Iniciar sessão ou registar-se
    • Zoe
    • 17 janeiro 2021 editado

     # 1

    Boa noite,

    Depois de conversas com o nosso empreiteiro (no qual confiamos totalmente, mas que é algo teimoso em relação às soluções), venho aqui indagar se não haverão alternativas mais saudáveis, ecológicas, etc ao isolamento tradicional de telhado (sugeriu-nos roofmate, já usámos antes mas não estou 100% confortável pois é basicamente um isolamento feito à base de plástico que demorará centenas de anos a decompôr-se), e para as paredes sugeriu a lã de rocha, com a qual também não estou a 100%.

    Haverá alguma alternativa mais sustentável (para construção tradicional, isto é)?
  1.  # 2

    Existem as placas de aglomerados de cortiça por exemplo, mas têm valores completamente diferentes (mais caro). O EPS, XPS e Lã de Rocha continuam a ser os melhores materiais, pensando numa lógica de relação entre o custo e o benefício.
    • Zoe
    • 17 janeiro 2021

     # 3

    Colocado por: fleite10Existem as placas de aglomerados de cortiça por exemplo, mas têm valores completamente diferentes (mais caro). O EPS, XPS e Lã de Rocha continuam a ser os melhores materiais, pensando numa lógica de relação entre o custo e o benefício.

    Em relação à cortiça, o nosso empreiteiro já nos tinha dito que não é ideal pois é muito pouco flexível (não temos apenas ângulos rectos). Foi logo a primeira coisa em que pensei. Apesar da cortiça não ser assim tão sustentável como se pensa.
  2.  # 4

    Colocado por: Zoe
    Apesar da cortiça não ser assim tão sustentável como se pensa.


    como assim?
  3.  # 5

    • Zoe
    • 17 janeiro 2021

     # 6

    Colocado por: m.aur.eira

    como assim?


    Desde a forma como a cortiça é extraída ao seu armazenamento e processamento, passando pela gestão “sustentável” dos hectares e hectares de sobreiros, há muito para dizer, basta procurar. Prefiro não me alongar sobre isso neste tópico.
    • Zoe
    • 17 janeiro 2021

     # 7

    Colocado por: lmcaetMais "sustentável" do que isto deve ser difícil:
    https://forumdacasa.com/discussion/12057/construcao-de-casa-em-cob-barro-areia-e-palha/


    Aqui falo em isolamento de paredes em tijolo, ditas tradicionais. A minha questão não é para uma moradia em Cob, mas sim em tijolo.
    E há imensas alternativas de construção sustentáveis sem ser o Cob, é apenas um de muitos. ;)
  4.  # 8

    Colocado por: Zoe(não temos apenas ângulos rectos).
    ele não terá com que a cortar? se nao tem tb nao tem com que cortar madeira... bons empreiteiros.. ;)
  5.  # 9

    Colocado por: ZoePrefiro não me alongar sobre isso neste tópico.
    estarás mesmo a comparar a sustentabilidade de cortiça com petroquimicos e a chegar a essa conclusão que a cortiça nem é sustentável?
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  6.  # 10

    Colocado por: Zoe
    Desde a forma como a cortiça é extraída ao seu armazenamento e processamento, passando pela gestão “sustentável” dos hectares e hectares de sobreiros, há muito para dizer, basta procurar. Prefiro não me alongar sobre isso neste tópico.


    A cortiça, desde o momento de extração, é muito bem cuidada, desde que seja feita por profissionais especializados na área, por isso não concordo em nada consigo. Basta pensar como é a extração da madeira e da pedra, que depois verá que realmente a cortiça é dos mais sustentáveis que existem no mercado... e daí o preço que tem também ;)
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  7.  # 11

    Colocado por: Zoe

    Desde a forma como a cortiça é extraída ao seu armazenamento e processamento, passando pela gestão “sustentável” dos hectares e hectares de sobreiros, há muito para dizer, basta procurar. Prefiro não me alongar sobre isso neste tópico.


    em última análise, nada é sustentável :(... tudo é mecanizado, mal alimentado, medicado, plastificado... falta carinho, sabedoria e arte... somos uns parasitas que se aproveitam de tudo na má asserção do verbo aproveitar. e os que desistem, são incompreendidos.
    (tive notícias tristes hoje, não me liguem...)
    o que é certo é que entre a cortiça e o xps, eps ou o que lhe valha, a cortiça ganha.
    Concordam com este comentário: fleite10
  8.  # 12

    Exatamente! Não há nada que não seja mecanizado, se bem que a extração da cortiça é ainda muito manual :)
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  9.  # 13

    e depois a cortiça renasce, a árvore continua a crescer, renova-se... a cortiça é leve, logo o "gásoil" para o transporte não é tanto assim como para outros materiais, com a excepção dos esferovites, claro,...
    estive a ver como fazem na Amorim e parece-me que até fazem bem a coisa... no fundo da página tem um vídeo.
    Concordam com este comentário: fleite10
  10.  # 14

    Eu conheço bem o trabalho da Amorim. Podem não ser baratos (não são, de todo) mas qualidade não lhes falta.
 
0.0183 seg. NEW