Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 13 janeiro 2021 editado

# 41

Colocado por: riscosando a enganar os clientes e nenhum notou:))

isso é que é ser bom na arte…
  1.  # 42

POr curiosidade, qual foi o valor orçamentado pelo arquitecto?
  2.  # 43

Acho que não há condições para haver mais relação de parte a parte.
    Agora pergunto: o dpalma33 já pagou por uma "parte" do projecto. Terá direito a que o arquitecto actual lhe entregue o que está feito para continuar com outro arquitecto? Como ficam os direitos de autor aqui? Ou nem vale a pena essa troca de galhardetes e simplesmente perde e ignora o que já pagou?
  3.  # 44

Colocado por: dpalma33"Na suite do 1º andar, do lado norte, será possível alterar a disposição da WC de forma a minimizar a área desta? (atualmente tem aprox. 7 m2 de área). Poderia ter apenas um lavatório, um sanita e uma base de duche menor/singular, por ex."
    .. pode depender.. esse IS é a IS acessível?
  4.  # 45

E porquê ignorar o que já pagou.
    Este tipo de atitude só faz com que o pessoal continue a achar se impune
    Concordam com este comentário: jorgep1981, antonylemos
    • RCF
    • 13 janeiro 2021

# 46

Colocado por: R3volutionTerá direito a que o arquitecto actual lhe entregue o que está feito para continuar com outro arquitecto?

Não. a não ser que o arquiteto concorde, o que dificilmente ocorrerá

Colocado por: R3volutionComo ficam os direitos de autor aqui?

Os direitos de autor são sempre do autor, ou seja, do arquiteto

Colocado por: R3volutionOu nem vale a pena essa troca de galhardetes e simplesmente perde e ignora o que já pagou?

Se calhar é o melhor caminho
  5.  # 47

RCF

não é bem assim isso dos direitos, na pratica o arquiteto apenas tem o direito de não ter o nome associado ao projeto nada mais
    a não ser que exista um clasulado em contrato de tal forma pormenorizado em muitos aspetos do conteudo do trabalho em si.

portanto pode perfeitamente continuar com outro arquiteto
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 48

Alguns apresentam projetos cheios de "arquiteturas" hatchs, sombreados para encher o olho ao cliente depois este quando vai ter com o empreiteiro para orçamentar a construção quase tem um ataque com o valor, depois toca a cortar nas "arquiteturas".
  7.  # 49

Nenhum DO deveria dar permissão de fechar a arquitectura sem ter certezas de mais ou menos quanto lhe vai custar a obra.
    Qualquer arquiteto lhe consegue dizer isso com uma margem de erro aceitável.
    Não pode é o DO pensar que aquilo vai custar 150 e depois ter orçamentos de 300
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  8.  # 50

Colocado por: tviegasAlguns apresentam projetos cheios de "arquiteturas" hatchs, sombreados para encher o olho ao cliente

Agora são os 3D integrais, com Porches, vegetação tropical luxuriante e a casa totalmente mobilada e decorada...
    pena é que na sua maioria, as plantas e a relação com o exterior, só sejam bonitas e pareçam funcionais no mundo virtual... Ah e também só da para construir virtualmente.... pois na maioria das vezes as imagens apresentadas não são compatíveis com a bolsas dos DO...
    Mas isso é outra história.

è a praga dos designers de casas... não é arquitetura, não praticam arquitectura....
    Concordam com este comentário: zedasilva, marco1, ADROatelier, SG_arquitecto, callinas
  9.  # 51

Zé,
    Com calma, porque às vezes as pessoas enervam-se e deixam de pensar racionalmente, propiciando a que se excedam e, eventualmente, percam a razão.
    Isto não significa que não se afira a situação e haja com firmeza e correcção - resolvendo o contracto, por exemplo.

Relativamente às vantagens/desvantagens, como referi, o meu entendimento é que quando as posições se extremam (esteja a razão do lado que estiver) se perdeu a relação de confiança, pelo que não vale a pena continuar, sobretudo quando no inicio do processo. Ainda há muito para andar para ir do agora até à conclusão da moradia.
    Ter confiança nos "nossos técnicos" é essencial.

Por outro lado, não posso deixar de dizer o seguinte. Aqui no fórum só ouvimos um lado. Tenho sempre pudor em criticar aberta e publicamente um colega, especialmente se só ouvimos uma das partes.
    Acrescento que não conheço o forista, nem o colega, nem o projecto.

Colocado por: zedasilva
    Porquê com calma?

Quais as vantagens de uma relação em que manifestamente uma das partes não está de boa fé?

O que parece é que se trata de um projeto de gaveta onde apenas foi alterada a implantação, tudo o que seja mais que esse trabalho o sr. arquiteto não está disponível.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, AlexMontenegro, SG_arquitecto
  10.  # 52

Colocado por: riscosConheço um gabine conceituado no mercado com prémios ganhos e tudo com umas instalações maravilhosas que emprega 20 arquitetos lá dentro, que trabalha assim, portfólio, escolha uma moradia, preços em conta. Agora não há alterações. Queriam que baixa - se as calças até aos joelhos para parceria..

Nada contra, desde que o cliente saiba o que está a comprar.
  11.  # 53

É bem verdade. Por vezes colecções de imagens bonitas, mas que não refletem, na prática, boa arquitectura.

Por cá fazemos as alterações necessárias ao projecto até termos encontrado a boa solução, e que vá ao encontro do programa do cliente, óbvio.
    Claro que se já estiver tudo entregue na câmara e o cliente, de sua vontade, quiser alterar o projecto, é outra situação.
    Se as alterações forem solicitadas pela autarquia, também estão incluídas.

É uma boa aposta ir desenvolvendo o projecto e tendo reuniões com o cliente para aferir. Quando se chega a consenso, marca-se bem o momento para se saber que dali para a frente é pormenorizar, já não se consegue fazer alterações profundas, apenas ajustes.

Colocado por: Pedro Barradas
    Agora são os 3D integrais, com Porches, vegetação tropical luxuriante e a casa totalmente mobilada e decorada...
    pena é que na sua maioria, as plantas e a relação com o exterior, só sejam bonitas e pareçam funcionais no mundo virtual... Ah e também só da para construir virtualmente.... pois na maioria das vezes as imagens apresentadas não são compatíveis com a bolsas dos DO...
    Mas isso é outra história.

è a praga dos designers de casas... não é arquitetura, não praticam arquitectura....
    Concordam com este comentário:zedasilva,marco1,ADROatelier,SG_arquitecto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 54

Neste caso, nem se coloca a questão dos direitos de autor, pois o cliente não pretende aquele projecto.
    Provavelmente, irá desenvolver outro diferente.

Colocado por: R3volutionComo ficam os direitos de autor aqui?
  13.  # 55

Bom dia,

Três semanas se passaram sem ter tido mais notícias do arquitecto. Fiquei sem resposta ao meu último email, onde deixei bem claro os três pontos seguintes:
    1- não aceito qualquer custo adicional para alterar o projeto;
    2- não considero o projeto concluído porque não se encontra conforme o que eu solicitei;
    3- aguardo pela apresentação do projeto de acordo com as ideias por mim indicadas;

Mas nunca mais tive resposta. Obviamente vou esperar mais, mas começo a sentir-me vítima de burla (ou tentativa de burla, visto ter-se ficado pela adjudicação). Decidi apresentar uma queixa ao provedor de Arquitectura relativamente a este caso. Também não tive qualquer resposta até ao momento, e desconheço se dará em alguma coisa, mas ficar calado e ignorar que aconteceu parece-me menos provável.

No entanto reparei noutro facto muito estranho que gostaria de partilhar connvosco e ouvir as vossas opiniões sobre isso.
    Na fatura da adjudicação constatei que não é a empresa de arquitetura que vem mencionada na fatura, em vez disso é outra empresa, com nome e NIF diferentes. Fiquei curioso e decidi fazer uma pesquisa rápida na Internet pelo NIF e nome desta empresa, e descubro que se trata de uma empresa de restauração e comércio de produtos alimentares e bebidas, e que não tem CAE para serviços de arquitetura. No entanto não há dúvida que me foi solicitado pelo arquiteto que pagasse a adjudicação àquela empresa (tenho o email que comprova isso).
    Achei isto tudo estranhissimo...

Estarei perante algum tipo de esquema de fuga aos impostos/ crime económico? Qual a vossa opinião?

Perante este facto decidi apresentar queixa na ASAE (desconheço se dará em alguma coisa).
    Concordam com este comentário: GMCQ
  14.  # 56

Colocado por: dpalma33nome desta empresa, e descubro que se trata de uma empresa de restauração e comércio de produtos alimentares e bebidas, e que não tem CAE para serviços de arquitetura.

realmente...
  15.  # 57

Colocado por: dpalma332- não considero o projeto concluído porque não se encontra conforme o que eu solicitei;

Chegou a ter alguma das alterações pretendidas, ou foram todas ignoradas?

Colocado por: dpalma33empresa, e descubro que se trata de uma empresa de restauração e comércio de produtos alimentares e bebidas, e que não tem CAE para serviços de arquitetura.

Provavelmente do próprio, ou de familiares próximos. Nesta altura em q os restaurantes estão fechados e com prejuízos avultados, até dá jeito.
    Seria interessante ver o q está no descritivo dessa fatura.
  16.  # 58

Basta o arquitecto, ser da família de padeiros, doceiros, ou terem restaurante.
    Nada impede que uma empresa tenha mais que um tipo de actividade.
    Desde julho de 2017, é possível associar vários códigos de atividade económica (CAE), no momento da constituição e registo da empresa
  17.  # 59

Acho que o CAE está adequado ao trabalho que lhe forneceram, afinal pelo que descreve o trabalho foi um "chouriço" :)
    Concordam com este comentário: VL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  18.  # 60

Colocado por: RUIOLIAcho que o CAE está adequado ao trabalho que lhe forneceram, afinal pelo que descreve o trabalho foi um "chouriço" :)

Muito bem visto, sim senhor! LOL há que manter um bom sentido de humor.

Colocado por: NTORION

Chegou a ter alguma das alterações pretendidas, ou foram todas ignoradas?

Cheguei a ter algumas alterações implememtadas. Mas a certa altura passou tudo a ser ignorado, apenas seria alterado caso eu pagasse mais dinheiro do que o acordado.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues

0.0284 seg. NEW