Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Vou fazer casa e tenho lido bastante mas como não percebo "bolha" de construção queria pedir se me podem ajudar a escolher o bloco/tijolo que deverei usar.
    Vou fazer casa no interior norte (beira Douro) e aqui faz-se algum frio (-1,-2 de inverno no máximo).
    A casa estará exposta ao Sol das 9/10h da manhã até ao por do sol (irá ficar num alto e só não apanha o nascer do sol).

    Já tive proposta de alguns construtores e aqui é que a "porca torce o rabo" em que me sugeriram Bloco Ytong, Bloco Zenith e Tijolo térmico, fiquei inclinado para o tijolo térmico e comecei a ler, depois aqui no fórum li que a melhor coisa que andava no mercado era o Tijolo Tabicesa de termoarcilla.

    - Relativamente ao Bloco Ytong li algures aqui no fórum que podia "rachar" com facilidade e com trovoada.
    - O Bloco zenith foi um construtor que me sugeriu e disse que era espectacular, mas queria ouvir a opinião de outras pessoas.
    - O Tijolo Termico Tabicesa foi aqui no fórum que li várias pessoas a falar bem dele e fiquei convencido na altura, mas o Ytong e o Zenith deixaram-me curioso.

    Alguém entendido da matéria pode-me explicar com qual ficaria melhor servido? e quais as diferenças?

    Ja andei a ler os coeficientes de termicidade de alguns fabricantes mas sei que ao adicionar o capoto por fora estes indices alteram.

    A casa será revestida a capoto de 8 ou 10, e por dentro será forrada a pladur.

    Agradeço a quem puder ajudar e passando isto da pandemia pago um café :D

    Obrigado,
    André.
  2.  # 2

    Isso tem de discutir com os tecnicos do seu projecto. Sao coisas que tem de ser ponderadas e DEFINIDAS de acordo com a realidade de cada obra.
    Eles tem o dever de explicar tudo isso que pergunta, e com eles verificar qual a melhor solução custo-beneficio, e se a mesma está disponivel na sua zona, ou se a mão de obra local é adequada ao pretendido.
  3.  # 3

    Não é só o termico a verificar, tem a acustica e outros pormaiores.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNão é só o termico a verificar, tem a acustica e outros pormaiores.

    Tais como o seu orçamento e o cuidado que os construtores vão colocar no assentamento dessa alvenaria
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Olá,

    Obrigado pelo comentário, o problema disto é que cada construtor puxa a sardinha à sua brasa.

    Neste momento pedi a 3 construtores orçamento que penso que é o razoável para comparar preços, etc.

    E tive um deles a dizer que o bloco térmico é a melhor coisa do mundo, outro a dizer-me que o bloco zenith é que é e que nunca assentou tijolo térmico por isso não sabe como funciona, e por fim tive um terceiro construtor a dizer que já experimentou Bloco térmico e que não presta e Tijolo térmico é que é bom.

    Claro que isto para quem é cliente ficamos na incerteza (nem é pelos valores), e eu devido a minha profissão (informático) venho para a internet "lamber tudo o que aparece para chegar a uma conclusão minha", mas não é simples..

    Daí vir aqui pedir-vos a ver se me dão algo sincero da vossa parte.

    Obrigado,
    André.
  6.  # 6

    Colocado por: AndreCarvalhoo problema disto é que cada construtor puxa a sardinha à sua brasa.

    A opinião do construtor, para mim, pouco interessa, concentre-se nos projectos e no que eles terão de especificar= Aconselhe-se com os sues técnicos.
    Concordam com este comentário: AndreCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreCarvalho
  7.  # 7

    Obrigado Pedro, vou fazer isso a ver o que o Eng. e o Arquitecto dizem.

    De qualquer forma se alguém quiser deixar alguma opinião/comparação entre os 3 eu agradeço.

    Obrigado,
    André.
  8.  # 8

    e não equaciona o bloco termico ( cimento e leca) porquê?...
    e não aplicar tijolo ceramico normal de 22, porquê?
    etc...
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    A opinião do construtor, para mim, pouco interessa, concentre-se nos projectos e no que eles terão de especificar= Aconselhe-se com os sues técnicos.
    Concordam com este comentário:AndreCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndreCarvalho


    Discordo.... por vezes forçar um construtor a usar um sistema ao qual não está habituado pode prejudicar a execução. Não digo que seja neste caso em particular.
  10.  # 10

    nem se saba ainda quem irá fazer a obra.... Agora condicionar uma decisão de projecto, devido ao comentário deste ou daquele empreiteiro.. com franqueza.
    Outra coisa totalmetne diferente, é. saber que ira ser executado por determinado empreiteiro e o home prefere/ ´so faz com BT25, assim já é outra coisa, e haverá de se adeuar a solução de projecto, ou então verificar se esse promenor é compativel com a solução de projecto. há sempre alguma margem de manobra para alterar... sem estragar.
    • SrR
    • 15 janeiro 2021

     # 11

    Dos 3 ytong
  11.  # 12

    ui.. isso ( YTONG - Bloco de betão celular autoclavado) para quem nunca assentou/ viu tal coisa na vida, vai sair miséria... além do custo elevado e da dificuldade de aquisição.
  12.  # 13

    Há dias vi uma obra onde fizeram a primeira fiada em bloco térmico e as seguintes em tijolo térmico...
  13.  # 14

    Relativamente em colocar bloco termico foi equacionado mas visto ter um coeficiente térmico mais baixo que os outros "descartamos à partida", o tijolo cerâmico não é a mesma coisa que tijolo termico? ninguém me aconselhou ou falou nele em que é que difere do tijolo termico?

    Obrigado,
    André.
  14.  # 15

    Colocado por: AndreCarvalhotijolo cerâmico não é a mesma coisa que tijolo termico?

    Não
  15.  # 16

    Em tudo..
  16.  # 17

    Às vezes por aqui só se complica... Tijolo cerâmico é o tijolo normal!
    Coloque tijolo térmico e capoto que fica bem servido!
    Concordam com este comentário: AndreCarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreCarvalho
  17.  # 18

    quem sabe se fica ou não bem servido, são os projectistas.
    O tijolo 22, não tem de ficar mal. antes pelo contrario. é muito mais barato. mas não quer isso dizer que seja o ideal, longe disso. é uma solução.
  18.  # 19

    Viva,

    Ok, ja falei com o engenheiro e com capoto de 8 a diferença entre bloco termico da Artbel e o tijolo termico da preceram e o tijolo termico da tabicesa, o da tabicesa dá um "U" menor.

    Provavelmente irei então para essa solução, cá em PT existem representantes de Tijolo Termico da Tabicesa?

    Obrigado,
    André.
  19.  # 20

    Colocado por: AndreCarvalhoViva,

    Ok, ja falei com o engenheiro e com capoto de 8 a diferença entre bloco termico da Artbel e o tijolo termico da preceram e o tijolo termico da tabicesa, o da tabicesa dá um "U" menor.

    Provavelmente irei então para essa solução, cá em PT existem representantes de Tijolo Termico da Tabicesa?

    Obrigado,
    André.


    Porque precisa de representantes? a Tabicesa fica em Badajoz, é já ali.
 
0.0222 seg. NEW