Iniciar sessão ou registar-se
    • ajsa
    • 19 janeiro 2021

     # 1

    Boa tarde,

    Aqui em casa temos, para aquecimento de AQS, um termoacumulador de 300 litros com dupla serpentina, uma para utilizar com os dois painéis solares térmicos e a outra para fazer de apoio através de uma máquina a gasóleo que apenas utilizamos para AQS e recuperador de calor hidráulico.
    Iremos agora fazer umas pequenas obras, e teremos que desativar a máquina do gasóleo. Prevemos também instalar a curto prazo um KIT de painéis fotovoltaicos (talvez 6 painéis).

    Feita esta introdução, gostaria de saber como posso fazer apoio para AQS quando não estou a utilizar o recuperador de calor (abril a novembro).
    1-Utilizar resistência elétrica - já experimentei, mas não gost€i do r€sultado €€€;
    ou
    2-Trocar o termoacumulador por uma bomba de calor monobloco, mas não consigo perceber como poderei juntar os painéis térmicos e recuperador de calor.
    ou
    3-?

    Alguém pode dar uma ideia?

    Obrigado.
    A. Alves
    • ajsa
    • 21 janeiro 2021

     # 2

    Boa tarde,

    Alguém pode dar uma ideia para uma solução equilibrada?

    Já agora, após um pouco de pesquisa, encontrei bombas de calor com 2 serpentinas mas todas de marcas que nunca ouvi falar.
    Quais as melhores/mais fiáveis Bombas de Calor com 2 serpentinas que podemos encontrar no mercado?
    • ajsa
    • 25 janeiro 2021

     # 3

    Ninguém?
  1.  # 4

    Daikin

    Viessmmann
  2.  # 5

    Boa tarde ajsa. Sim posso ajudar. A melhor solução é a bomba de calor, pela a eficiência que tem não vejo a necessidade de ligar 3 fontes de calor, de qualquer forma, tem a opção de bomba de calor com 2 serpentinas. a Wertec w10 é uma excelente bomba com uma construção em inox duplex 2205 com uma eficiência ótima.
    • ajsa
    • 29 janeiro 2021

     # 6

    Colocado por: Mário_silvaBoa tarde ajsa. Sim posso ajudar. A melhor solução é a bomba de calor, pela a eficiência que tem não vejo a necessidade de ligar 3 fontes de calor, de qualquer forma, tem a opção de bomba de calor com 2 serpentinas. a Wertec w10 é uma excelente bomba com uma construção em inox duplex 2205 com uma eficiência ótima.


    A ideia das três fontes de calor é apenas porque elas já existem, caso contrário a questão nem se colocaria.

    Obrigado Mário pela indicação.
 
0.0124 seg. NEW