Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Eu ainda ontem tive de assinar um DWFx e continuo com o mesmo problema de sempre...

    Ainda não li nenhuma solução válida para isto.
    O que vale é que esta câmara quer só os documentos em CD e não faz validação automática.


    Quanto ao tema das diferenças, parece que algumas câmaras estão a comprar sistemas semelhantes, Oeiras, Sintra, Mafra, trabalham todas com um site visualmente semelhante.
    Mas por exemplo Oeiras só permite o utilizado com o cartão de cidadão, o que é parvo. Devia poder haver um utilizador do Atelier para gerir todos os processos... Assim fica agarrada a um técnico.

    Depois outras mais confusas há bem pouco tempo Mafra pedia 4 coleções em papel.

    Ou no Algarve que ainda é preciso entregar 1 coleção em papal, com índice, e todas as páginas numeradas, rubricadas e datadas!! Todas!!
    Faz lembrar os tempos das trevas em Lisboa em que se ila lá com um processo de 200 páginas, tinha de se comprar o dossier, eles viam se estava tudo ok. E depois ia-se para a mesa do lado numerar tudo. 1...2...3...4.. e quando se chegava ao fim e dava 218 páginas voltava-se ao in´cio e metia-se 1/218, 2/218 etc etc etc
  2.  # 102

    Repito: Por acaso, cada colega que se tem queixado aqui no café, já apresentou alguma exposição à Ordem dos Arquitetos?
    Eu já apresentei várias! Mas se for eu sozinho, não vão ligar nenhuma.
    Vamos lá malta! São 5 minutos a escrever um pedido de intervneção sobre este tema
    Please!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 103

    Ontem mesmo enviei um mail à minha secção regional a questionar sobre as demarches já feitas pelo grupo de trabalho que está a tratar deste tema.
    Ligaram-se hoje e estive 15minutos à conversa , inteirando-me do estado do processo.
    Eles são fantásticos, ligam sempre e de forma muito assertiva. Isso vale muito, mas noto uma coisa: Se 1000 colegas tivessem escrito e reclamado e exigido - não teriam telefonado a todos.

    Ontem, claramente, só eu me queixei...
  4.  # 104

    Colocado por: nunogouveiaEles são fantásticos, ligam sempre e de forma muito assertiva. Isso vale muito, mas noto uma coisa: Se 1000 colegas tivessem escrito e reclamado e exigido - não teriam telefonado a todos.

    Nuno, Não percebi nada
    entretanto alguma novidade objetiva?
  5.  # 105

    A Ordem tem um grupo de trabalho que está a procurar o input de Câmaras, ordens profissionais de engenheiros, outras associações profissionais na área da construção civil, etc, e a tentar organizar uma proposta que vise uniformizar a forma como as diferentes Câmaras pedem os documentos. A ideia é que mesmo com plataformas diferentes, pelo menos a formatação dos ficheiros seja semelhante.
    Pessoalmentew acho pouco, muito pouco, mas como pouca gente se queixa, até não está mal.

    Acho que a solução seria uma plataforma nacional única! Porra, somos 10milhões e temos 300 municípios. Seria como se em Paris, houvesse uma submissão distinta para cada conjunto de uma dezena de ruas. Não faz sentido a Câmaras terem essa autonomia em particular. Mas a Ordem tem a sua lógica e se conseugir o que pretende já será melhor.
    Só que essa abordagem institucional, e com tantos parceiros é por demais demorada. Eles querem entregar um primeiro pack de propostas ao governo/assembleia, até Julho do próximo ano.
    Ou seja, isto ainda vai demorar...
    Mas como a malta só se queixa no café...não merecemos muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  6.  # 106

    Não basta isso minha gente

    É também preciso mudar para atendimentos online.. já tive câmaras no Algarve, em Tavira, a ter que implorar por uns esclarecimentos a nível de organização de processo, pois queriam que fosse do Porto a Tavira tirar dúvidas ao balcão que não atendiam telefones aos técnicos... Isto foi antes do covid...
  7.  # 107

    Esta semana para entregar um processo nas Águas de Cascais indicaram -me que teria de ser em papel e presencial por marcação! Solicitei para enviar por correio e não aceitam! Ou seja, tenho de ir do Porto a Cascais propositadamente fazer de carteiro...
  8.  # 108

    Falamos aqui das câmaras mas há entidades, como as que gerem as Águas dos municípios, que têm procedimentos muito mais arcaicos! E muitas com gestão privada...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 109

    E continuamos a queixar-nos aqui...para quê? Todos nos conhecemos bem o calvário. Não somos a audiência a influenciar.
    • SrR
    • 2 novembro 2022

     # 110

    Colocado por: fredcunhaFalamos aqui das câmaras mas há entidades, como as que gerem as Águas dos municípios, que têm procedimentos muito mais arcaicos! E muitas com gestão privada...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    conheço varias que obrigam a que as colunas montantes sejam em hidronil com acessórios roscados, outros so ate ao contador em pead e com electrosoldaduras, enfim
  10.  # 111

    Hoje por acaso tinha de ir a uma Registo buscar o CC da minha filha e aproveitar para expor o meu problema de erro no Autodesk a assinar.
    A senhora verificou no leitor deles e tudo funciona perfeitamente.
    A verdade é que continuo com o erro X509 e sem solução.

    Uma das Câmaras onde mais entregava estão a mudar para entrega digital... Espero que não me dê problema.

    Alguém vai ter de repensar em entregar em PDF assinado e DWF não assinado. Estar dependente de um programa de 2013 para assinar documentos é absurdo.
  11.  # 112

    Colocado por: nunogouveiaMas como a malta só se queixa no café...não merecemos muito mais.


    Ontem estive a carregar uma CP numa plataforma de uma Camara da MArgem sul - 94 ficheiros 1 a 1!!! porque não dá para fazer em lotes... nesta CM é assim, noutra é assado e na outra é cozido... Numas é tudo junto as peças escritas, noutra é separado, numas é sempre pdf/a, noutras é somente nos pdfs assinados, noutras ainda querem os DWG/ DXF "assinados", alem dos DWFx... noutras cada ficheiro tem de ter determinada designação, noutras é diferente, noutras tanto faz e ainda há câmaras que é só papel, e os ficheiros digitais, é somente para cumprir RJUE...
    Sabem isto é desesperante...
  12.  # 113

    que pesadelo

    o ultimo processo que submeti e a camara digamos que nem é de grande dimensão, dava para "pegar" em todos os ficheiros e mete-los numa janela e automaticamente eles ficaram organizados apenas sendo preciso validar um a um mas não cada folha mas o grupo de desenho e grupos de partes escritas.
    já outra mais para tras quase que tirei um doutoramento em informática :)
    imagine-se que o termo de responsabilidade é fornecido na plataforma em pdf da propria camara mas que não vem em pdfa e com janela para assinar propria, mas depois ao querer converter para pdfa não deixa.... foi preciso andar a fazer a fazer ginastica com os pfds
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 114

    Mesmo a calhar:
    Ordem dos Arquitectos elabora Relatório de Diagnóstico sobre a desmaterialização dos processos urbanísticos
    11.04.2023
    A entrega de processos urbanísticos em suporte digital tem vindo a ser implementada no país ao longo dos últimos anos, por iniciativa de um número crescente de municípios.

    Esta situação, com diferenças sensíveis entre regiões e uma grande diversidade de procedimentos requeridos, foi diagnosticada pela Ordem, com base nas secções regionais, através de um levantamento, em que se verifica uma progressiva adoção de plataformas digitais, a que o período pandémico veio dar um impulso significativo.

    O Relatório de Diagnóstico: Desmaterialização e Uniformização de Processos Administrativos no âmbito de Operações Urbanísticas, agora disponibilizado, regista esta situação, retirando como uma das principais conclusões a disparidade crescente entre municípios na definição de requisitos e elementos para instrução de processos.

    Ao contrário do que as novas possibilidades tecnológicas fariam prever, a digitalização, em conjunto com uma complexidade progressivamente maior do quadro regulamentar, não tem contribuído para facilitar a instrução dos processos urbanísticos, antes contribuindo para dificultar a tarefa dos arquitetos e demais projetistas.

    Deste relatório, a Ordem dos Arquitectos infere um conjunto de 9 recomendações para simplificação e uniformização de processos urbanísticos, que propõem uma resposta pragmática de revisão global do modo de instrução de processos, com base na criação de uma plataforma digital única interoperável de submissão, uniformizando requisitos e documentos no território nacional e apresentando informação clara sobre os pedidos.

    ler aqui:
    https://arquitectos.pt/?no=2020498174%2C154&fbclid=IwAR2wagisjGCNe-acDntmv6CGXPGLiqCcObTSfliYoE1_6SWKczupjlIKg5I
  14.  # 115

    O mais caricato é que somente 44% dos municipios responderam ao inquérito, realizado em 2019.
    Este Estudo, entretanto enferma por desactualização, até porque entre o ano passado e este anos, pelo menos dois municipios que eu interagi, desmaterializaram o procedimento através de "plataformas"
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 116

    O relatório da OA é muito giro. Concordo com todas as recomendações. Zero novidades e tantas boas intenções que até traz lágrimas aos olhos.
    Só quero saber o que acontece caso, digamos no prazo de um ano, os municípios e/ou o estado não avancem para uma uniformização ou plataforma nacional única...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  16.  # 117

    Colocado por: Pedro BarradasOntem estive a carregar uma CP numa plataforma de uma Camara da MArgem sul - 94 ficheiros 1 a 1!!! porque não dá para fazer em lotes... nesta CM é assim, noutra é assado e na outra é cozido... Numas é tudo junto as peças escritas, noutra é separado, numas é sempre pdf/a, noutras é somente nos pdfs assinados, noutras ainda querem os DWG/ DXF "assinados", alem dos DWFx... noutras cada ficheiro tem de ter determinada designação, noutras é diferente, noutras tanto faz e ainda há câmaras que é só papel, e os ficheiros digitais, é somente para cumprir RJUE...
    Sabem isto é desesperante...

    Compreendo perfeitamente. E chateia porque tudo isto poderia ser mais simples. Uma Portaria feita com pés e cabeça com a denominação e organização dos ficheiros devia ser o básico. E já andamos à muito nisso. O RJUE do 60/2007 já falava numa plataforma online. Passaram 16 anos e ainda andamos a tentar descobrir o caminho.

    Para mim até agora a de Sintra (plataforma epaper) é a que funciona melhor. Se tiver tudo formatado, em dois minutos entrego uma CP. Tens os formulários com guias de ajuda, e tudo dividido por tipo de requerimento. E, ainda permite eu conseguir descarregar todo o processo já entregue.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 118

    Colocado por: marco1mas depois ao querer converter para pdfa não deixa

    Eu já me safei de coisas parecidas com apps online. O Acrobat recusa-se a converter mas os online não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 119

    Colocado por: paulovalenteO Acrobat recusa-se a converter mas os online não.

    Usei o leitor pdf chrome, pra imprimir em pdf sem seguranças, depois consegui converter em pdf/a...
    Mas estas coisas não deveiam acotnecer.
    E assinar DWGs!? foi a 1ª vez que tal é exigido, pensei que nem fosse possivel ( afinal é um ficheiro editável - relativo ao lev. top e planta de implantação) e já existe a versão em DWFx, assinada. por acaso o ZWcad, tem uma aplicação fora do progrma para isso mesmo.
  19.  # 120

    Colocado por: paulovalentePara mim até agora a de Sintra (plataforma epaper) é a que funciona melhor

    è verdade.

    Meti há pouco tb na de Vila Franca de Xira, é recente, não é igual mas tb foi simples a submissão dos ficheiros. depois de carregdos e "verificados pela plataforma", gera um ZIP que se carrega na parte reservada do portal.
 
0.0280 seg. NEW