Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Tenho verificado manchas de humidade numa parede do quarto e já "fiz de tudo" para tentar encontrar a origem, mas sem sucesso! Venho pedir a vossa ajuda para tentar perceber como diagnosticar e resolver. Desde já o meu muito obrigado :)

    Situação.
    Morava há 11 anos no apartamento, sempre tinha usado o quarto, e desde há 5 anos tinha colocado um ar condicionado no quarto, que ligo apenas antes de ir dormir. Nunca tinha tido problemas de humidade
    Ao 12º ano, no inverno (aproximadamente inicio de Jan) apareceram manchas com fungos (imagem abaixo).
    Esta parede está voltada a norte e no inverno (infelizmente) não apanha sol durante 2 ou 3 meses. A mancha aparece apenas num dos cantos do quarto.


    No verão "lixei" a parede e apliquei um anti-fungos e 2 de mão com tinta (com aditivo anti-fungos), em todo o quarto.
    O condominio pintou a fachada do prédio que se encontrava com várias fissuras. Infelizmente a pintura foi feita apenas em Novembro, quando já tinham sucedido algumas chuvas.
    No ano seguinte, também nos meses frio apareceu-me a seguinte mancha (a mancha só é visível com o flash da câmara ligado)


    Já desesperado comprei um medidor de humidade e pude verificar que as paredes do quarto medem 12 a 14% de humidade. Não obstante no canto em causa, paredes e tecto, a medição é sempre de 18, 19... já chegou mesmo a 25%!
    Não consigo ter acesso à casa do vizinho de cima para verificar em que estado se encontra a sua parede.

    Agradecia a Vossa ajuda para diagnosticar e resolver o problema. Obrigado :)
    • size
    • 17 janeiro 2021

     # 2

    Colocado por: cordeirojoao
    Problemas de humidade: infiltração ou condensação?


    Pela 1ª foto, parece ser condensação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  2.  # 3

    Na primeira foto condensação, assim que meteu o AC aumentando a temperatura interior, essa ponte térmica ficou visível pelo diferencial de temperatura. Segunda foto a parede estava molhada, assim que repararam a parede pelo exterior e pintaram provavelmente com uma tinta acrílica, a água que a parede continha não consegue secar para o exterior. Dessa forma está a aparecer pelo interior
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  3.  # 4

    Colocado por: riscosNa primeira foto condensação, assim que meteu o AC aumentando a temperatura interior, essa ponte térmica ficou visível pelo diferencial de temperatura. Segunda foto a parede estava molhada, assim que repararam a parede pelo exterior e pintaram provavelmente com uma tinta acrílica, a água que a parede continha não consegue secar para o exterior. Dessa forma está a aparecer pelo interior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cordeirojoao

    Qual a solução que me sugere?
    Entretanto também estou a pensar fazer testes em que não durmo no quarto, para perceber qual o comportamento!
  4.  # 5

    costuma abrir as janelas durante o dia?
  5.  # 6

    Colocado por: cordeirojoao
    Qual a solução que me sugere?
    Entretanto também estou a pensar fazer testes em que não durmo no quarto, para perceber qual o comportamento!

    Nesta fase nada, desumificador e arejar, essa água tem de continuar a sair. Assumindo que não tem nhuma infiltração porque fizeram a reparação no exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  6.  # 7

    Colocado por: m.aur.eiracostuma abrir as janelas durante o dia?

    Sim, costumo! Todos os dias as janela do quarto é aberta pelo menos 1 ou 2 horas.
    Inclusive já verifiquei que por vezes, de manhã, se sente o canto húmido, e após as janelas estarem abertas o canto seca. Mas mesmo secando continuo a medir humidade a 17,20,22% com o sensor de humidade.
    • size
    • 17 janeiro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: cordeirojoao

    Inclusive já verifiquei que por vezes, de manhã, se sente o canto húmido, e após as janelas estarem abertas o canto seca. Mas mesmo secando continuo a medir humidade a 17,20,22% com o sensor de humidade.
    ´

    Só , 17/20% nesta altura de inverno ? Se apanhar 40/50% seria muito bom.
    Que aparelho utiliza ?
  7.  # 9

    Colocado por: size´

    Só , 17/20% nesta altura de inverno ? Se apanhar 40/50% seria muito bom.
    Que aparelho utiliza ?

    Talvez não me tenha feito entender. A medição de 17,20,22% humidade é medida na parede com um medidor de humidade.
    A humidade "ambiente" na casa é bastante superior, muitas vezes na ordem dos 70%, chegando mesmo a 80 ou 90%. A zona onde vivo é bastante húmida.
  8.  # 10

    Colocado por: riscosNa primeira foto condensação, assim que meteu o AC aumentando a temperatura interior, essa ponte térmica ficou visível pelo diferencial de temperatura. Segunda foto a parede estava molhada, assim que repararam a parede pelo exterior e pintaram provavelmente com uma tinta acrílica, a água que a parede continha não consegue secar para o exterior. Dessa forma está a aparecer pelo interior
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cordeirojoao


    Tenho um caso idêntico ao da 1a foto e também surgiu depois de colocar AC. Alguma sugestão para resolver?
 
0.0142 seg. NEW