Iniciar sessão ou registar-se
    • dpaiva
    • 13 janeiro 2021 editado

     # 1

    Olá a todos, e desde ja agradeço aos que me ajudarem num tema que penso ter feito borrada.

    Num destes dias estava a fazer a limpeza no interior da minha Solzaima Ecofogo e reparei, pela primeira vez, que existia uma placa no cimo da zona da queima.
    Descobri posteriormente que se chama placa de retenção. Meti a mão, para ver se tinha resíduos aglomerados na parte de cima da placa e fiquei com a mão cheia!

    Como a placa é amovível, sem a tirar inclinei-a para que as fuligens caíssem na zona da queima. O lixo era tanto que até ossos de um pássaro lá encontrei.

    Estranhei tanto lixo que fui analisar o que tinha caído, e reparei o que me pareceu um aglomerado inerte, amarelado e farinhento. Vinha às pedras que se desfaziam sem grande esforço.

    Na minha inocência deixei que tudo caísse para ficar bem limpinho. Isto foi há 2 dias, e as queimas que fiz nestes dias não aqueciam tanto na parte frontal do recuperador. A caldeira aquece bem, cheguei a ter 80 e mts graus.

    Andei a pesquisar e pelo que tudo indica, na parte de cima da placa de retenção devia ter uma placa de vermiculite. Não sei ao certo se é mesmo vermiculite, pq o que caiu na minha limpeza foram bocados dessa pedra/placa mas já num estado tão farinhento que não identifiquei como sendo algo que protegia, mas sim sujidade.

    Gostaria de saber se mais alguém detectou a existência da vermiculite no topo da placa de retenção, ou se é outra coisa qualquer. Tirei umas fotos para que possam ver o que falo.

    Tentei o apoio ao cliente da Solzaima por email, mas até agora não obtive qualquer resposta.
    É normal a Ecofogo ter alguma coisa no topo da placa de retenção?

    Também pode ter sido o instalador a colocar... ainda não sei também, estou a espera de resposta.
    No manual do produto nada refere a existência da vermiculite!

    Obrigado desde já pela ajuda.
      IMG_20210111_125506.jpg
      IMG_20210111_125438.jpg
      IMG_20210111_125525.jpg
  1.  # 2

    Boa tarde.
    Eu tive um recuperador igual e não tinha nenhuma placa dessas.
 
0.0088 seg. NEW