 1,5 m vai além do que é necessário.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    José Cardoso , estarei a fazer um pé de vento num copo de agua com o empreiteiro ? Se assim for terei que lhe pedir desculpa e passar á frente pois a nossa relação tem sido da maior cordialidade.

    No piso térreo ele não colocou floomate em lado nenhum , o piso térreo tem caixa de ar de +/- 1 mt e está está ventilada em 4 zonas á volta da casa com tubos de pvc de 220 de diâmetro : assim sendo acha desnecessária a colocação de floormate em toda a extênção do piso , colocaria apenas em 1.50 mt como isolamento perimetral ?

    "Este forum de troca de ideias serve obviamente para aprender com os erros dos outros mas também para aprender com os nossos próprios erros se assim for o caso ."

    Atenciosamente , Manuel Costa.
  6.  # 7

    Boas

    No piso térreo ele não colocou floomate em lado nenhum , o piso térreo tem caixa de ar de +/- 1 mt e está está ventilada em 4 zonas á volta da casa com tubos de pvc de 220 de diâmetro : assim sendo acha desnecessária a colocação de floormate em toda a extênção do piso , colocaria apenas em 1.50 mt como isolamento perimetral ?

    Nesse caso a situação é diferente, já não estamos a falar de pavimento assente sobre o solo; necessita de isolamento em todo o pavimento.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

    opapa : então e o seu piso térreo tem caixa de ar ou não ?

    Alguém me pode ajudar a calcular em € a diferênça de gasto energético entre ter ou não floormate de 3 cm no piso térreo ?(ver posts acima)
    M.C.
  8.  # 9

    Boas

    O piso térreo pode ter desvão sanitário - caixa de ar - ou estar assente directamente no terreno. No 1º caso precisa de isolamento total, no 2º apenas perimetral.

    Alguém me pode ajudar a calcular em € a diferênça de gasto energético entre ter ou não floormate de 3 cm no piso térreo ?


    Só o autor do projecto com os dados que tem
    cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

    Bom dia
    A minha situação é semelhante: Lage aligeirada com caixa de ar ventilada. Vigotas e abobadilhas 22x16-20, com espessura de 20.
    O projecto não indica qualquer isolamento nem se deve levar malha sol.
    Pelo exposto devo colocar floormate em toda a lage, espessura ?, malha sol ? plástico ?? altura da caixa de ar ??...... ou seja não sei qual o esquema a adoptar.
    Obrigado, Almeida
  10.  # 11

    Almeida44 : acho estranho no projecto de térmica não estar prevista a colocação de isolamento na lage de piso térreo já que tem cave ventilada.Eu colocaria floormate de 3 cm em toda a lage mas tome nota : o projeto de térmica agora obrigatório funciona em calculos como um todo , ou seja , o meu projecto de térmica indica :lage térrea com caixa de ar ventilada com 50 cm e floormate xps de 3cm ,roofmate xps de 8 cm na lage de cobertura , paredes duplas com wallmate de 6cm e walmate xps de 4cm no recobrimento das pontes térmicas dos pilares e vigas ,caixilharia de pvc zendow de 70mm ,vidros 3/3 laminado caixa de ar com argon de 16 e planiterm de 6 .

    Questione o projectista de térmica ,é bom preceberem que o dono de obra está mais ou menos por dentro dos assuntos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
  11.  # 12

    Boas

    A minha situação é semelhante: Lage aligeirada com caixa de ar ventilada. Vigotas e abobadilhas 22x16-20, com espessura de 20.
    O projecto não indica qualquer isolamento nem se deve levar malha sol.


    Precisa de isolamento. A malhassol é imprescindível numa laje desse tipo.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
    • opapa
    • 31 maio 2010 editado

     # 13

    Colocado por: macosopapa : então e o seu piso térreo tem caixa de ar ou não ?



    Não, não tem!

    Obrigado a todos pelas ajudas.
  12.  # 14

    Olá..

    já cheguei (salvo seja) ao tecto.

    E ao rever este tópico fiquei com a "pulga atrás da orelha".

    Então é melhor colocar o rofmate por dentro da casa? ou por cima da lage?

    e já agora se puderem ( e souberem) na lage .. por cima da impermeabilização ou por baixo?

    help?
 
0.0207 seg. NEW