Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Eu tenho algumas duvidas visto estar completamente por fora deste tipo de equipamentos e posso dizer parvoices, li sobre o assunto e ainda fiquei mais baralhado dai o meu pedido de ajuda.

    Eu tenho um T2 de 90m2 em Lisboa que tem um caldeira a gas natural que serve para AQS + aquecimento central em radiadores normais (com 15 anos de idade) , adicionalmente também tenho ar condicionado Daikin em todas as divisões (sala + 2 quartos).

    E como tenho que trocar a caldeira antiga (ventilada) por uma de condensação , o que requer algumas adaptações (pediram me 800 EUR para a instalação com essas adaptações).

    Assim pensei que talvez fosse melhor optar por:

    a) Bomba a calor mural para AQS
    b) Bomba a calor mural para AQS + Aquecimento central

    Assim gostaria de saber se é possível colocar no lugar da caldeira a bomba de calor sem que seja multi-split porque eu não tenho muito espaço para colocar mais uma máquina no exterior.

    Por outro lado gostaria de saber se os radiadores que tenho que são da ROCA metalicos com uns 15 anos de idade funcionarão bem.

    Ou se por outro lado, será melhor optar apenas por uma bomba de calor só para AQS e o aquecimento utilizo o ar condicionado existente numa óptica de investimento e eficiência energética.

    Desde já muito obrigado pelo v/ contributo.
  2.  # 2

    Se quiser uma caldeira a pellets que é do tamanho de uma caldeira a gás natural que faz aqs e aquecimento central se quiser mande me um email que eu depois envio lhe as fotos da mesma
    Cumprimentos
  3.  # 3

    Está satisfeito com o seu sistema actual? algo não funciona bem ou pondera trocar apenas para baixar consumos?

    Tendo gás natural,o investimento em uma bomba de calor possivelmente terá um retorno muito demorado. Já ponderou comprar uma caldeira de condensação de elevada eficiência e fazer manutenção aos seus radiadores?
    Concordam com este comentário: pkasa
    • SrR
    • 14 fevereiro 2021

     # 4

    Colocado por: Fabioramod84Se quiser uma caldeira a pellets que é do tamanho de uma caldeira a gás natural que faz aqs e aquecimento central se quiser mande me um email que eu depois envio lhe as fotos da mesma
    Cumprimentos
    mural?
  4.  # 5

    Sim a caldeira a pellets e mural
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
    • SrR
    • 14 fevereiro 2021 editado

     # 6

    So conheço duas
  5.  # 7

    Há muitos tópicos recentes sobre essa temática.
    No geral, havendo acesso a gás canalizado o "consenso" é que essa opção é a que fica mais em conta. Caldeira de condensação, o gás está mais ou menos barato e fica feito.
    A BC provavelmente fica no dobro do preço, a recuperação do investimento é para lá de nunca mais.

    Em relação aos radiadores, depende de quais são. Como é óbvio nunca serão tão eficientes como equipamentos recentes, mas podem não ser maus. Depende. O problema poderá ser o estercum no circuito. Os meus têm pouco mais e de cada vez que tiro um radiador a quantidade de porcaria que sai até faz doer a vista.

    Edit: dito isto, eu vou colocar BC e não gás natural.
    • SrR
    • 15 fevereiro 2021

     # 8

    E mesmo assim se nao me engano necessitam de um silo à parte
  6.  # 9

    SRs essa caldeira pode ter silo ou retirar diretamente do saco dos pellets
    • SrR
    • 20 fevereiro 2021

     # 10

    Para ter autonomia precisa sempre de algum depósito
  7.  # 11

    Esta caldeira a pellets e instantânea nas águas
    • SrR
    • 20 fevereiro 2021

     # 12

    É a magikal eu sei qual é, para alem dessa ha pelo menos outra mural mais antiga
  8.  # 13

    As bombas de calor de parede podem fazer aquecimento dos radiadores?

    Por 2k já se mete uma coisa destas em condições?

    A bomba de calor existe saída de aguas, certo?

    Queria acabar com o gás no apt
 
0.0175 seg. NEW