Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Sou novo neste fórum, não sei se é necessário fazer apresentação, pois não encontrei nenhum tópico sobre isso.
    Sou o Carlos, de São Pedro do Sul, Viseu.
    Quero instalar um recuperador de calor a lenha na minha lareira aberta da sala. São 21m² na sala, tem também um corredor, 3 quartos e uma casa de banho. Tudo no mesmo piso. A lareira em questão apenas foi acesa 2 vezes até hoje, está limpa.
    Já pesquisei muita informação sobre os recuperadores, desde marcas, modelos, potências, etc...
    Mas sinto-me muito confuso, pois não sei por onde escolher mediante a sua potência, e rendimento, e suas marcas. O que me aconselham?
    Como fazer o isolamento térmico da lareira, lã de rocha, vermiculite, ou com placas de silicato?
    Em anexo envio fotos da minha lareira aberta onde pretendo instalar o recuperador. Se me pudessem ajudar agradecia muito 😅😊 Muito obrigado a todos.
    Cumprimentos
      IMG_20210116_134137.jpg
      IMG_20210116_134158.jpg
  2.  # 2

    Caro Carlos1000

    Recomendo demolir a lareira e instalar um recuperador a agua, e transportar o calor do fogo pela casa com tubos de água.
    Melhorar uma lareira é uma tarefa inglória uma vez que não é possível.
    Transportar calor com tubos de ar, não funciona lá muito bem.
    Se tiver a agua a transportar o calor , um dia mais tarde pode acrescentar ao sistema uma Bomba de Calor, ou uma caldeira de pellets, ou outra fonte de energia que entretanto apareça.


    Se não tem dinheiro faz por partes, que também é possível, em vez de todos os quartos, coloca apenas os radiadores nos quartos que usa.
    A cozinha tb necessita de calor.

    Tem aí em viseu a Metlor, que provavelmente recomendam um instalador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos1000
  3.  # 3

    Obrigado pela sugestão, mas não pretendo a instalação de aquecimento central. Sei que é vantajoso, mas teria de mexer na canalização das águas, não tenho nenhum tubo de água visível, está tudo tapado nas paredes.
    Pretendo mesmo apenas para aquecimento local, acaba sempre por ir algum calor para o resto da casa, desde que esteja tudo sempre fechado.
    Sei que existe aqui em Viseu a Metlor, mas não sei qual o feedback acerca dos equipamentos da marca. Tenho preferência pela construção em ferro fundido, mas não sei muito a que factores olhar na escolha do recuperador.
  4.  # 4

    Boas, se alguém me pudesse dar alguma opinião acerca do isolamento da lareira e como escolher um bom recuperador de calor, agradecia imenso!
    Bem haja a todos, uma boa semana e desde já muito obrigado.
  5.  # 5

    recuperadores em ferro fundido vem tudo da china ...
  6.  # 6

    Colocado por: mtavaresrecuperadores em ferro fundido vem tudo da china ...


    Mesmo vindo da China é o material que mais preferem, pela sua durabilidade e resistência ao fogo. Pelo menos já vi neste fórum imensos comentários nesse sentido. Os de aço a poder de tempo o material fica "comido" pelas chamas e começa a furar-se.
  7.  # 7

    Olá Carlos, chegou a mudar a lareira?
  8.  # 8

    Colocado por: sky3205Olá Carlos, chegou a mudar a lareira?

    Bom dia,
    Não, ainda não mudei. Tive um contra tempo e ainda não tive tempo para começar essa mudança. Irá ser feito durante este verão, pois o inverno já está de partida, e tenho bastante tempo para fazer isso. No entanto continuo indeciso na escolha do recuperador de calor.
 
0.0141 seg. NEW