Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá viva,

    Estou no meio de uma obra de remodelação e construção parcial nova e na aplicação do sistema ETICS surgiu-me a seguinte dúvida:

    Tenho visto em vários manuais e aqui no fórum a recomendação do arranque do sistema com perfil de arranque, onde em alguns locais refere que deve estar nivelado com a altura máxima do terreno, mas preciso de aplicar numa parede que arranca a partir de um terreno significativamente inclinado.

    O que fazer? Pode-se aplicar um perfil de arranque (a 10 cm do solo) inclinado? (E aqui como se aplicam as placas? Niveladas e com corte/ajuste no arranque? Ou com a inclinação do perfil de arranque?)

    Ou o perfil de arranque só pode ser colocado nivelado?

    Obrigada em avanço.
  2.  # 2

    Coloca o perfil de arranque inclinado e acerta logo na 1a fiada.

    Também pode abrir á mão uma vala e colocar de nível e use XPS junto á terra

    Atenção à impermeabilização do primeiro meio metro

    Mas você é que vai aplicar isso??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thesaint
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPorto Coloca o perfil de arranque inclinado e acerta logo na 1a fiada.


    Ok, mas a inclinação é acentuada, não deverá dar para acertar na primeira fiada, talvez nas duas ou três primeiras... mas compreendo a abordagem. Obrigado. 🙌

    E colocar o perfil inclinado assentando também as placas inclinadas nessa parede (rematando inclinado nos cantos, etc), seria uma boa abordagem? Ou será melhor sempre acertar/nivelar as placas (mesmo com perfil inclinado)?

    Também pode abrir á mão uma vala e colocar de nível e use XPS junto á terra.

    Atenção à impermeabilização do primeiro meio metro


    Também seria uma boa opção. Mas julgo que ali não vou conseguir ter espaço para abrir vala...

    Obrigado pelo reforço! Sim, é importante. Impermeabilizar com tela asfáltica talvez, e arrancar a 10 cm do solo, do que tenho visto. Seria mais ou menos essa a ideia.

    Mas você é que vai aplicar isso??


    Não. É uma equipa sub-contratada pelo empreiteiro, mas não estou muito confiante na mesma, e mesmo o empreiteiro tem feito algumas boas (como por exemplo esta).

    Por exemplo, quando perguntei ao empreiteiro se iriam colocar perfis de janela no remate das ombreiras entre o ETICS e caixilharia a resposta foi "isso não precisa/nós não fazemos assim", etc, ou quando se reune com o empreiteiro e o responsável da equipa que vai aplicar o ETICS e perguntamos sobre perfis de pingadeiras nos vãos e recebemos uma resposta do profissional "ah, eu só coloco quando o cliente pede" e o empreiteiro a dizer "mas nas janelas de cima junto à 'pala' do telhado não é preciso", já se percebe porque é que não tenho confiança.

    Por isso queria adiantar-me um pouco à situação.

    Mas pronto. Se calhar na volta, ainda estarei é daqui a uns dias a pedir orçamentos para aplicação de ETICS, que se calhar é o que esta gente está a precisar que eu faça.
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo16062021
    Mais um 🦆 bravo esse empreiteiro..




    Anonimo16062021, alguma sugestão com a inclinação do perfil de arranque e subsequente nivelação a colocar as placas?

    Fiz aqui um 'arranjo' e se calhar a opção B é a mais indicada, não? De qualquer forma partilho e agradeço desde já a ajuda. Abraço.
      opcao-b.png
      opcao-a.png
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021Uma pergunta de quem não percebe um "boi" do assunto.
    Porque o motivo da aplicação da calha de arranque?


    'Não percebe um boi do assunto', olhe, esse sou eu.

    Pelo que vi ou arranca com calha de arranque ou leva as placas perimetrais — corrija-me se estiver errado. E como nessa zona — que é uma parede existente/a reabilitar — não estava a ponderar escavar-se para enterrar isolamento, daí ter assumido que nesse caso seria para arrancar com a calha.

    Mas ainda não coloco de parte escavar algum bocado — a minha reticência é que a zona tem pouco espaço para trabalhar, é uma 'azinhaga' de acesso livre que dá logo com um muro de um vizinho, mas com mais ou menos esforço tudo se fará.

    Colocado por: Anonimo16062021O que diz o seu aplicador sobre o assunto?
    Como é que ele costuma fazer nessa situação?


    Ainda não falei com ele especificamente este assunto. Vou-lhe colocar a questão e assim que tiver uma resposta partilho — mas com base no histórico, não me admirava nada que a resposta dele seja simplesmente cobrir a parede com placas até ao chão sem levar nenhum perfil/placa perimetral e barrar. A ver vamos.
 
0.0131 seg. NEW