Iniciar sessão ou registar-se
    • Kimi
    • 19 janeiro 2021

     # 1

    Bom dia,

    Estou com dúvidas quanto ao melhor sistema de aquecimento para uma casa de montanha com fachada em pedra.

    A casa tem apenas uma pequena lareira, que aquece apenas a divisão onde está instalada (cozinha). Não tem qualquer sistema de recuperação. É uma simples lareira.

    Temos muita lenha sempre disponível. Gostava de a aproveitar, mas para aquecer a casa toda.
    Existe algum sistema centralizado e que distribua o calor pela casa toda?

    Outra questão: a fachada da casa é em pedra, mas as paredes interiores são de outro tipo, o que se utilizava naquela altura (80 anos!). Posso abrir roços para a passagem de tubos? Não queria passar por fora... Acham viável?

    Muito obrigado desde já por toda a informação que possam partilhar e ajudar.
    •  
      aacc
    • 19 janeiro 2021

     # 2

    Caldeira de chama invertida + radiadores + isolamento térmico nos tubos
    e fica com um belo sistema de produção de energia térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kimi
  1.  # 3

    Coletor na lareira e radiadores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kimi
    • eu
    • 19 janeiro 2021

     # 4

    Para fazer bem as coisas, era aplicar por dentro gesso cartonado com isolamento . Assim, já não tinha que abrir roços, ficava com a casa isolada e com muito melhor aspeto.

    E não fica assim tão caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kimi
    • Kimi
    • 19 janeiro 2021

     # 5

    Obrigado desde já pelas vossas respostas.
    Em relação aos roços pelas paredes acho que já encontrei outra solução que é passar as tubagens por baixo da casa (tem uma cave) e depois subir as tubagens em cada ponto dos radiadores.

    Mas continuo com dúvidas em relação ao sistema de aquecimento.
    Eu gostava de aproveitar a lenha, pois temos à disposição gratuitamente (só o trabalho de a cortar!!!).
    Pode ser o sistema menos eficiente, mas acho que neste momento seria o preferido para aproveitar aquele combustível.

    Que componentes preciso?
    O que é necessário para dimensionar o sistema de aquecimento e os radiadores?
    Algum esquema básico com todos os componentes?

    Não quero meter "mãos à obra" para uma coisa tão complexa quanto esta, mas quero compreender tudo antes de contratar alguém.
    Obrigado mais uma vez.
  2.  # 6

    Acho que um simples recuperador de calor a lenha serve para o efeito
    Concordam com este comentário: SrR, Kimi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kimi
    •  
      aacc
    • 19 janeiro 2021

     # 7

    A caldeira de chama invertida funciona a lenha.

    É de alta eficiência.

    Colocado por: KimiEu gostava de aproveitar a lenha
    Concordam com este comentário: Kimi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kimi
 
0.0126 seg. NEW