Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro Barradasmas não houve propostas intermédias do projecto de arquitetura? foi, toma lá e siga!?
    Muito estranho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dpalma33

A única proposta de honorários que recebi refere o valor total do projeto, dividido em três tranches, sendo a primeira relativa à adjudicação. Houve apenas uma proposta.

Após a aceitação e pagamento da primeira tranche, foi-me apresentado o projeto propriamente dito (as plantas).
  2.  # 22

Cuidado aos futuros donos de obras, que assinam contratos com arquitetos complexos, onde se nota uma completa defesa dos serviços por parte do arquiteto, é-o primeiro indício de que se algo correr mal nada poderá fazer. Conheço bastantes casos e até de alguns aqui do fórum.. Não é uma crítica mas onde se fosse eu como cliente sentia-me completamente asfixiado.
    Concordam com este comentário: zedasilva, RicardoPorto
  3.  # 23

Colocado por: dpalma33Após a aceitação e pagamento da primeira tranche, foi-me apresentado o projeto propriamente dito (as plantas).

Só as plantas?
    Quanto tempo decorreu entre ter pago a 1ª tranche e a apresentação dessas plantas?
  4.  # 24

Colocado por: dpalma33

A única proposta de honorários que recebi refere o valor total do projeto, dividido em três tranches, sendo a primeira relativa à adjudicação. Houve apenas uma proposta.

Após a aceitação e pagamento da primeira tranche, foi-me apresentado o projeto propriamente dito (as plantas).

Eu tb faço assim 30%do bolo na adjudicação, 70%arquitetura com entrega da mesma. 70%especialidades na entrega dos mesmos
  5.  # 25

olhe meta aqui uma planta sem identificação e logo se pode aferir realmente a qualidade do "profissional"
  6.  # 26

Umas plantas não são projecto.

Acho um pouco irregular não ter fases de projecto intermédias descritas na Proposta, bem como a repartição dos honorários tendo isso em conta.
    Concordam com este comentário: marco1
    • RCF
    • 13 janeiro 2021

# 27

Colocado por: riscosEu tb faço assim 30%do bolo na adjudicação, 70%arquitetura com entrega da mesma. 70%especialidades na entrega dos mesmos

Isso é que é enganar o cliente… assim, recebe 170%!
    Concordam com este comentário: zedasilva, Vítor Magalhães
  7.  # 28

Colocado por: marco1dpalma33

essa proposta não apresenta fases nenhumas, o que não é muito normal, mas pelo menos não tem lá fases de pagamento? é que isso tinha mesmo que vir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dpalma33

A proposta apresenta as fases sim :
    Adjudicação 25%
    Conclusão do Projecto de Arquitectura e entrega na CMC 45%
    Conclusão dos Projectos de Especialidades e entrega na CMC 30%

Deverá ser isto as fases intermédias. Peço desculpa pela ignorância na literacia.
  8.  # 29

dpalma33

isso é muito irregular em todos os aspetos.
  9.  # 30

Colocado por: zedasilva
    Só as plantas?
    Quanto tempo decorreu entre ter pago a 1ª tranche e a apresentação dessas plantas?

Peço desculpa, foi muito mais rápido que isso, constatei agora as datas dos emais. Entre a adjudicação e a reunião onde me foi apresentado os desenhos foi cerca de uma semana, pouco mais.
    • RCF
    • 13 janeiro 2021

# 31

Colocado por: dpalma33A proposta apresenta as fases sim :
    Adjudicação 25%
    Conclusão do Projecto de Arquitectura e entrega na CMC 45%

Se o projeto de arquitetura não está validado por si, por falta de alterações que pediu, não se pode considerar concluído, motivo pelo qual ainda não tem de pagar essa segunda tranche.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, GMCQ
  10.  # 32

Sim a interpretação de entrega e conclusão insinua que deva existir validação pelo cliente pois não se entrega na camara algo á socapa do cliente. portanto....ele que venha lá com o advo9gado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 33

Colocado por: RCF
    Isso é que é enganar o cliente… assim, recebe 170%!
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Então explique me lá como?
  12.  # 34

Colocado por: dpalma33Entre a adjudicação e a reunião onde me foi apresentado os desenhos foi cerca de uma semana, pouco mais.

Ou seja, meteu o desenhador lá do gabinete a alterar a implantação e vendeu-lhe um projeto que já tinha lá na gaveta.
    :)))
    Concordam com este comentário: RRoxx, AlexMontenegro
    •  
      RRoxx
    • 13 janeiro 2021

# 35

Colocado por: zedasilvaOu seja, meteu o desenhador lá do gabinete a alterar a implantação e vendeu-lhe um projeto que já tinha lá na gaveta.

e dá cá 3000€ sff.

Quando chegar mais a frente no processo e vir que afinal o projecto de 200k que pediu, custa 400k para construir, depois os construtores sao careiros...
    • riscos
    • 13 janeiro 2021 editado

# 36

Conheço um gabine conceituado no mercado com prémios ganhos e tudo com umas instalações maravilhosas que emprega 20 arquitetos lá dentro, que trabalha assim, portfólio, escolha uma moradia, preços em conta. Agora não há alterações. Queriam que baixa - se as calças até aos joelhos para parceria..
    • RCF
    • 13 janeiro 2021

# 37

Colocado por: riscosEntão explique me lá como?

30%+70%+70%=170%
  13.  # 38

Colocado por: RRoxx

e dá cá 3000€ sff.

Quando chegar mais a frente no processo e vir que afinal o projecto de 200k que pediu, custa 400k para construir, depois os construtores sao careiros...

Essa é outra questão importante, pois quando questionei o arquiteto se seria possível termos uma estimativa de custo para se implementar o que está projetado , obtive esta resposta:
    "Não. Apenas depois de concluído e através de medições e orçamento."
  14.  # 39

Colocado por: RCF
    30%+70%+70%=170%

30 de tudo mais 70 da arquitetura + 70 das especialidades, não dá 100 de tudo?nao me diga que ando a enganar os clientes e nenhum notou:))
  15.  # 40

.. Siga para outra. Não pague mais nada.
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0239 seg. NEW