Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ja entregamos o projecto da nossa casa a um engenheiro de confiança sem falarmos de preço e sem consultar outros engenheiros! brevemente iremos conversar e falar sobre o contrato e gostaria de saber quais os "deveres" do engenheiro (q também se ocupa da arquitectura). muito obrigada
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 2

    Colocado por: SARGOMESja entregamos o projecto da nossa casa a um engenheiro de confiança sem falarmos de preço e sem consultar outros engenheiros! brevemente iremos conversar e falar sobre o contrato e gostaria de saber quais os "deveres" do engenheiro (q também se ocupa da arquitectura). muito obrigada


    Off Topic: Eu já estou sentado com o balde das pipocas na mão:)
  2.  # 3

    1º ele é que deve descriminar os serviços que vai prestar e o respectivo orçamento e o que está incluido ou excluido.
    2º....boa sorte com a arquitectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  3.  # 4

    Podemos saber o que o/a levou a emtregar o projecto a um engenheiro e não a um arquitecto?
  4.  # 5

    independentemente de ser Eng.º ou não... é surpreendente o facto de se meter num assunto destes!!! sem qualquer tipo de acordo verbal ou escrito sobre o que está incluido ou não, quais os valores e prazos, deveres e direitos reciprocos...

    Aguardo mais novidades deste desenrolar.... Pela minha experiência não começa lá muito bem... Hoje em dia não se pode avançar em negócios assim... à toa...

    PS:já passei por algumas histórias q começaram assim... e nunca terminaram.. ou melhor terminaram, cá pelo Atelier!!! acabando o dono de obra por gastar o dobro do dinheiro e do tempo...
  5.  # 6

    acho que nao tem muito que saber! entreguei a um engenheio que se ocupa da arquitectura porque tem parceria com um arquitecto! mas a questão era saber o que é indispensável para o projecto de arquitectura ser bem executado. ja ouvi falar de projecto de execução, mapa de quantidades, especialidades... agradecia ajuda, nao sarcasmo. mais uma vez obrigada
  6.  # 7

    SARGOMES.. desculpe.. mas o meu texto.. depois de ler o seu post... só podia ser escrito com este sentido. Escreve que já entregou o Projecto a "fulano", portanto é um facto "consumado"... não terá este o dever de a informar de todos os detalhes da prestação de serviços... E deveria ter sido antes de "entregar".

    Penso que primeiro, antes de exigir.. dever saber o que lhe vão propor e em que condições. Depois ponha cá no forum que eu e outros terão todo o prazer em aconselhar.

    PS: Quanto a quem faz ou deixa de fazer, desde que legitimamente... já hà alguns anos que estou em paz com isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  7.  # 8

    O que toda a gente pretende dizer é que não deveria ter entregue o projecto assim sem mais nem menos, independentemente de ser a um engenheiro ou a um arquitecto. Deveria perceber primeiro qual o valor que lhe vão cobrar pelo trabalho. O projecto de execução deve incluir, pelo menos, a parte escrita (mapa de quantidades parciais e totais e orçamento) e a parte de desenhos (com os respectivos desenhos de toda a obra incluindo pormenores construtivos) Quanto mais pormenorizados forem os desenhos melhor será a sua percepção daquilo que pretende construir e menor hipótese haverá de em obra se lembrar de modificar o projecto, o que acarreta tempo e especialmente custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  8.  # 9

    agora uma casa começa pela engenharia...?!
    Devia ter começado por contratar um arquitecto e não engenheiro e escolher bem.
  9.  # 10

    Sargomes
    Não enterprete mal a minha pergunta. Apenas a fiz para esclareçer se tinha alguma coisa contra os arquitectos.
    PS. Não sou arquitecto mas tb já há mto tempo que não alimento a guerra engenheiros/arquitectos

    Apesar de ter dito não alimentar a guerra engenheiros/arquitectos só queria relembrar o Fernando que sim pode começar desde que começe ao mesmo tempo tb pela arquitectura. Mas a um benfiquista esse desabafo eu desculpo :)))
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 11

    Boas,

    Mas será que ninguém aguenta uma pontita de humor, sarcasmo o que fôr, aqui no Fórum?

    Mas será que temos que dar todos respostas sérias e instituicionais?

    É que também para respostas sérias podemos exigir perguntas sérias.

    Repare:

    Ao perguntar quais "os deveres" de um Engenheiro Civil, apetece-me logo responder (e sem sarcasmo) que é o de fazer bem os cálculos de estabilidade para a sua habitação não cair!

    Depois em minha opinião (e sem sarcasmo, novamente) acho que começou pelo fim: Disse que já entregou o projecto e disse que agora é que vais discutir o contrato; Que resposta está á espera de ouvir? - Que fez bem? Não, fez mal, muito mal! - Os preços e condições combinam-se no inicio, SEMPRE!

    Ainda refere que o Engenheiro é de confiança (e finalmente sem sarcasmo), Ora se é de confiança, não precisa de se preocupar, nem com valores nem com conteúdos de contratos, etc., Não é assim? Ou a confiança é relativa? è que para mim a confiança é um sentimento que se tem ou não, não há meio termo (mas isto sou eu a pensar)

    NOTA: Se o "sarcasmo" era referente á minha intervenção (eu nem queria intervir:)) era só para lhe dizer que já vi por aqui este "filme" muitas vezes, e se o(a) SARGOMES quiser ver alguns traillers, basta fazer uma busca aqui Fórum sobre este assunto e "perder" um pouco do seu tempo e acho que encontra respostas para todas as suas dúvidas.

    Frase já lida aqui várias vezes: Melhor do que pescarem por nós é ensinarem-nos a pescar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marialice
  10.  # 12

    obrigada a quem esta a tentar ajudar. vou explicar um pouco melhor a situação. o eng é um fulano em quem confio e q ja conheço o trabalho dele. nao m interessa s primeiro é o arquitecto ou nao! falamos com ele para fazer projecto de arquitectura com tudo o que temos direito:-) ele saberá s o primeiro a entrar em acção e o arquitecto ou nao. eu com este tópico so pretendo saber o que sera necessario tratar para o meu projecto de arquitectura ser coerente e de futuro me facilitar o trato c o o construtor. eu nao quero exigir nada ao eng/arquitecto, apenas quero saber s além do que ele me vai incluir no contrato, poderá haver alguma coisa mais que ele também possa fazer. tudo isto pq ja li aqui no forum q muitos arquitectos nao elaboran o mapa de quantidades...
  11.  # 13

    Não não começa, uma casa começa pela arquitectura, e quando há necessidade de levantamento, começa pelo levantamento topográfico, se não então eu faço engenharia também sem saber, já agora o arquitecto é o coordenador entre especialidades ou melhor deve ser.
    já agora...olhe engenheiro posso colocar aqui um pilar? Olhe posso colocar aqui uma lage?
    ao mesmo tempo só se forem pontes e mesmo assim...
    Isso é que é um desabafo errado
  12.  # 14

    Boas

    já agora o arquitecto é o coordenador entre especialidades ou melhor deve ser

    Não é bem assim:

    ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
    Lei n.º 31/2009
    de 3 de Julho

    Coordenação de projecto
    1 — Para a elaboração de projecto sujeito ao regime de licença administrativa ou de comunicação prévia ou para efeitos de procedimento contratual público deve sempre existir coordenador de projecto, o qual integra a equipa de projecto podendo, quando qualificado para o efeito, cumular com aquela função a elaboração total ou parcial de um dos projectos.
    2 — A coordenação do projecto incumbe a arquitecto, arquitecto paisagista, engenheiro ou engenheiro técnico, que seja qualificado para a elaboração de qualquer projecto no tipo de obra em causa, considerando o disposto na presente lei e demais legislação aplicável.
    3 — .......
    4 — A coordenação de projecto incumbe a engenheiro ou a engenheiro técnico nos projectos das seguintes obras:
    a) Estradas, pontes, túneis, pistas de aeroportos e de aeródromos e vias -férreas;
    b) Redes de transporte de águas, de esgotos, de distrbuição de energia, de telecomunicações e outras;
    c) Obras de engenharia hidráulica, estações de tratamento de água ou de águas residuais;
    d) Obras portuárias e de engenharia costeira e fluvial;
    e) Estações de tratamento de resíduos sólidos;
    f) Centrais de produção de energia e de tratamento, refinação ou armazenamento de combustíveis ou materiais químicos, não de retalho;
    g) Demolição e preparação dos locais da construção, perfurações e sondagens;
    h) Instalações eléctricas, de canalização, de climatização e outras instalações.


    cumps
    José Cardoso
  13.  # 15

    sargomes

    sem sarcasmos, repare que diz que já entregou a eng. e até nem consultou outros eng. ou seja nem pos a hipotese de que o projecto de uma casa "pode" ser feito por um arquitecto, cheira a coisa do passado.

    Em todo o caso independentemente de ser eng. o que era mais normal seria, uma vez que já adjudicou, era ter algumas duvidas sobre a prestação de serviços que lhe foi proposta e ai concerteza por aqui lhe podem dar uma opinião. Portanto deve 1º saber e por escrito de preferencia qual o teor dos serviços que lhe foram propostos, quais os custos e de uma forma geral, ser elucidado sobre o processo na sua globalidade.
  14.  # 16

    Com a Lei 31/2009, o contrato é feito com uma equipa projectista. Se quem manda na equipa é o arq., o eng.º ou a estagiária, é lá com eles, desde que o trabalho fique bem feito. Pode haver equipas lideradas por engº, que têm acordos ou contratos com arquitectos, ou vice-versa.
    Se a moradia vai ser licenciada, o projecto de execução é obrigatório. Para ver o que deve vir num projecto de execução, dê uma vista de olhos à portaria 701-H/2008.
  15.  # 17

    obrigada pelo tempo dispensado. certament quando tiver o contrato detalhado da prestacao de serviços do fulano que s ocupa do projecto da minha moradia, colocarei aqui no forum para saber s poderia acrescentar alguma coisa que me facilitaria de futuro. entretanto vou continuar a tentar pescar mais alguma coisa nos tópicos alheios:-) cumprimentos, Sofia
  16.  # 18

    A sofia continua a utilizar a expressão "fulano"... Usei o termo, mas não era para ser depreciativo...
    LOLOLOL...

    AugstHill... concordo.. mas é obrigatório Projecto de Execução (PE), apenas no papel e para algumas câmaras... depois teremos sempre Pe's e PE'S.
  17.  # 19

    Cuidado com a Lei 31/2009 de 31 de Julho... Foi publicada em 1 de Novembro e está em vigor... Finalmente a brincadeira acabou!!!!
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 20

    Colocado por: Pedro BarradasA sofia continua a utilizar a expressão "fulano"... Usei o termo, mas não era para ser depreciativo...
    LOLOLOL...


    Eu tambem falei numa frase que já li aqui sobre "pesca" e a Sofia tambem disse que ía pescar para outro lado, :))

    Afinal a Sofia tambem tem sentido de humor e é sarcástica, :) (ou será que não é e foram tudo coincidências?)

    De qualquer forma eu por mim vou aguardar o regresso dela com perguntas mais concretas!
 
0.0196 seg. NEW