Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais quero agradecer aos criadores a existência deste fórum.
    Tem sido de muita utilidade e frequente consulta por mim.
    Decidi tornar-me membro pois tenho necessidade de algum aconselhamento uma vez que adquiri uma moradia recentemente que pretendo renovar e ampliar.
    A primeira questão que tenho a colocar é sobre o tecto/telhado que tenho na zona da sala comum.
    A casa tem mais ou menos 50 anos, mas foi muito bem construída e mantida.
    O telhado de 2 águas tem uma telhas que eu nunca tinha visto, parece que têem uma camada extra cimento por cima e estão acentes sobre uma esttrutura de vigotas com abobadilhas cobertas com uma camada de cimento. Tudo num estado impecável.
    O tecto também foi feito em abobadilha revestida com uma camada de cimento e por cima tem lã de rocha. Também me satisfaz.
    O pior é que a patroa, quando viu a sala comum com cerca de 5,5 por 9 e pé direito de 2,65 lançou logo o desafio de eliminar o tecto e fazer outro aproveitando ao máximo o pé direito e as pendentes do telhado.
    Abrir uns intervalos entre as vigas e descobri que o meio do telhado está desviado em relação a sala. Pensei que tinha resolvido o problema evitando esta obra, mas afinal veio outro desafio ainda mais complicado.
    Fazer um tecto falso em pladur também inclinado para recentrar o meio do tecto.
    Nada de complicado diz-me o pedreiro, mas eu queria aproveitar para melhorar a eficiência energética ( ou pelo menos manter a que tinha).
    Surgiu-me a ideia de colocar XPS na estrutura de fixação do pladur e colar este posteriormente ao XPS, ou então comprar umas placas que veem logo com 10 de gesso cartonado + 30mm de EPS.
    Como não pretendo mexer no telhado por fora, pergunto se acham importante/aconselhável também isolar o telhado por dentro com XPS.
    Ficaria criada uma caixa de ar entre duas camadas de XPS.
    Faz sentido ? Outra sugestão ?
    Obrigado por qualquer opinião informada.
  2.  # 2

    A cobertura conforme tem, com um desvão considerável para ventilar, criou um equilíbrio de humidade e temperatura que previne a criação de condensações no teto da sala, para além de criar um ambiente confortável.
    Ao retirar a laje, quebra esse equilíbrio, cria barreira impermeável e espaço de ar sem ventilação suficiente.
    Isolar e impermeabilizar seria melhor por cima e sob a telha.
    Entretanto hão-de chegar soluções mais pormenorizadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Markov
 
0.0086 seg. NEW